OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































25 de junho de 2014

NO DIA DO IMIGRANTE - O BRASIL COM SEU LEGADO DE IMIGRAÇÃO


Imigrantes são aqueles tipos de gente que sai de seu chão para outra nação, buscando novos caminhos e acabam contribuindo com seu trabalho e sua cultura a outra pátria que os absorve. Existem aqueles que são tragados pelo Sistema, mas no Brasil eles foram marcas do progresso no ingresso de seus meios e modos. Seus seres e sonhos.

O Brasil não apenas os utilizou, os integrou. Ao ponto que muito dos que vieram forjaram no tecido social, fazem parte importante até do novo povo brasileiro que tem sim sua raiz nessa gente. Não aceito que diga que o Brasil é índio ou negro-mulato, nem luso-brasileiro apenas: é mais ainda com a parte que cabe a eles que vieram em grande escala até o século XX.



Uma vez uma pessoa no programa Sem censura da TVE ficou indignada com uma pessoa negra dizendo a branca: sai daqui sua gringa. Ela ficou injuriada, afinal nasceu, cresceu, tem os valores da terra, como assim uma brasileira tratada como estrangeira só por conta de sua origem caucasiana? Não e não, ela faz parte desse caldeirão étnico-racial sim. Em grande escala e número.

E muitos deles contribuíram desde os primórdios em princípio como mão de obra agrícola, depois industrial e comercial e com eles vieram técnicas que ajudaram o país que fazia sua última formação do jeito que é hoje e influenciaram também com sua alimentação, seu jeito, suas falas, até o seu sangue que corre na veia de tantos brasileiros, de forma pura ou miscigenada.

Os portugueses desde sempre foram a base, espanhóis também, mas italianos deixaram uma marca indelével, em especial no sudeste. Os alemães e poloneses ao sul.  E não entendo os descendentes nisseis, sanseis ou nome que seja ainda serem taxados de japas ou japoneses – são aos poucos bem brasileiros e criando até uma cepa nova interessante mestiça nipo-brasileira.



Imigrantes de todos cantos existem por aqui, tem libaneses, árabes, desde os tempos dos mascates, suíços, africanos. Chega uma Copa do Mundo, vai a TV procurar colônia ou descendente e quase não falta algum de uma parte de origem por essas bandas. Aqui já foi terra promissora pros imigrantes, hoje os que vêm são mais pela simpatia que tem por aqui ou alguma oportunidade, já não há aquela leva de outrora.



Agora não importa – já são gente como a gente, alguns comemoram suas tradicionais festas ancestrais, mas no final das contas são todos brasileiros seus descendentes ou quem abraçou de corpo e alma a nação. Que vive, trabalha, respira o ar do Brasil varonil, que não é só luso-negro-índio como se arvoram discriminar. O Brasil de todas raças e povos num só lugar!

O BRASIL COM SEU LEGADO E CONTRIBUIÇÃO DA IMIGRAÇÃO 
- NO DIA DO IMIGRANTE!


Um vídeo sobre...



Nenhum comentário:

Postar um comentário