OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































20 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA RACIAIS, SOCIAIS - QUE SOMOS TUDO JUNTO E MISTURADO.



Há muito tempo atrás, namorei, noivei e quase casei com uma descendente mestiça de  afro-descendencia. Não encontrava nisso razão de ser de não ser, de não ter, inclusive por ser tão educada e não como fazem em retratos distorcidos brasileiros de discriminação!

Essa consciência sim é maior: trazer pra sua vida e assim o fiz. Terminou-se porque quis se bandear a terras gélidas estrangeiras canadenses, tive a sapiência e a ciência de não ir, prosseguir com esse sonho que era só dela. Não meu, era só uma possibilidade movida por circunstâncias complicadas.

Há quem diga que isso não é referencial que o racismo preconceituoso não é tamanho assim no Brasil. Quem imagina isso não enxerga o tamanho da diversidade racial no social brasileiro a olhos vistos. E a convivência harmônica bem melhor.

E a gente se misturou gostasamente como diria Gilberto Freyre em cor e formas, até porque o que vale é o ser humano que está atrás, Que pode ser negro, pardo, amarelo, acobreado, brancão, o que for. Faço esse parêntesis pra ver como temos mais generosidade e condescendência sim.

Ficava ocasional preocupado sim, por ela, quando alguém a olhava enviesado por conta dessa suposta diferença. Mas nos entendemos em pele e jeito, porém havia distorções de propósitos que inviabilizaram essa família inter-racial acima de tudo e todos. Depois foi uma cearense que casei e depois separei.

Ou seja, nunca fui movido por conta disso. E ir a fundo um relacionamento mostrei desprendimento de algo secular, uma aproximação acima da aversão. Teria tido filho com gosto que fosse, moreno que viesse. Hoje tenho um de raiz nordestina do Ceará e me orgulho dele.

E assim é o país: de todas cepas, de todas cores, não uniforme, mas que carrega essa miscelânea miscigenada brasileira – tomemos essa conciência  que somos tudo juntos e misturados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário