OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































16 de fevereiro de 2013

MÁQUINA DE ESCREVER E DATILOGRAFIA - COISAS E COSTUMES QUE O TEMPO LEVOU nº 1



Quando certos produtos eram sucesso e nos eram tão necessários e hoje só ocupa espaço - ao darmos cabo de diversas coisas em casa que foi de meus pais, eis que me deparo com três utilidades de época, uma desta foto - a velha e boa máquina de escrever. Forma de dar forma aos escritos, aos trabalhos, até cartas, muitas de namoro.

Ao qual datilografava os meus primeiros textos e fazia trabalhos de casa. Era meio árduo, mas saindo direto no papel, batucando suas teclas em tempos que nem imaginava impressora ligada a PC ( que não existia além os de empresas e Governo ), a máquina foi companheira direta de criatividade ou logística de trabalhos estudantis.

Tempo passa e se tornou obsoleta em meio aos trastes desimportantes. Mas ela assim é um símbolo de uma era: houve tempo que se fazia curso de datilografia - tenho até hoje o diploma, e já serviu como alavanca de currículo. Sim, teve sua importância cotidiana e profissional a boa máquina de escrever, destarte sua relativa pesada forma de escrever.

Houve um concurso em 1994, cuja vaga não preenchi por conta de Ato de primeira do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que proibiu contratações pra UNIRIO. Tinha feito já psicotécnico e.... teste datilográfico! Sim, era se suma importância nos cargos administrativos da época sua utilização e habilidade. Daí haviam provas a parte para demonstração de rapidez e acertos na máquina.

No RH da Secretaria Estadual de Saúde no qual até hoje trabalho, tive que apresentar o certificado de curso e quantas vezes datilografávamos históricos funcionais e Despachos na máquina, era ordeiro e bezerro a utilização datilográfica

Ainda houve as elétricas: que eram o sumo da modernidade, quem diria! Algumas das marcas de máquina de escrever sucumbiram aos novos tempos: Remington, Olivetti, entre outras. E assim muitas vezes a vida: deixa-se de ser necessário, vira descartável. Adeus definitivo às máquinas de escrever - um tempo que não volta mais, nunca mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário