OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































17 de novembro de 2013

NA FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA NITERÓI - UM PASSEIO DE LAZER E SABER COM AMIGA SOFIA - EM SUAS HISTÓRIAS



Relembrando hoje o passeio a Fortaleza em Niterói e 3 interessantes histórias históricas de lá. Valeu o passeio de entretenimento e conhecimento.



Um passeio é uma forma de viajar sem sair de perto de onde se vive e está - ora porque só se faz visitações a lugares e logradouros públicos e históricos em outros Estados e países? Não há razão pra tal despropósito e disparate e assim, amiga Sofia, que mora em Niterói, que fazia tempos cogitava uma saída assim, propôs a Fortaleza de Santa Cruz da Barra.



Um marco histórico, um forte a beira da Baía da Guanabara em Niterói, serviu de guarnição de defesa da Enseada dos ataques de Holandeses, Franceses e Espanhóis pelos Portugueses. Embaixo deixo o link do wikipédia que trata de pormenores dos anais da história de sua construção, utilização e fatos em que esteve envolvido.



Poderia esse post ir a fundo nisso, mas queria ressaltar o acima: que vale sim fazer passeios desse tipo, que nos faz entreter e no final saber mais dessas nossas origens e de nosso passado histórico. Só que estando lá, o guia nos contou três fatos que aqui quero ressaltar, um que decifra uma antiga frase jargão que tanto utilizamos no dia a dia, onde foi sua raiz e sua razão.                               

Quem não conhece o dito "Um olho no padre outro na missa"? Quase todos claro  Porém e sua origem? Como já está bem delineado, sim estaria nessa fortaleza ímpar. Naqueles tempos coloniais de perigosas invasões proeminentes, o capelão que fazia a vez de padre, rezava. Todos tinham atenção a ele, mas alertas as janelas com vistas a Baía - ou seja, olhavam o capelão e atentos na missa, no que havia ao redor...



Reza a lenda local, acerca de um túmulo na parede da Capela de Santa Bárbara, que se trata do sepulcro da jovem Iracema, filha do capitão Potyguara, que, apaixonada por um cabo e impedida de viver o seu amor, atirou-se ao mar em Dezembro de 1906. Um possível vulto ainda andaria por lá, um espectro, um fantasma a vagar lamentando o fim do amor proibido! Será???




Muitas celas foram mantidas intactas, mostrando o calvário que eram de quem saia da norma, a forma como eram punidos isolados, confinados em lugar lúgubre limitado, os soldados eram aprisionados em lugar ínfimo, um mal trato a quem se mostrava insubordinado, incondizente ou insubmisso, algo que não surpreende no meio militar do passado como foi na revolta da chibata.



E assim fiquei sabendo dessas histórias, além de desfrutar a paisagem que se tem de lá. Brincam com Niterói que o melhor de lá é a visão privilegiada da capital Rio de Janeiro. Não importa: esse foi um passeio bom, de uma atividade de conhecer melhor uma cidade como Niterói. Valeu o dia de prazer e lazer misturado com saber e conhecer.



  

Recomendo o passeio - anotem aí quando vierem ao Rio e estender a Niterói irem explorar seus encantos, recantos e por todos cantos muito a se conhecer e nem badalados são e deveriam!




E no final voltando de carro com a fitinha de registro no braço que lá fui!


ABAIXO O LINK DO WIKIPÉDIA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário