OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































17 de fevereiro de 2011

“ CINEMA, POESIA E REALIDADE ” - VENDO "SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS"




  


“ CINEMA, POESIA E REALIDADE ”
  
DIA 30 DE JUNHO DE 1990:
Cinza era minha alma turva,
não só a tarde acabrunhada.
Choveu torrencialmente em gotas céleres,
granizo também caia um tanto difuso.
E o compromisso que tinha,
num dia desses se adiava,
tanta lida com esforço de inútil fardo!
 
HORA: 14:30m, CENTRO DA CIDADE:
Havia feito parco lanche ( enganando estômago )
pois para casa iria e poderia lauto almoço comer;
não tarde teria que voltar,
pois no odontólogo  um canal havia de começar a fazer!
Fome, dor e tempestade,
açoitam qualquer paciência,
não tem noção de clemência...

Eis que uma tentação santa eu senti,
diante do cinema somado a poesia :
no filme “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”
não havia dor ou fome a ser relevada!
 
Eis que uma sensação mansa eu senti,
diante a temática passada na tela:
“CARPEM DIE”( "APROVEITEM O DIA” ),
como lá em latim falava, eu lá também mais vivia, aí sim o dia aproveitava...
 
Eu também já fui o rapaz inibido em que na frente pouco falava,
quando diante de uma turma escolar, ruborizado ou lívido ficava.
Eu declamava poesias internamente e quanto eu me desesperava em silêncio,
e esperava que um bom mestre me incentivasse a fazer o que mais gostava.
( Declamaria também “Captain, oh, captain! ” ?) , do jeito que fosse, com uma visão própria
( subindo na mesa? ), contra os rigorismos, o tolhimento, impulsionando o contestar,
e dar estreladas poesias para a musa  querida, amada em enluarado enamorar.

Pão foi a poesia, lenitivo “analgésico” foi o cinema...
Assim foi aquele dia com/sem fome e dor
e que parecia fadado a irremediável enfado e conturbação.
Agora celestial era minha alma translúcida
e só a tarde ainda era acabrunhada.
Agora eu era como membro daquela clã,  a declamar poesias na gruta em voz alta, mas...
a realidade ainda era a mesma: dura, nua e crua!...é tudo fantasia de vate cinéfilo!

(Eis-me a querer das amarras da vida desatrelar,
viver mais e mais a vida a cada dia
e fazer poesia ainda que num mundo sem poesia,
ao ponto que heresia até soa, algo a toa, feito garoa no chão árido.
MAS, como na escuridão da noite: É céu a se fazer estrelado! )

Cinema e poesia se uniram, vendo o filme que em vídeos abaixo se dá vaga idéia, fiz o verso assim que sai do cine, tive que remarcar dentista, o que fui fazer não deu certo, mas eis que apareceu a fita, "SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS" e ai, aquele que tanto amava cinema, tbm passou mais que nunca a querer soltar as amarras dos poemas, crônicas e letras que fazia. Passei a escrever mais, desabafar em versos para depois os mostrar, demonstrar. E fazer as coisas que tornam mais prazeirosa a vida enquanto somos vivos, nós humanos mortais... . Se puderem vejam o filme... De qualquer forma que seja:



( APROVEITEM O DIA!!! ).

                                                  TRAILLERES DO FILME...



                                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário