OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































31 de janeiro de 2011

MENINO ( E MÃE ) INDI(GENTE)


MENINO INDI(GENTE)


Castelo – Centro do Rio:
Uma mulher sentada no asfalto duro e quente,
no inverno com certeza frio como a alma indiferente.

Ao lado um infante, junto na indigência indecente.
Cadê a indulgência dos transeuntes e autoridades?
Vivendo ao relento, que alento pode ter,
essa tão frágil criatura de Deus?

Criança de futuro natimorto, desesperança.
Naquele desamparo total, iníqua herança.
Não há como ela abrigar-se das intempéries,
dos descalabros em série, do abandono miserável!

Maltrapilho, pedinte de esmolas, é indi(gente).
Pena, não temos cidadãos comuns,
altruístas, como arcar o seu prover e porvir.

Ele menino tão vilipendiado,
inviabilizado na inanição,
  na subnutrição.
De sua condição subumana.

A cena me toca, acena que nossos imbróglios,
caem na pequenez diante dessa infância infame,
de uma tristeza "Dickensiana", infanticídio inerme.
O que há de se fazer para não tudo ficar inerte?

         Como canta os Skanks, o que não 
      falta é pedido de esmola pelas ruas...

30 de janeiro de 2011

MAIARA - EXCEPCIONAL SÃO REALMENTE ELA E OUTROS


                      Mayara, minha querida,
                      no meio de sua familia

 Antes de falar da menina da foto acima, vi na internet as seguintes definições:
Excepcional
Significado de Excepcional
adj. Que forma ou envolve exceção, que não é comum ou normal: negócio excepcional.
S.m.pl. Os que revelam pelo comportamento ou através de testes um quociente de inteligência ou reações psicossociais fora dos limites normais.
  1. em que excepção; fora do usual; extraordinário; anormal.
O que é uma criança excepcional?

Várias tentativas têm sido feitas no sentido de definir o termo criança excepcional e todas, devem ser ainda bastante elaboradas para que possam ser compreendidas. 

Algumas pessoas utilizam esse termo para se referirem a uma criança particularmente inteligente ou a uma criança com talentos pouco comuns. No entanto, o termo tem sido geralmente aceite para designar tanto a criança deficiente quanto a talentosa. Para os presentes objectivos definimos como criança excepcional aquela que difere de criança típica ou normal por:

a características mentais
a capacidades sensoriais
a capacidades neuro-motoras ou físicas
a comportamento social
a capacidades de comunicação
a deficiências múltiplas.

 Essas diferenças devem ser suficientemente notáveis a ponto de requerer a modificação das práticas escolares, ou de necessitar serviços de educação especiais, para possibilitar o desenvolvimento até à sua capacidade máxima.

Mas essa é uma definição bastante geral, que levanta uma série de questões.

 O que é uma criança típica ou normal?
 Que grau de desvio requer educação normal?
 Qual é o papel do ambiente na definição?
 O que é educação especial?


Se definirmos uma criança excepcional como aquela que se desvia da norma do seu grupo, temos então muitos tipos de excepcionalidades.

As crianças são consideradas educacionalmente excepcionais somente quando as suas necessidades exigem a alteração do programa, isto é, quando os desvios do seu desenvolvimento atingem um tipo e um grau que requerem providências pedagógicas desnecessárias para a maioria das crianças.

As crianças excepcionais são com frequência agrupadas para facilitar a comunicação entre os profissionais. É comum encontrar-se a seguinte classificação:



Desvios mentais
g intelectualmente superiores
g lentas quanto à capacidade de aprendizagem
Deficiências sensoriais
g deficiências auditivas
g deficiências visuais
Desordens de comunicação
g distúrbios de aprendizagem
g deficiências da fala e da linguagem
Desordens de comportamento
g distúrbio emocional
g desajustamento social
Deficiências múltiplas e graves
g paralisia cerebral e retardamento mental
g surdez e cegueira
g deficiências físicas
g intelectuais graves
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm32/images/bar001.gif

Há pessoas que se perguntam porque chamar de excepcional, que significa como está mais acima discriminado, como quem está acima do normal, sensacional, fabuloso, para uma criança com dificuldaes fisicas e mentais. E se há retardo, dificuldade motora, etc, como então se considerar uma criança excepcional?

Acima houve descrição quem seria uma criança excepcional, mas já pensaram o que é o desafio de ser uma? Lembram da frase de Armstrong quando chegou na lua? "Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade ..." . Mas para o excepcional, comer, andar, conviver, aprender, são desafios assim, como vencer o descontrole gravitacional lunar. O que para nós parece simples, para eles é um desafio maior. E quantas vezes eles vencem, e mais ainda até os desenganos médicos de quem não se espere muito? 

Foi assim com Maiara, testemunho escutado de minha amiga Lourdes. Mas ela perseverou, deu a Maiara um aprendizado dentro do possivel a ela e ela hoje deixou de ser criança e já é uma moça adolescente em que é já bastante independente. Pode não progredir como as pessoas ditas "normais", mas hoje ela faz coisas que vão além do que poderia ter que superar, do que seria antes visto como um limite absoluto intransponível para ela e não foi. 

Parabéns Maiara e todas crianças e adolescentes ditos excepcionais. Vocês são sim excepcionais, mas no sentido positivo da palavra: Porque são vencedoras de seus distúrbios de nascença. Fica aqui meu carinho infinito por Maiara, minha homenagem e que se acabem os preconceitos a elas. E para os pais e familiares que tem um, que lutem pelo desenvolvimento deles/delas, porque no fundo e na verdade dos fatos são seres humanos como qualquer um do planeta!!!

                                      Adorei esse dito "Hino do excepcional"


29 de janeiro de 2011

CLARÃO DE LUZ PARA CONTINUAR A VIDA

"Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia."

William Shakespeare

Muito se questiona, racionalmente, não só a existência, mas a ingerência de Deus, anjos da guarda de luz ou de mentores espirituais. E se há interligação com os espíritos. Bobagem serem isso? Lembrem-se então da frase acima do poeta e dramaturgo bardo William Shakeaspeare.  Eis que testemunho aqui que numa tribulação minha,  que trouxe tolhimento e sofrimento, algo me cercou de LUZ de uma forma tal que após veio a redenção... E minha reconstrução.

A saber: em 1989 houve a possibilidade de ir para Toronto, por conta de desacertos profissionais e financeiros, com a queda da bolsa por razão não de especulação, mas manipulação da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro pelo nefando Mega especulador Naji Nahas. E aquela que no momento ficara noiva, foi-se embora, não só  por necessidade, mas por uma ambição mesquinha, sem se dar conta que abandonava nosso enlace, no momento que mais precisava. Só que eu tinha tido uma nítida visão inacreditável acordado: de um Canadá frio, muito frio, em clima e em pessoas. Eu vi a imagem e me decidi de não ir e estava certo, a ex-noiva foi e não se deu bem. Nisso tudo houve três desajustes: emocionais, por conta do afeto, do apego da pessoa dita amada. O profissional que se tornou mais que nunca uma  incógnita na incerteza ali presente e futura. E certas perdas financeiras que não cabe aqui permorizar.

Importa que o chão parecia que abria uma fenda. Um terremoto sísmico emocional, do orgulho, da dignidade. Num vale profundo de depressão, desespero e desconsolo cai, até que como que prostrei. A dor da alma era indescritível. Desorientação absoluta. Até que saudosa mama me fez ir a Porto das Caixas pedir a Jesus uma solução a tamanha sofreguidão. E que resolvesse o desemprego, a desilusão amorosa, a decepção.

Foi incrível os fatos que se seguiram:tendo eu ido diversas vezes também a igreja evangélica Metodista em Realengo, um dia uma luz pairou sobre minha cabeça na área de serviço da casa de mama mia, na época minha também. Assustado, aturdido entrei para casa. Fui numa espécie de área interna, uma ante sala de entrada da casa e lá vi na garagem a mesma luz, lá que as fluorescentes estavam apagadas. Sem saber o que fazer com tamanha luminosidade, resolvi deitar em meu quarto,  ao que adormeci. Eu que nunca fui sonâmbulo, fui acordado pelo querido saudoso pai Donário - que já se foi também - para que voltasse para cama, estava deitado no chão da área de serviço que vi pela primeira vez a luz. Isso me impactou bastante, perguntei a um pastor se seria algum sinal divino, ele, que tem a religiosidade inata, achou que era a mente. Que as aparições de Deus eram antes do novo testamento, após bastava pedir, clamar por Jesus, fazer interferência por nós. 

