OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































9 de dezembro de 2010

FILHO MEU EDUARDO - SER "PÃE" É "PAIDECER" NO PARAÍSO...

                                         
                                        


Mais um níver do Eduzão! Meu pimpolhão filhão! 
                                           E lá fui eu fazer um "sacrificio" - ver meu Fla na rabeira,
                                           por conta do seu Cruzeiro - vai entender um menino do Rio
                                           torcer por time mineiro?! Aqui em baixo com Paollinha apa-
                                           gando a velinha de seus agora 15 anos  em 25/11/2010 - 
                                           virou definitivo rapagão!


Um dia refleti sobre ser pai ( pãe), com vcs aqui divido o...
 

                            AO MEU FILHO, A TODOS FILHOS

Ao meu filho,
Deposito minhas esperanças.
Ao meu filho,
Um propósito para minhas perseveranças.

Descubro um objetivo de viver.
Uma razão para o meu existir.
E pensar que temia ter um que fosse...
Não pela mesquinharia de não se pertubar;
Não pela violência: se não vivemos dela,
é só uma loteria do infortunio!

Pensava nas dificuldades de aprendizado,
              Nas oportunidades na excassez de trabalho.
              Nas deterioradas relações des(h)umanas,
              Nos ocasionais empobrecimentos econômicos,
              Nas incertezas do que vai ser seu/nosso amanhã.
  
Mas agora não adianta:
veio e assim jamais abandonaria à propria sorte.
Vejo como principio, fujo do destino em precipicio de não te prover,
Meu legado á a luta do apoio diário, incondicional.
Em ti me inspíro para ter contigo uma responsabilidade:
Estando agora se não mais tenra, ainda imatura idade,
a forjar mentalidade.

Que seja mais feliz, que isso possa ter
e tenha sucesso em tudo que não pude ser.
Que tenha mais luz e tenha acesso em tudo que não pude fazer.
Antevejo que tua vida me fez um pouco imortal:
No gene do eu-transferido-a-outro-ser, e não o fim-em-mim-mesmo,
Sangue do meu sangue, carne da minha carne, a cerne que distinta.

Ao meu filho, a todos filhos, grandiosos amores:
se igual, nunca maior.
O paternale filial, se dignos, são os se pode contar com certeza.
Tem sal índole sim, nas valores podemos transmitir e o discernir.
Pai perpassa todos seus defeitos,
mas procuar remediá-los, orientá-los.
Pai perpetua até o último suspiro a grandeza de ter ao/do filho
Um bem/bom-querer!
  
E como já dizia a propaganda:
“Não basta ser pai, tem que participar”
E pai de hoje que presta, preze, é ser amigo em tudo:
Sem contudo, no bem e no mal,
De dia e de noite,,
Zelo em desvelo, ainda que haja sacrificio porque...
Agora o novo pai,  é “paidecer” no paraíso.
Na necessidades cotidianas, estudantis, afetivas,
diria até vir a ser  chamado de... “pãe”.


           Vídeo de Vinicius de Moraes de seu famoso "Soneto enjoadinho" , do qual fiz o abaixo pseudo-verso em contraponto... rsrs.

                FILHO(S)

                              “ Filhos:   

                        melhor não tê-los.

                        Mas se não tê-los, como sabe-los? “

- Decretou o poetinha maior Vinícius.

É que filho é caixinha de surpresa,
um estranho íntimo quando nasce e desce
em nossas vidas inteiras.
Mas não desce de pára-quedas,
       não nasce para a queda...

Há quem diga que acaba
                                   a intimidade de casal.
Há quem diga que acaba
                                   a normalidade da casa.

E que a eles o dar e doar um todo (im)possível,
         a nós o ter e prover contudo (in)concebível.
Que se preciso, a eles a riqueza possível,
                       a nós a pobreza concebível.

Os sacrifícios? Seriam nossos ossos do ofício!
Mas parafraseando a sentença poética
“ Filhos:
   melhor não tê-los.
   Mas se não vê-los, como sabe-los? “

Se eles podem trazer-nos tristezas e tormentos,
           podem trazer-nos arrimos e alentos...
E é nosso bem maior:
Esteja bem, seja no mal,
enseja a eles o bem-querer...e o querer bem!
   
Um dia após separação alguém achou que como "todos" homens, devia deixar o filho de lado... Mas eu não sou igual e jamais serei. Entre a talzinha e ele optei pelo amor genuino de meu filho claro, quem quiser que saiba amar ele ao meu lado até quando for necessário, até o fim de meu tempo!!! Pq eu me separei da mãe dele, não dele. E é por isso que escrevi...


              O SEU, O MEU, O NOSSO

Um casamento acabou,
quando meras escovas de dentes
não ficam mais juntas no pote,
no armário do banheiro?!
O sinal claro é o que era “nosso”,
virou “meu”, “seu”...
- O seu computador...
   Não mais:
- O nosso computador!
 Mais incisivo ainda:
- A minha cama...
  Não mais:
- A nossa cama!
Mas uma aliança é indissociável:
o(s) filho(s)...
 O filho é “meu” ou é “seu”?
- O filho é nosso!
Eis um belo elo que não se desfaz..
Eis um difícil elo que em desvelo traz...

Bem encerro com a bela mensagem de Chico Xavier a um filho, aqui ao meu filho Eduardo Augusto, benção na terra, a continuação do meu eu no teu corpo e alma filho querido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário