Repassando um texto da
Delegada Martha Rocha.
DIA 10 DE JUNHO - DIA DE PORTUGAL - DIA DE CAMÕES - DIA DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS
Houve um tempo em que 10 de Junho era o dia da RAÇA PORTUGUESA, mas aqui a palavra RAÇA não se refere à cor da pele, e sim a história de um povo que durante séculos esteve à frente das grandes conquistas da humanidade, de quem a coragem, persistência e fidalguia desenhou um novo mundo e abriu novas fronteiras para a História da Humanidade. Era uma data para falar do orgulho e do amor de um povo ao seu país e a seus heróis!
A Revolução dos Cravos, ou Revolução de 25 de Abril, lançou sobre a data uma sombra, visto que Salazar usou-a como instrumento de propaganda .. . E, desde então, o DIA DA RAÇA foi renomeado para DIA DE PORTUGAL, DIA DE CAMÕES e DIA DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS.
Camões morreu em 10 de Junho de 1580, ele que foi, dos escritores portugueses, o mais ufanista com as conquistas e glórias dos navegantes, das conquistas lusitanas de além mar. Ele que descreveu tão densamente essa parte da história portuguesa, tendo sido ele mesmo um aventureiro que enfrentou a bordo de naus os bravios e desconhecidos mares que levavam às Índias.
O que importa a todos nós, que herdamos de nossos pais a certeza de que nosso sangue reflete o vermelho da Bandeira Portuguesa de quem o verde entrelaça-se ao verde de nossa Bandeira Brasileira, de tal forma que nossos corações não se dividem, mas se completam e se fundem num amor e orgulho de termos lá nossas raízes e por lançarmos cá nossos ramos e frutos, sempre saudosos de nossos antepassados que de lá vieram e deixaram por lá a saudade para também serem, a seu tempo, aventureiros, o que parece confirmar a sina de todo povo português! VIVA PORTUGAL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário