OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































8 de janeiro de 2011

GENTE MARCANTE



                                     

GENTE MARCANTE 

" QUEM CONQUISTA NOSSO MUNDO INTERIOR - SE CUIDAR - JAMAIS SE PERDE DELE"


Tem gente que em nossa vida é marcante.
Deixa marcas indeléveis, inesquecíveis.
Nas lembranças e pensamentos se fixam,
ainda quando distante no tempo ou espaço ficam.
Outras presentes, de tão inerentes a nós,
é inabalável gostar, adorar ou amar sem par.

Mas eis que gente marcante pode ser em certo instante,
quando teve seu tempo e momento, marco edificante.
Alguns, feito estrela cadente, fulgurante, mas efêmera, fugaz.
Outros figuravam premente, solidificado, insubstituível.
Inquebrantável em cada quadrante, até que foi rompido...

Gente marcante pode ser até alguém itinerante,
quando em viagem, evento ou momento, sua companhia,
fez nos tocar solidariedade, sabedoria, sensibilidade.
Ou gente por seu brilhantismo ou conhecimento, paradigma,
nos ensinando, se fazendo importante na feitura ou conjuntura.

Gente marcante que a temos estimada permanente,
ficam conosco pra sempre. Seguem ao além,
atém em nossas vidas, partilham e compartilham,
de seu abraço afetuoso, braço amigo, regaço absoluto.
Nos tem com seu carinho infindo, inesgotável companheirismo e
as que têm um amor sem fim e paralelo, sem barreiras e fronteiras.

Gente VIP para nós não é ser TOP,
é ser para nós marcantes e mais...
 
Reafirmada, em letras garrafais:
Gente que merece ser chamada...
GENTE!!!

Muita gente entra na vida da gente, muitas mesmo. Mas marcantes nem todas. Algumas deixarei de colocar na galeria de fotos a seguir. Muitas pq me magoaram profundamente, se perderam como pessoa a serem lembradas, referenciadas aqui. Muitas porque  se perderam do cotidiano meu, gente finíssima com os irmãos Celso ( logo ele de tantos gostos e gestos  parecidos, quase um irmão de alma gêmea ) e Wilsinho Dantas, Célia - o primeiro amor amigo de infância nunca se esquece! - Welcinho/Welcimar - de tantas brincadeiras de rua - Marcus Vinicius, colegamigo da Escola Técnica de eletrônica Itu em Bento Ribeiro, o casal Jussara e Justino - que pensava que seriam o eterno par JU-JU!!! - etc, etc, etc. Os que estão aqui são os que tenho foto junto tirando minha miga Rosane Lima, apesar de termos um dia estados juntos - tá faltando viu miguinha? e primos Marcio & Mauricio. Assim sendo, ai vai a galeria minha de gente marcante permanente, mas há outros, muitos outros, só não tenho foto aqui, nem por isso são menos marcantes evidentemente... E fica em aberto novas pessoas que por ventura vierem a aparecer, conhecer e com certeza na galeria de gente marcante estar presente!

1) Claro, mama mia - maezoca  Lucia, paizoco Donário e Tio Francisco, como esquecê-los aqui? São sangue do meu sangue, minha formação, meu tudo. São permanentes sim! Pq ficaram comigo em mim, estão comigo onde for, onde estiver. Para mim estão vivos, vivíssimos!!!
 
2) Manas Denise e Adriana, assim como sobrinha-afilhada Renata e a tiracolo Paollinha pequinininha em seu primeiro níver...

Devo acrescentar que Denise é a sempre atuante, irmã-irmã de todas batalhas, lutas. Sempre do lado como companheira de vida. 

E Adri, as das melhores recordações mais antigas, quando passeavamos por ai, nos viamos mais antes dela morar em SP até hoje e como não esquecer a  venturosa aventura - EM MEIO A CHUVA, LAMA E MUITO SOM - ELA COM MEROS 12 ANOS - do ROCK'NRIO nº 1???? Que frison né maninha??? rsrs.




3) Minha doce linda prima linda Fernanda Mattos ( Nandinha ) - filha de meu tio Francisco.  A minha colaboradora nº 1 para formação desse Blog, porque ajudou na criação dele, já que nem tinha idéia como fazê-lo. E com seu jeito meigo, terno, companheiro e atencioso, lá estava ela a me auxiliar. 

Então fica aqui meu registro que ela se não é musa - apesar que gata que é bem que inspiraria ser chamada assim - ela foi mentora de concretização. BRIGADIM PRIMINHA! - eu que sou o "Paiprimo e paidrinho" de seu casamento como se pode ver em fotinho aqui também. Momento emocionante e marcante para todos nós!!!

Obs: Ah! Sim! Em tempo: ela tem BLOG - de nutrição e saúde - acessem 
www. fernandamattosnutri.blogspot.com

 



4) Luciene, ex-esposa de meu falecido primo que Deus o tenha Carlos Henrique por parte de mãe e seus filhinhos sobrinhos-primos Isabella & - Bruno - adoro todos vcs!!!





