Mayara, minha querida,
no meio de sua familia
Antes de falar da menina da foto acima, vi na internet as seguintes definições:
Excepcional
Significado de Excepcional
adj. Que forma ou envolve exceção, que não é comum ou normal: negócio excepcional.
S.m.pl. Os que revelam pelo comportamento ou através de testes um quociente de inteligência ou reações psicossociais fora dos limites normais.
S.m.pl. Os que revelam pelo comportamento ou através de testes um quociente de inteligência ou reações psicossociais fora dos limites normais.
O que é uma criança excepcional?
Várias tentativas têm sido feitas no sentido de definir o termo criança excepcional e todas, devem ser ainda bastante elaboradas para que possam ser compreendidas.
Algumas pessoas utilizam esse termo para se referirem a uma criança particularmente inteligente ou a uma criança com talentos pouco comuns. No entanto, o termo tem sido geralmente aceite para designar tanto a criança deficiente quanto a talentosa. Para os presentes objectivos definimos como criança excepcional aquela que difere de criança típica ou normal por:
a características mentais
a capacidades sensoriais
a capacidades neuro-motoras ou físicas
a comportamento social
a capacidades de comunicação
a deficiências múltiplas.
Essas diferenças devem ser suficientemente notáveis a ponto de requerer a modificação das práticas escolares, ou de necessitar serviços de educação especiais, para possibilitar o desenvolvimento até à sua capacidade máxima.
Mas essa é uma definição bastante geral, que levanta uma série de questões.
O que é uma criança típica ou normal?
Que grau de desvio requer educação normal?
Qual é o papel do ambiente na definição?
O que é educação especial?
Se definirmos uma criança excepcional como aquela que se desvia da norma do seu grupo, temos então muitos tipos de excepcionalidades.
As crianças são consideradas educacionalmente excepcionais somente quando as suas necessidades exigem a alteração do programa, isto é, quando os desvios do seu desenvolvimento atingem um tipo e um grau que requerem providências pedagógicas desnecessárias para a maioria das crianças.
As crianças excepcionais são com frequência agrupadas para facilitar a comunicação entre os profissionais. É comum encontrar-se a seguinte classificação:
Desvios mentais
|
g intelectualmente superiores
g lentas quanto à capacidade de aprendizagem
|
Deficiências sensoriais
|
g deficiências auditivas
g deficiências visuais
|
Desordens de comunicação
|
g distúrbios de aprendizagem
g deficiências da fala e da linguagem
|
Desordens de comportamento
|
g distúrbio emocional
g desajustamento social
|
Deficiências múltiplas e graves
|
g paralisia cerebral e retardamento mental
g surdez e cegueira
g deficiências físicas
g intelectuais graves
|
Há pessoas que se perguntam porque chamar de excepcional, que significa como está mais acima discriminado, como quem está acima do normal, sensacional, fabuloso, para uma criança com dificuldaes fisicas e mentais. E se há retardo, dificuldade motora, etc, como então se considerar uma criança excepcional?
Acima houve descrição quem seria uma criança excepcional, mas já pensaram o que é o desafio de ser uma? Lembram da frase de Armstrong quando chegou na lua? "Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade ..." . Mas para o excepcional, comer, andar, conviver, aprender, são desafios assim, como vencer o descontrole gravitacional lunar. O que para nós parece simples, para eles é um desafio maior. E quantas vezes eles vencem, e mais ainda até os desenganos médicos de quem não se espere muito?
Foi assim com Maiara, testemunho escutado de minha amiga Lourdes. Mas ela perseverou, deu a Maiara um aprendizado dentro do possivel a ela e ela hoje deixou de ser criança e já é uma moça adolescente em que é já bastante independente. Pode não progredir como as pessoas ditas "normais", mas hoje ela faz coisas que vão além do que poderia ter que superar, do que seria antes visto como um limite absoluto intransponível para ela e não foi.
Parabéns Maiara e todas crianças e adolescentes ditos excepcionais. Vocês são sim excepcionais, mas no sentido positivo da palavra: Porque são vencedoras de seus distúrbios de nascença. Fica aqui meu carinho infinito por Maiara, minha homenagem e que se acabem os preconceitos a elas. E para os pais e familiares que tem um, que lutem pelo desenvolvimento deles/delas, porque no fundo e na verdade dos fatos são seres humanos como qualquer um do planeta!!!
Adorei esse dito "Hino do excepcional"
Nenhum comentário:
Postar um comentário