Fiquei sem saber, mas eis que uma semana depois pouco sentia como era antes. Como que tivesse feito uma faxina na alma. Voltei a querer viver, trabalhar em algo, ganhar a vida, conhecer alguém que me amasse de verdade. Em pouco tempo consegui três empregos diferentes, o ultimo concursado que estou até hoje e conhecei pessoas que entraram na minha vida, cheguei até um casamento.

Não sei dizer se aquela luz influenciou tudo ou foram as circunstâncias da vida que vieram com minha reação que fizeram tudo mudar. Sei que, depois daquele pedido em oração e daquela luz, a vida, e eu mesmo, se transformaram muito além da escuridão que aquela luz e oração fizeram vencer...

Acreditem se quiserem! Seriam luzes celestes, espirituais ou só impressão? Não sei ao certo. Mas o clarão foi com certeza como uma luz de um novo renascer!!! Então busquem alguma luz em suas vidas e existências, seja esse clarão do jeito que for: comigo meio que na redenção do acreditar de novo e muito de fé foi! Se há alguma luz no fundo do túnel vá a ela!!! Se não houver, cria, desenvolva, busque. Nas trevas que uma pessoa não pode se estagnar.

A todos que padecem, que estão perdidos, até prostrados, ou não sendo mais precisam é precioso também, desejo aqui muita luz em si e a luz de Deus!!!

                                      Uma linda canção com Fábio Junior sobre luz em
                                      nossas vidas, em nossas existências...

LUZES, LUZES DA VIDA


“LUZES, LUZES”

Luzes, luzes

Vão surgindo,

Luzes, luzes

vão mostrando

caminhos que vão nascendo,

e outros que vão morrendo,

são as luzes, luzes

               ...da vida!

               ...do viver!


     ( AH, LUZES, LUZES
       QUE SERIA DE NÓS HUMANOS MORTAIS
        SÓ COM TREVAS, TAMANHA ESCURIDÃO? )


E as luzes, luzes abstratas,
são as luzes de uma áurea
que não se vê...
Como a luz de um parto,
como a luz de uma nova vida.
São as luzes, luzes criadoras,
de descobertas, invenções,
de novas idéias, concepções...
Da sabedoria mais renovadora e absoluta,
                  da  fé em Deus e Jesus- força luminar,a mais redentora e resoluta!
             
E as luzes, luzes naturais
são os lumes da natureza.
De dia do abajur-sol, astro-rei, a claridade,
da nascente alvorada ao poente arrebol.
De noite, irmã-lua, astro-princesa, a penumbra,
refletindo... e pairando...sobre poetas, enamorados e boêmios.
E lá no mais alto celeste, constelações de estrelas a anos-luz
atravessando galáxias-janelas-do-mundo a cintilar; meteoros e cometas a radiar.
E se no céu há raios a relampejar, e vaga-lumes faiscar,
cá na terra há objetos que vez por hora estão a centelhar...



 
E as luzes, luzes artificiais,
são as luzes da era industrial.
Obra dahomem-criador:
do fogo, veio a tocha,
um dia a lamparina, o lampião;
até advir a lâmpada elétrica,
vencendo a noturna escuridão!
E agora, à noite, sob o mirante de Teresópolis, cá na serra, de longe, dos postes, das moradias lá no   Rio, lá da cidade,
parecemos poder vislumbrar uma aurora – uma “aurora-watt” talvez?


                                              ( AH, LUZES, LUZES
                                           QUE SERIA DE NÓS, HUMANOS MORTAIS
                                               SÓ COM TREVAS, TAMANHA ESCURIDÃO? )
                  
 LUZES, LUZES :

brilham o ouro e a prata!

LUZES, LUZES :

Nota-se os objetos, as formas...

LUZES, LUZES :

percebe-se as cores, o arco-íris.
LUZES, LUZES :
holofote ou sol,
que venha banhando e iluminando,
o palco do teatro e da vida...
                                do ser e do existir!

