OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































7 de dezembro de 2012

À PADRE PAULO CORREIA DE SÁ - UMA ELEGIA


ELEGIA PARA PADRE PAULO
( feita logo após seu passamento )

Oh! Com que consternação,
não está mais entre nós padre Paulo...
Tão prezado era, que verdadeiro séqüito seguiu
seu corpo inerte pelas ruas de sua Padre Miguel...
Levando-o ao sepulcro onde sepultado jazerá,
e descansará eternamente de tamanhas labutas cristãs!
Louvores em suas exéquias vem a aclamar,
e que ficará como uma data a não ser mais esquecida...
Ele sobreviverá na memória de cada um que com ele pode conviver.
Ele sobreviverá na memória da comunidade, como que a se  reviver
-                     em especial no bairro onde sua devoção glorificou -
num reconhecimento claro e cristalino de sua grã importância!

Ah! Como sei que agora posso/pode-se,
fazer preitos ou elegias mil,
que nada poderia fazer transmitir,
todo bom sentimento que ele fazia refletir,
toda sua dimensão humanitária,
deste que foi pároco-guia espiritual
e acima de tudo muito amigo!
Deste que foi algo samaritano,
acima de tudo muito humano!
De tal forma conseguiu impressionar,
que ainda muito dele parece impregnar,
que até se fala assim: - Onde fica a igreja do Padre Paulo?

Agora algo dói a mais por ele: de não ver sua estimada igreja,
Paróquia sagrado coração de Jesus que sempre esteve a frente
um dia concluída quando isso mais cogitou.
Este atraso – diga-se de passagem –
era fruto demais de sua intensa caridade,
que ele sempre “insistia” vir a ter,
pelos necessitados e desvalidos que o procuravam.

  
Algo dói demais por mim/nós:
pela sua benevolência,
em palavras e atos,
reconfortando muitos aflitos e atormentados,
pela figura humanitária e espirituosa,
de não só padre, mas companheiro de batina,
atencioso e acessível,
naquele “jeitão” jubiloso,
sábio, simples, simpático, carismático,
de uma expansividade inata,
longe de uma postura sisuda
que poderia vir a ter...

Algo maior ficará marcante:
quem não se lembrará enquanto vivo,
de sua terna e incisiva voz rouca?
Que nem por isso o prejudicava, pelo contrário,
havia uma incrível destreza de eloqüência,
que, se preciso, dispensava microfones!
Era uma voz que sabia transmitir convicção
de muita fé, esperança, em cada missa uma emoção.
Quando Deus tinha nele
-           não por ter sido santo a ser canonizado –
um intermediário e instrumento de pregação e oração,
pelos mais nobres princípios da vida e doutrina da bíblia sagrada!


( DESCANSA EM PAZ CELESTIAL 
MEU RELIGIOSO AMIGO DE BATINA )

ABAIXO A IGREJA ( INTERNAMENTE )
HOJE QUASE TODA CONCLUÍDA
- PARÓQUIA 
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
- EM PADRE MIGUEL, ZONA OESTE DO RJ



23 comentários:

  1. Maravilhosa homenagem feita ao Padre Paulo Corrêa de Sá, meu tio Paulo.
    Da vida só levamos os momentos felizes, que temos juntos dos amigos verdadeiros. É muito bom relembrar o quanto ele era querido.
    Obrigada, amigo do meu tio.
    Luizete Corrêa de Sá Carneiro(junho de 2013)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sogro foi seminarista junto ao padre Paulo, ele me pediu para procurar o ano de ordenação do padre Paulo.
      Você pode me ajudar?

      Excluir
  2. Obrigada pelo carinho à Meu "Tio Padre", era como o chamava! Mesmo criança quando ele desencarnou me lembro bem do carinho que tinha pelo sacerdócio. Sendo meu tio avô, fez o papel de pai na minha vida! Tenho certeza que toda a homenagem fica mais caracterizado no que aprendemos com Ele .
    Ana Paula Teixeira Corrêa de Sá. (Fevereiro 2017)

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem ao Primo Padre Paulo Corrêa de Sá e Benevides,
    lembro do carinho e amor que ele tinha pelos fiéis e ao sacerdócio !!!

    ResponderExcluir
  4. Uma vez estávamos jogando bola na rua. (No conjunto da Caixa d'água. IAPI de Padre Miguel ou Moça Bonita). Alguém disse: lá vem padre Paulo. Fizemos fila e pedimos bença. Atendeu a todos com humildade, humildade que era sua vida. Ele sempre fazia aquele trajeto, da igreja a estrada da Aguá Branca. Eu devia ter uns 10 anos de idade. Anos depois padre Paulo batizou 2 afilhadas minha. A igreja era de madeira ainda. Hoje tenho 70 anos e não esqueço aquela pessoa de batina preta conversando com as pessoas nas rua de Moça Bonita. Deixou saudades. Desculpe os erros de Português

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Qual a causa da morte do padre
      Paulo Coreia de Sá?

      Excluir
    2. Gostaria de lê a biografia, do Padre Paulo. Tenho muita curiosidade de saber sobre sua vida sacerdotal e quando partiu para os braços de Deus.

      Excluir
  6. Ele realizou todos os casamentos e batizados da minha família. Tenho certeza que ele descansa em paz, na morada dos eleitos. Santo padre, olhai por nós.

    ResponderExcluir
  7. Padre Paulo, que saudades!! Trabalhei na casa da mãe dele onde morava uma irmã viúva que tinha 2 filhas pequenas e maravilhosas levava as duas sempre para o colégio que ficava junto a paróquia Nossa Senhora da Conceição em Realengo, não recordo os nomes, sua mãe era muito bondosa, e padre Paulo fez meu batismo, primeira comunhão e meu casamento, pessoa muito bondosa com seus fiéis, Deus com certeza o acolheu com todo seu amor.

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Valdemar e lembro quando ele me chamava de "Vadoca". Apelido carinhoso que ele mesmo me deu. Eu tinha uns 7 anos, tenho muitas lembranças com ele. Minha mãe foi filha de Maria e meu pai congregados Mariano na paróquia dele. Só saudades. Deus o tenha em bom lugar.

    ResponderExcluir
  9. Em que ano faleceu o nosso querido Padre Paulo Corrêa de Sá ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele faleceu na manhã do dia 03 de Janeiro de 1987, era um sábado. Passou mal dentro da igreja e subiu as escadas de sua casa que ficava nos fundos, lá desmaiou. Foi levado ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, antigo Oliverio Kraemer em Realengo pelos amigos e fiéis que estavam na igreja, mas infelizmente já chegou sem vida.

      Excluir
  10. Fui batizado pelo saudoso Pe Paulo em 1969, havia tbm o auxiliar, Frei Anastácio, que continuou sua obra após seu falecimento, por vezes era tbm confundido com o Pe Paulo, realmente até hj costumam chamar a Paróquia de Igreja do Padre Paulo.
    Sandro de Andrade

    ResponderExcluir
  11. Saudades dele e dos sobrinhos, Joaquim Correia de Sa (quim quim)e dos encontros de domingos, quando nos reuniamos na Igreja. Era os tres, Eu Alberto, meu irmão Antonio e o Joaquim (quim quim)

    ResponderExcluir
  12. Uma homem inesquecível que sempre soube coordenar a paz na comunidade,sempre convidado pelas autoridades da região para ajudar a resolver as dificuldades e relacionamentos com a comunidade.
    Até hoje me lembro quantas vezes o levei para participar de reuniões na subprefeitura e no batalhão de polícia daquela região.
    Com certeza ele é um mensageiro da paz.

    ResponderExcluir
  13. Liliane Corrêa de Sá16 de fevereiro de 2022 às 09:50

    Quando meu tio faleceu, eu tinha 17 anos. Me lembro como se fosse hoje daquele dia tão triste. Liguei para dar bom dia e minha tia Edite atendeu o telefone aos prantos, dizendo que ele tinha sido levado para o hospital. Quando cheguei ao hospital soube da notícia e não consegui acreditar, pedi para ve-lô. E ali estava meu tio tão querido! Ele parecia estar dormindo. Deixou lembranças maravilhosas, juntou famílias, deu exemplos de humildade e amor ao próximo. Deixou um belo legado. Saudades eternas de Ti ��

    ResponderExcluir
  14. O tempo passa muito rápido...parece que foi ontem, que o padre da nossa paróquia comentou no final da missa sobre o passamento do Padre Paulo. Que susto para nós, eu e minha família nos dirigimos imediatamente para Padre Miguel e lá estava o caixão fechado próximo ao altar, sem ser possível ver mais uma vez o estimado padre que casou meus pais e me batizou e aos meus irmãos . Comovente é o carinho da comunidade que cultiva a sua memória, até mesmo para as novas gerações.

    ResponderExcluir