4) Familia de papudo/papai Donário é numerosa, gosto de todos, mas não há como negar que Tia Nina e meus primos gêmeos Márcio ( Flamenguista feito eu ) e Mauricio ( tricolor Fluminense ) foram os mais próximos. Tia sempre sempre, às vzs parece mesmo é uma amiga de longa data e é né tia? Data vênia Senhor advogado Tio Augusto? - que aqui só citarei.  Meus primos foram mais que primos na juventude - jogamos futebol de botão, xadrez, brincamos em piscina na casa deles, etc, etc, etc. A vida nos deixou meio distanciados eu sei, mas eles ficarão guardados como primos-amigos marcantes valeu "maninhos"??? rsrs.





4) Casal 10 ( bilhões de valores mil ) Aécio & Lourdes. No momento mais crítico de minha vida, eles foram meu suporte amigo. Essa amizade veio a reboque de um relacionamento mal-sucedido-resolvido de tempos bem atrás e eles vejam só, permaneceram como amizade eterna e não será só a até quanto dure: pois eis que perdura há 23 anos!!! Lourdes me levou na Igreja Metodista num momento de completo vazio existencial, me instalou no seio de sua familia, sempre me lembra de ir nos lugares, de me falar, de me saber. Ela guerreira com seus tres filhos Mariana, Mayara e Abner.

Através dela e da ex-noiva que vi como tem mineiro uai! nesse Rio sô! Eita trem bão!!! rsrs. Valeu meus amigos, por toda força e atenção dispensada por todos esses anos, nos contamos FOREVER!!! E junto deles, por tabela,  vieram  "Dona" Guida ( Margarida ), irmã de Lourdinha, e seu marido Paulo, que cuidaram de Eduardo meu filhoco na faixa dos 2 anos a até hoje permanece na sua amizade de fé companheira, assim como Rodrigo filho deles e  suas lindocas filhas Rachel e Elaine, as quais reputo são umas graças!!! Valeu a todos vcs viu??? 

A Rachel - a agachada na segunda foto abaixo, - cabe um aparte à parte: na época, 1996, uma menininha pré-adolescente de seus 11 anos na época, que se encantou de também cuidar de Edu, o fez seu xodó, até hoje o chama de seu "bebê cheiroso", seu eterno Dudu, ainda que hoje seja um já rapagão galalau. Porque ela é muito assim, super afetuosa, ainda que saiba ser despachada impetuosa. Jamais esquecerei no níver de 1 ano de Edu ela dançando uma balada romântica. Ela é assim, faz de um bebê seu nenê, como faz de seus sobrinhos, o qual brinco ser "tianal" - hã? Cumo? - ou seja, tia com muito de maternal, que com certeza será com um seu, quando tiver com um consorte com sorte. Uma linda pessoa linda, ainda por cima prestativa, valeu querida pessoa, gente marcante.




 





Olha o jeitinho abaixo da Quequel com seu novo sobrinho - 
tiro e queda como era com Edu, o "seu bebê" cheiroso Dudu... rsrs



6)  Um fenômeno na praça: vc pode até se separar de alguém, mas a familia de quem casou ou namorou não!!! Como é o caso do meu ex-mas-eterno cunhadão Paulo Arthur. Meu amigo dileto, meu técnico de eletrônica predileto. Vcs e seus filhos Gabriel Lennon e Michel estarão sempre presentes na minha vida. a vida não divorciará de todos ai, inclusive de Luciene sua esposa, minha pq não ex-mas-eterna concunhada!!! UM abração a todos!!!



7) Filho meu, filho meu! Ninguém é mais eterno agora que tu!!! Separei de tua mãe, mas filhos são gemas de diamantes-gentes para sempre. Às vzs meio pentelho e eu com ele - rsrs - mas um garotão de ouro companheiro do "pãe" aqui. Estamos juntos dia a dia, pq nem venham achando que sou como os outros pais que abandonam filho só pq sou o homem. Meu filho é meu tesouro, ainda que às vzs saia uns a "trancos e barracos" - rsrs. Mas  a gente se ama e nada e ninguém vai nos tirar isso filhoco!!! Mas pq tinha que ser Cruzeiro e não Mengão hem??? rsrs.


8) Paulo Edmon é amizade de infância. É aquele amigo-amigo, companheiro de tantas saidas por ai, de estar presente quando mais precisei como quando  meu pai e minha mãe morreram, lá veio ele com seu jeito prestativo de ser. Obrigado amigo-irmão-de -fé camarada como diria a canção de Roberto Carlos. Sua amizade não tem preço, seu apreço é sem fim. Diferente no temperamento, mas sabe aquele amigo que é contraponto mas se faz porto sempre de chegada? Ele é assim, um jeitão muitas vzs solto, irreverente, alegre, bonachão,  mas sabe que sou afeito a sua forma eficaz de estar aberto a mim. Jamais o esquecerei e sempre estará em nossas vidas. Amém!