Luzes, luzes

vão surgindo,

Luzes, luzes

vão mostrando

caminhos que vão nascendo

e   outros  que vão morrendo,

são as LUZES, LUZES

                       da vida,

                           do viver!!! 

                   Termino aqui com a sublime " Luzes da ribalta"
                    - com melodia celestial e sua letra poética aqui
                    transposta em forma de verso que no fundo é!
        
E na voz marcante de Maria Bethânea...
Em forma de canção...

28 de janeiro de 2011

PATRIAMADA ABANDONADA - SONHO-PESADELO AMERICANO



PÁTRIAMADA, TERRA A SER ABANDONADA?

Ó filhos-da-mãe-terra-Brasil,
esta nem sempre tão gentil...
Fazendo-se sentir,
após décadas de estagnação,
viverem então o quarto-mundo
                no terceiro-mundo!

Ó filhos-da-mãe-terra-Brasil
de desencanto varonil...
Fazendo-os atrair,
em meio a velhos cantos de sereia de Eldorados,
viverem então o terceiro-mundo
                 do primeiro-mundo!

Cá qual é sua possibilidade,
quando  então te reportas ao poço em seu fundo de perplexidade?
Cidadãos de empobrecida classe, em parcos salários, se achando tão decadentes,
conturbados bacharéis: ralés iniciantes e subdesenvolvidos!

Lá qual é a sua identidade,
quando estão indo nas portas dos fundos da clandestinidade? 

               Cidadãos de terceira classe, em subempregos, se achando “sui-bandeirantes”
           cucarachas bacharéis: reles imigrantes e subservientes!

A terra-de-Zweig-do-ex-futuro, exporta compatriotas, algo vil,
Pindorama na pendura ficou e na  pindaíba  ficamos  nós,  viu?

Mas da patriamada algo nos restou, apenas é grito abafado.
E se ufanos não sejamos mais, que renasça o tostão do torrão natal!

Brasil: tira a sua máscara, mas cura sua escara e renasça jóia rara...

Brasil: como suportar sentir preferirem a opção deixá-lo?

                    Aqui vai uma canção chamada 
                    " Pátria amada "  - grupo Inocentes


O tempo passa e no fundo muitos ainda só pensam no Brasil como patria amada na Copa do Mundo e depois a maioria ainda acha a saida pro Brasil ser... no Galeão!!! 

Mas nada pior que sair pra ser um clandestino que para eles, os gringos, somos meros cucarachas ( que se quer dizer "baratas" ). Se ainda fosse pra ser um profissional  de bom nível de nossos estudos... Lembro de uma arquiteta me dizendo que prefere ser babá em Boston, que morar de baixo da ponte no Brasil. Exagero? Sim, com certeza, mas assim se sentem deserdados da sorte muitos brasileiros até de excelente nível.

Mas o que se esperar lá fora? Muitos vêem os bons exemplos de sucesso, mas é uma gota no oceano dos imigrantes clandestinos que vão a esmo ou ficam flutuando no alto-mar do subemprego e sendo perseguidos e tudo pela imigração, em especial a americana...

E ainda hoje o EUA / USA divide boa parte das pessoas, alguns acham um império do mal, outros o império da esperança. Nem um nem outro por sinal, apenas um bom país... em especial pros americanos! Para nós? Pode ser sonho, mas pode ser pesadelo acordado sem ter ninguém com quem contar...


Aqui Cazuza canta junto com Gal Costa uma
já célebre canção indignada "Brasil" que
 com certeza com razãos que fazem
muitos quererem ir embora...

O SONHO - PESADELO AMERICANO ”

Como é duro, ver quem se quer partir...
A alma segue junta por instantes...
o corpo fica e dói...quase um caco de gente!
Mas se é para vencer pela porta da frente,
gentio ao estrangeiro promissor porvir, não só servir,
como (re)negar se for um futuro a sorrir,
quando filho meu, seu, nosso, diz ao EUA partirá?
Sonho americano, New Deal a todos.

