OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































27 de julho de 2012

O ESPORTE EM MINHA VIDA - AS OLIMPÍADAS - MODESTA - DE SERGIO



Quem ler esse título – OLIMPÍADAS – ainda que modestas -  DE SERGIO – pode achar que então essa pessoa foi extraordinária nos esportes, fazendo como a Odisséia de Homero. Não, nunca me destaquei nos esportes, até pelo contrário. Porém tenho o esporte como um caminho em busca de redenção de ser humano querendo ser mais expansivo. Explique-se.

De inicio, como os meninos hoje fazem, futebol era praticado de forma indireta, só que não em vídeo-game e PC, mas em forma de futebol de botão, na qual de tanto treinar em casa virei um quase craque de fazer gol e no totó, no qual era bom na defesa eventual fazendo gol. Mas apesar de ser algo físico, não é exatamente esporte.

Até o dia que três modalidades entraram em minha vida real de subúrbio, de rua, de bairro.  Não fui muito adiante, mas o fui na medida do que pude. Contemos a minha história nessas três modalidades e ao fim fazer uma conclusão da importância do esporte para um jovem. Mama não achava que resgata uma vida, mas posso dizer que alavanca em integração social.

A primeira coisa que gostei foi bicicleta. Mas andava sem interesse como esporte e mais como exercício e entretenimento. Uma vez ao ponto de ir de Padre Miguel até quase a Barra de Guaratiba aqui no Rio de Janeiro na Zona Oeste. Foi um gosto e tanto, sem entretanto ser levado adiante por ser apenas um gosto adolescente.

Já o futebol foi algo bem firme. Mas como não se é pra ser profissional, porque se fosse teria tentado jogar no meu Flamengo de paixão. Mas futebol foi uma forma de sair do casulo de casa, com a bola tinha novos colegas de rua, em linha de passe, - um toque e o sem poder tocar a  bola no chão, pelada de calçada e numa escassa uma vez num campo de tamanho oficial.

Eis que saudoso Dr. Novaes, advogado e amigo de mama, resolveu me levar pra melhor arte marcial que considero e com orgulho cheguei a faixa roxa, No judô. Não me destaquei propriamente dito, não ganhei muitas medalhas, nem competições, mas serviu para ter certa disciplina e uma postura mais firme rumo ao homem que se formava.

Dessas experiências esportivas, não considero que se deva criar muitas expectativas concretas de sobrevivência para toda uma vida. Ser profissional, ter talento, desenvoltura, não é pra qualquer um. Não é necessário entrar no esporte para dar um rumo da vida. Mas com certeza vale como forma de se expandir no mental e no físico, e na integração social.

Uma odisséia mesmo parece a olimpíada que chega ao começo em Londres e um dia será aqui no Rio de Janeiro, lá sim tem personagens, personas voltadas ao esporte como meio de vida e de existência. Talentos puros esportivos, em busca de recordes, tempos, vitórias, individuais ou coletivas em busca de medalhas para uma nação que se veste em esporte.

 Lá tem os que o que chama inteligência corporal. Uma capacidade de habilidade e explosão a parte, mas como é belo quando de superação física e econômico-social. Ficamos na torcida de nossos atletas, que seguem a marca do Barão de  Cupertin que o que vale é competir, mas claro faz da vitória, algo pessoal interligado a sua nação a sua gente.

Nunca me imaginei lá, sempre soube dos meus limites, me coube entrar de sola nas modalidades mais como forma de lazer, do apuro e crescimento físico e de expandir meu ser. Valeu sim, quem dera fosse para estar nas Olimpíadas verdadeiras, mas sendo pessoais, me faz crer que se deva ter o esporte como forma de pulsar a vida e viver algo que só faz bem... 


Pois esporte é vida e em nosso prol como evolução faz! A toda prova se aprova!


IMAGENS SOBRE ESSAS TRÊS MODALIDADES
DE ESPORTES QUE MAIS SE DESTACARAM
IN MY LIFE























Nenhum comentário:

Postar um comentário