OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































12 de dezembro de 2010

APEGO DE QUERER, DE QUERER-BEM - E O DESAPEGO DO APEGO



O APEGO - DO QUERER, DO BEM-QUERER

O apego no chamego, de quem fica repleto de muito querer,
é apego feito prego que nos prende a quem nos faz sentir e curtir.
É cultivado, conquistado e esse apego faz ser pego sem surpresa,
porque é apego, que não cabe dizer  “ eu o nego”
e sim que se quer ao ente querente, agarrado, emaranhado.
De cada vez mais amar e ser amado sem desprender.
Já que nos faz falta, cria lacuna. Como faltasse um pedaço...
Sem o abraço feito laço, o beijo tenro, as palavras doces,
dos corpos quentes,  do jeitinho, da companhia enamorada,
dos ideais e das idéias e a ajuda de  uma vida compartilhada unificada.

O apego é um afago em nosso ego,  cativado, ativado
de quem é alvejado a nos deixar calejado,
ao que faz ser tão querido, que nos deixa inflado ao ser tão desejado.
Faz ficar amarrado mesmo ausente, e da presença algo almejado.
Apego às vezes vira fixação, mas pode vir sem afetação...
E é desse apego com dengo que me entrego:
Apego que tira o sossego...  Mas sem se importar.
Apego que nos faz pedir arrego, de deixa acatar,
quando nos vem atrelar, de um nó que não se quer desatar,
que nada e ninguém consegue desentrincheirar.

O Apego faz com que se seja pego,
no costume, no companheirismo,
e por um gosto tal , que vira vontade com vinculo, tentáculo.
Um imã a magnetizar, força atrativa em junção.
Apego é fogo de pira olímpica que não se apaga por si só,
em  contínua combustão, na combinação cósmica.
E a medalha de ouro é de novo estar junto de novo feito grude,
que difícil é depois fazer com que nos desgrude!
Não precisa ser todo exato exagerado instante,
mas vai o instar ainda incessante quando quer sempre adiante, permanente.

O Apego é feito jogo-brinquedo “Lego”: 
Ele se encaixa perfeito em nosso ser ao ter com querer e bem-querer.
Entre paixão e amor, apego parece aquela coisa de ficar no escorrego, repetindo, repetindo, sem hora pra parar,  só que...
é brincadeira séria de quem se apega e roga fincar de não mais findar...

AMOR COM AMOR SE PAGA...
AMOR COM AMOR SE APEGA

Abaixo um vídeo de Bethanea canta  
              lindamente a falta, as saudades de alguém, 
nitidamente é um apego que sentimos pelas pessoas. 
amo essa canção e a divido com vcs, pq no apego 
do gosto amoroso, amar é... GOSTOSO DEMAIS!!!   

Mas assim como é tão bom nos apegar com alguém como acima postei, tem horas que esse apego tem que se acabar e como é complicado se desapegar! Tem quem nos deixa acostumado de tal forma, que se entranha nossa vida tanto a vida dessa pessoa, que tirar esse apego é um dos maiores desafios que se possa ter...


Um texto interessante abaixo, reflexivo de quem tem desejo que leva ao apego, mas com a perda tem que desapegar do que era seu desejo de se apegar... Ufa!!! rsrs - a quem tbm puder se espelhar ou que não tenha isso, ter idéia que é esse processo de desapegar do apego... Eu só acrescentaria , opinião minha, o que mais traz dificuldade de desapegar, não é apenas a lembrança boa viva que insistimos de manter, mas a sensação do momento presente de vazio e a vontade descabida de que se poderia reviver, recomeçar o que nos trouxe reconforto, desejo e preencher essa lacuna, de vácuo na insatisfação e incomodo, mas geralmente deparamos com a impossibilidade, ainda assim nos atrelamos a querer o que já não é ou cabe mais.... Ai só nos resta desapegar, desgostar gradualmente até de vez, se não haverá de existir outra vez!

DESAPEGO DO APEGO - Alexsander de Vargas...


" Estou em fase de desapego. Isso mesmo desapego. O desapego funciona mais ou menos assim: Primeiro você deseja algo e vai em busca da realização. Daí, depois de realizar o desejo e se a experiência for satisfatória, legal, apaixonante, você se apega aquilo que num primeiro momento apenas desejava. Até aí tudo bem, afinal é interessante estar apaixonado, olhar no espelho e ver seus olhos brilharem ao mesmo tempo que enxerga sua cara de bobo por de trás dos olhos apaixonados. O grande problema assim não está no desejo, e sim, no apego. Afinal necessitamos desejar algo para viver. Uma vida sem desejo é uma vida sem sentido e é aí que as coisas começam a complicar, pois o tempo passa e leva junto nosso objeto de desejo. Nada é para sempre, e dentro disso, para não sofrermos demasiadamente com a perda, é necessário nos desapegarmos. Assim as coisas funcionam mais ou menos desse jeito: do desejo nasce o apego que inevitavelmente nos faz uma hora ou outra perder aquilo que gostamos de ter, nos levando assim ao inevitável sofrimento.

Não existe nada eterno, a não ser a história e a matéria. A história é o que fica depois que tudo passa; e a matéria é aquilo que se transforma e que se mantém, mesmo sem vida alguma. Em ambos os casos, o sofrimento pela perda se dá através da memória, da lembrança. Só sofremos porque lembramos, ou seja, quanto mais memória, mais apego ao passado e mais sofrimento no presente.  Existem pessoas que são peritas em se desapegar. E considero elas geniais por isso. Morreu morreu, acabou acabou. É assim que encaram a existência é é realmente assim que devemos encara-la. Conseguir viver o presente, esquecer o passado e construir o futuro naturalmente é uma das tarefas mais árduas para o ser humano.

Enfim, estou nessa fase de desapego. Preciso me desapegar de um apego que veio do meu desejo de um dia ser feliz, sendo que agora sofro em ter de me desapegar. Incrível né? Para ser feliz não posso recordar que fui feliz, assim por mais contraditório que possa parecer, meu maior desejo é não lembrar que eu desejo. Eta vidinha."




Nenhum comentário:

Postar um comentário