OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































19 de junho de 2014

VENDO GETÚLIO - E O 24 DE AGOSTO DATA MARCANTE EM NASCIMENTO DE MAMA COMO DE MORTE DE VARGAS






Num domingo nublado, chuvoso de 25/05/2014 indo a Zona Sul, levando filho a evento de mangás e animes, em Laranjeiras, fui pra Copacabana aproveitando, para tirar fotos diversas do bairro e praia, aproveitando rever o tão freqüentado antigamente cine Roxy na Av. Nossa Senhora de Copacabana. E claro fui ver “Getúlio” – pela atuação comentada de Tony Ramos, a reconstituição de época e por conta além de prestigiar cinema nacional dos bons como sempre o fiz, a trama, o drama desse presidente que tanto marcou o país e ali, indo a fundo, na intimidade de seus últimos momentos em vida. E porque há algumas coincidências dele com minha família. Vejamos...

24 de agosto de 1931, Dra. Lucia, minha mãe, nasceu em Lisboa, Portugal, vejam só. Veio Luciazinha nenê para cá, o Brasil. E há uma história que ela tanto contava dessa data: que neste dia o meu tio Maurinho, ainda criança morreu, teve que vó Maria dividir alegria e tristeza no mesmo dia. Anos mais tarde vendo vó chorar por ele, ela se sentiu “culpada” por ter vindo substituir ele, quanta suscetibilidade sensível! Claro que Vó Maria negou e diz que ela foi até uma compensação, apenas chorava a perda de um filho.



24 de agosto de 1954: mama fazia 23 anos, quando escutou pelo rádio o suicídio e morte de Vargas. Logo no dia do seu aniversário lamentou consternada! E vendo o filme descubro que ele escolheu esse dia pareceu-me por ser o dia da morte de seu filho chamado por todos Getulinho, que por coincidência era como meu tio Francisco Carvalho Matos era chamado por ter alguma semelhança física.

Coincidências a parte, foi um choque para minha mãe e toda nação. No final se pode ver a dimensão disso e confesso que senti um pouco desse choque, choro e comoção vendo a cena, com a filha Alzira Vargas, interpretada por Drica Moraes, se desesperar ao ver enxaguado de sangue  o pai estanque pela bala no coração: ali era não só o presidente que se foi, mas um pai. Que ela achava honrado sim apesar dos detratores!





O filme reforça essa intimidade além do poder – vemos a angustia do homem diante o avanço das denúncias em torno do atentado na rua Tonelero, contra o Deputado Carlos Lacerda e que tirou a vida do Major Vaz. O que se denominou na época “mar de lama”, com seu chefe da guarda pessoal o dito “anjo negro” Gregório Fortunato envolvido em tramas submersas que respingaram no Presidente. Ele agora um presidente eleito não queria renunciar, só com seu cadáver sairia dali dizia. E assim o fez, num pacto de sangue e morte consigo mesmo.



O filme começa com reflexões de um Getúlio Vargas sabendo que representou pro bem e para o mal uma contradição com a nação, ao país, desde quando junto com militares fez o golpe que resultou na época a chamada República Nova. O chamaram de ditador,  mais ainda no Estado Novo quando até fechou o Congresso. Ele se fez espécie de caudilho e pior flertando com o fascismo de Mussolini e Nazismo de Hitler,  em meio ao integralismo e repressão ao comunismo.

Ao mesmo tempo é uma espécie de pai patrono dos trabalhadores brasileiros ao criar a CLT fundando o trabalhismo brasileiro e progressista nacionalista ao criar a Petrobrás e a Companhia Siderúrgica Nacional e valorizar a exportação do café. Queria um dia ver um filme indo a fundo nessa época áurea dele, como assim o fez sobre seu início na cena nacional o livro também intitulado “Getúlio” de Lira Neto. Quanto paradoxo trouxe, mas no final das contas ficou como benfeitor apesar das campanhas sórdidas de lhe detratar e fazer vir renunciar, encabeçadas por Carlos Lacerda, Afonso Arinos, os Brigadeiros, certa opinião pública e até Café Filho seu Vice.


  
O filme retrata seu staff na Sede de Governo, no Palácio do Catete no Rio, tentando ver saídas e no final só ver a sua saída em renúncia como saída. O que ele recusa por ter sido eleito democraticamente. Corações e mentes envolvidas entre a emoção e a razão. Deixou ao final sua carta testamento que aqui reproduzo e agora no filme vemos esse dia, 24 de agosto em que saiu da vida pra entrar na história como tão ficou famoso sua carta derradeira escrita e assinada em baixo.



Uma pena o fim tão trágico, porém podemos apreender que entre prós e contras, o que ficou dele é mais positivo que negativo. Dia de aniversário de mama e morte ao pequeno grande homem gaúcho, que saiu dos pampas do Rio Grande do Sul, pra ser de militar a presidente, da era Vargas se fazer presente até hoje em avenidas, monumentos, museus, hospitais, ou seja, foi o mais marcante de todos que nos governaram e pra sempre ficará na memória por diversas gerações além...

Clicando em cima pode-se ler melhor
a carta testamento...


O trailer do filme...


Um documentário sobre a vida desse grande estadista...


Nenhum comentário:

Postar um comentário