OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































18 de outubro de 2012

MÉDICOS EM FAMÍLIA E DE FAMÍLIA - E OS MÉDICOS EM GERAL NO SEU DIA



MÉDICOS EM FAMÍLIA E DE FAMÍLIA - E OS MÉDICOS EM GERAL NO SEU DIA

Desde que Donário pai, meu avô decidiu ser médico após lutas entre indas e vindas de sua vida com dificuldades estruturais, vindo do interior da Bahia, com muito esforço e abnegação se formou em medicina, depois os  filhos, meu pai, Donário Filho, seus irmãos Ary Ferreira e Clenito se formaram também, que minha infância foi uma família povoada por médicos, tendo ainda mama que se formou junto de meu pai na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro nos anos 50 e seu irmão, meu tio, Coronel Médico de Aeronáutica Dr. Francisco Carvalho Mattos.

Muitos se intrigam porque não ingressei em tão nobre carreira. Apesar das influências, achei ser um mister de missão que não me achava sempre concentrado, já que lida com vidas humanas, e qualquer erro médico pode ser fatal, muita responsabilidade. Coisa que meus pais dignamente honraram sem enriqueceram – ou porque  viveram  algo agora de outrora: os médicos de família –  mais humanos íntimos com os pacientes e sem cobrar tantas vezes na bondade aos humildes. Honraram o jaleco branco médico!

Antes médico era assim: quase um amigo de quem tratava. A forma mais profissional e muitas vezes financeira, fez os médicos serem mais objetivos, frios e muitas vezes até com pouca ética que o juramento de Hipócrates nem sempre é colocado a frente de status e ganhos. A parte que muitos médicos perderam o glamour de outrora, quando acabam na vereda complicada do Setor público, mal aparelhado, de escassez de recursos e que paga muito mal.

Chega a espantar que muitos sejam ainda abnegados. Mas é triste quando negligenciam: se assim fazem, não entendem que a população carente que sofre ainda mais. Mas quando eles são daqueles ainda com brio e dignidade, médico é uma profissão que não é para todos, não só pela complexidade técnica e de saber médico, mas por conta dos sacrifícios próprios e de família que se contrapõem, ainda que nem sempre com  retorno profissional.

Que precisa sempre de atualização, boas condições de trabalho, estudos com afinco profundos, os congressos, os livros e cursos de formação e atualização medicina são caros e complicados e só com bom preparo eles se destacam e podem prestar bons serviços. Mas médicos mesmo com precariedade, se superam, outros com melhores condições, criam aparatos médicos,  que tanto ajudam, independente que sejam por idealismo ou comercial: doutoral  bem servir em pauta.

E médico mesmo não sendo mais aquele de meus pais e parentes, ainda é uma profissão que se mistura a uma missão: melhorar a saúde e até salvar vidas. Uma coisa que não aceito é dizer que só Graças a Deus alguém se salvou de um tratamento clínico e/ou cirurgia  - somente milagre aqui não cabe: não esqueçam do médico, esse ser que vem com um dom, que se não sempre cura e salva, vai na busca dela. Amenizando dores, combatendo doenças, semeando medicinais salvações...

Quando são verdadeiros inatos aptos médicos que fazem da medicina por vocação e um quase sacerdócio!

UMA CARTA EM VÍDEO
PARA UM FELIZ DIA DOS MÉDICOS ...


E O "JURAMENTO DE HIPÓCRATES"



FOTOS DE  MÉDICOS EM FAMÍLIA


DR. DONÁRIO FILHO ( PAPI )
- COM BECA DE FORMATURA
( DEPOIS SE ESPECIALIZOU
COMO CLÍNICO GERAL )


DRA. LUCIA (  MAMI  )
- COM BECA DE FORMATURA
( DEPOIS ATUOU COMO
GINECOLOGISTA E PEDIATRA


 EU E MANA MENINOS
ENTRE VÔ DONÁRIO E MAMI
EM TRAJES DE JALECO DE MÉDICO

 MAMA NO HOSPITAL ALBERT SCHWEITZER
( ATUANTE COMO PEDIATRA LÁ, GINECOLOGISTA
PARTICULAR EM CONSULTÓRIO )

PAPI À ESQUERDA EM PÉ,
MAMA SENTADA E VÔ Á DIREITA
COM JALECOS
( JUNTAMENTE COM TIAS )

O ENTÃO JOVEM
CORONEL MÉDICO DA AERONÁUTICA
DR.FRANCISCO CARVALHO MATTOS
( TIO MATERNO )

Um comentário:

  1. Linda homenagem!!! Não acredito que haja médicos como foram os falecidos e os ainda vivos. Esses profissionais de nossa família merecem todo o nosso respeito. Parabéns pela sua mensagem no blog e saiba que penso igual.

    ResponderExcluir