Mas se lá se diz América,
como resumo e sumo,
aqui América também é.
Se é latina, jamais será latrina!
E o Brasil é a “América” de bolivianos, paraguaios,
angolanos e até de argentinos, os “hermanos nuestros”.
Ainda sobrou um tanto do Brasil emigrante,
                    do Brasil atraente aos outrens...
          
Na massificação mundial da psique ianque, endeusam:
há o cultural que nos domestica,
como o (con)sagrado americanizado.
Há o capital que (pre)domina,
como o de um se(de)gredado potentado.
Americaniza-se demais, o idioma é universalizado.
O Green Card vira gringo muiraquitã,
e lá moderna Maira, uma quase terra sem males...

Em contrapartida há os que satanizam,
quando se faz de Eldorado palpável 
que se acena, que se eterniza, entroniza-se.                                                   
Os fazem como um grande império do mal.
Meca do obcecado espúrio capital neoliberal,
especulador-manipulador que é raiz dos males em         globalização.
Lembro nas salas de aula de ler em giz, o célebre,
“ QUEM U$A O BRASIL SOU EEUU ”!


Mas eis que nem satã, nem sacrossanta:
nação americana do norte,
não há de só ti, Tio Sam, a nos nortear
e de encantar em canto de sereia
a nos afogar nos mares do norte,
ao buscar em ti nossa vã sorte.
Mas a vida em fausto contíguo,
             é implausível Midas que lapida, tudo vira ouro.

Mas eis que nem malsã, nem sacripanta:
noção americana em consorte,
não há de ti, Tio Sam, a nos mortificar
e de devastar em conto mefistofélico,
a nos afetar nos ares do norte,
ao buscar em ti uma sã corte.
Mas a lida em fastio contínuo,
            é inconcebível miríade de labuta em desdouro.

Sonho americano,
é sonho majestoso,
       ou
é sonho medonho?
Sonho americano,
é pesadelo corrente
          ou
é pesadelo recorrente?


Será que nunca, jamais, seremos isentos,
           nem deixaremos de ser radicais,
de te fazer nem hostes,
            nem totens,
            num front ou fronte, de batalha ou centelha?
Ficaremos em novos refrões, 
           United State of América,
“ Ame-o ou denegue-o ” ?!
 e “ Ame-o ou deteste-o ” ?!

Quem é americano
     canta com Bruce Springsteen
que "Burn in USA"
( Nascido nos United Stats of America )

27 de janeiro de 2011

CARIOCA DA CLARA

                                                           PODE PARECER QUE NÃO...
                                                           MAS EU VISTO A CAMISA
                                                           DE SER CARIOCA... MAS...
                                                           EIS QUE NÃO SOU MUITO
                                                           CARIOCA DA GEMA, POIS SOU...

                       CARIOCA DA CLARA

                Taxaram-me: 

                   - Não parece carioca da gema...


Só que, nasci e cresci no Rio,
tendo anos e anos de praia!
Porém tendo de convir:
o que não sou, nem jamais serei,
é o tipo-estereótipo:
o da galhofa, do desbunde;
   da badalação, da bagunça;
   da má-educação, da malandragem;


Mas, diga-se de passagem:
posso ter seriedade, mas não sisudez;
         ter fino bom humor meio irreverente, mas sem deboche;
         ter algo de introspecção, mas sem querer total timidez.
De não ser o pontual britânico, mas sem pontuar a impontualidade.
De não ser o certinho burguês, mas sem a relaxação despudorada.
De não ser o worklohic-maníaco, mas sem apologia da vadiagem.
De não ser o pagodeiro e sambista que se espera da carioquice.


Quero ter claras idéias, clara emotividade. Clara clarividência.
No frigir dos ovos, tipicamente tenho no jeito e modo,
de tudo um pouco, de pouco em pouco um tudo contudo:
sou meio carioca, mineiro, gaúcho, nordestino,
sou antes de tudo brasileiro e cidadão do mundo...
Por isso não sou desse dito modo carioca da gema:
que tal um carioquismo cosmopolita ter e então ser
CARIOCA DA CLARA???

                      


Mesmo não sendo nem sempre carioca da gema, segue a canção de Adriana Calcanhoto:a ponho aqui em celebração de não importa se da gema ou da clara, mas de ser carioca com orgulho e ponto final nessa matéria, sem "bairrismo estadista..."