9) Tem gente que surge e uma forte identificação acontece. ESsa moça tem tantas afinidades, tantas, que já párei pra pensar mesmo na sua doutrina espirita, que já fomos irmãos em alguma etapa das voltas que esse mundo dá. Minha alma Gêmea de amizade fraterna, Lucia que como o nome diz é luz. Iluminou o meu caminho e te agradeço por seres assim tão maravilhosa comigo. Sua atenção dispensa comentários, amiga-amiga de todas horas que preciso e nem preciso. Um precioso bem-querer que há de ser eterno até vidas subsequentes se for o caso!!! Bjs nessa alma linda!!!


10) As minhas colegamigas de trabalho: a dileta Soninha, com seu jeitinho lépido, mas voz meio de canto de passarinho, muita prestativa, solicita e carinhosa no trato. E Regina Célia laurindo, a predileta, meu xodó na labuta, irmãzinha sim, não importa a cor, é gente como a gente e como é gente! Minha chapa ( e quente ), aderente, confidente, os melhores risos são pra ela, uma afinidade explicável: gente finíssima, nossa identidade foi de pronto. E aumentada com o passar dos anos. Nem imagino aquele ambiente sem ela quando ela se aposentar. Vou ter que engolir sua ausência que será a mais sentida - mas tomara que que seja feliz agora com um companheiro realmente bom e do bem. E a amizade vai se manter, porque no fundo ela não vai, ela fica conosco!!!



11) Gente feminina que veio nos novos tempos, e sem essa idéia que são amigas ou amores virtuais - ninguém foi criação computadorizada! Pq sei que se aproximaram para ficar, ficaram presentes em minha vida inerentes, de uma forma ou de outra. São todas muitíssimas queridas amigas...


Marli: Foi fascinação a primeira vista!
Depois encanto com sua voz doce calma,
seu carinho afetuoso algo de amoroso.
Muitas vieram e passaram e ela sobreviveu
a distância e distanciamento. Talvez a mais bela
pretendente que tive e terei, a sua beleza maior talvez
seja sua virtude recatada. Por ser alguém bem
familia, cristã, humana, amorosa, atenciosa... 



                                           Que dizer de dona Rosane Lima? Aqui
é pouco espaço. Um dia achei que
seriamos lobinho-lobinha, mas no
final irmão-sol, irmã-lua. Ou seja,
manteve em certa época  o elo no carinho infinito.
Sempre estivemos
juntos na empatia que veio desde o primeiro
momento como companheira de
desabafos e encantos a dois... 
Valeu por um bom tempo!!!


Luiza Margarete: um portento de pessoa especial.
A maioria das pessoas se movem por algum interesse
próprio, mesmo os saudáveis. Ela? pq é simpática afável
ao extremo, atenciosa até nos momentos que podia nos esquecer..
Sempre quer estar presente, sem a nos lembrar, 
adora companhia pra ver cosinhas culturais e eu vira-e mexe no meio, 
comer coisinhas gostosas, saídas proveitosas.
E um papo inteligente e animado. Gente só vendo! Convivendo.
Com ela sempre aprendo e uma coisa eu sei: igual a ela,
será que existe??? rsrs.
Aqui na foto no dia de seu niver em 2010.



 Uma alma bonita, generosa, bondosa, chamada Angela
Maria - que não é a cantora rsrs - 
que um dia
                    me encantou com seu jeito de ser, 
como uma pessoa de luz! Foi coisa de alma
em afinidade nós dois!
 

Graça sempre foi uma graça de pessoa,
com um jeito digamos firme mas frágil
ao mesmo tempo como pode isso? 
Ela é doce, mas é forte. 
Uma beleza de pessoa humana!
                                       
                                     Neusinha, a abaixo, me trouxe alegria  e reconforto num  momento mais doloroso possivel  - inicio do ano de 2010 perdi o que achava ser um grande amor em minha vida, no meio do ano o de mama mia,  amor materno que não tem comparação. Com seu jeitinho espiritualizado e calmo me trouxe um tanto de  paz que havia perdido.
Uma dose de sintonia, em harmonia, por certo tempo.


Aqui com ela quando a conhecei no Poeta Saia da Gaveta em Setembro / 2010. 


Aqui  abaixo com Solange e sua filha:
 Apoio em suas carências necessárias, 
ao que me fiz anjo humano,
o que me faz bem sendo uma pessoinha do bem,
como companhia bons companheiros de vida como
nesse dia vendo filme em Bangu no níver da filhota Alanis.
Acredito que veio pra ficar como um ser que se
agregou a minha vida para nunca mais sair...




Pra fechar uma canção de Caetano Veloso, em que
ele canta que GENTE É PRA BRILHAR" - E
é mesmo, todos aqui brilharam como estrelas em
minha vida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário