OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































19 de dezembro de 2010

AMOR E AMIZADE INCONDICIONAL - EXISTE?


 FRASE ROMÂNTICA PARA UM AMOR INCONDICIONAL?

Vendo essa frase acima do quadrinho, assim solta, o que evocaria a principio? Talvez o amor de um pai, mãe ou irmão por alguem extremamente querido por ser familia, geralmente a única com certeza amor verdadeiro, incondicional, eterno. Mas os teólogos com certeza viriam ser o amor de Deus, e por extensão de Jesus Cristo pela humanidade cristã, que tanto explanou no preceito "Amai-vos um aos outros como eu vos amei". Poderia ser a doutrina espirita com sua sensibilidade da caridade humana. Mas sendo de quem escreveu, que agora vou revelar pra quem não sabe, é frase de Victor Hugo, em pleno século XIX, ou seja, tipica de um romantismo extremado que era a literatura do romantismo. Então o que se verifica que ele retrata o que poderia ser um amor verdadeiro e puro, e é isso mesmo, está claro que é entre homens e mulheres. Poderia ser estendido a uma amizade, mas com certeza é algo relativo ao amor romântico, como que na linha "amor maior que tudo e todos".
 
Com certeza é uma frase extemporânea. Mas com certeza magnânima. Num mundo movido pôr interesses ( não propriamente sempre interesseiros ), de necessidades próprias, permeadas pôr individualismos, profissionais ou pessoais , de choque de personalidades nem sempre convergentes,ou pessoais, muitas vezes por egoismo e mesquinharias mesmos, pela volatilidade e volubilidade mesmo de quem ama agora e acolá talvez não, o tal "infinito enquanto dure" de Vinícius de Moraes. Pela ambição das pessoas, pelas dificuldades do cotidiano, das relações malcuidadas, pelo psicológico das pessoas, ninguém mais tolera como se fazia antigamente. Nem é a Amélia que sorria passando fome ao lado de alguém – aliás nunca achei que Amélia seria uma mulher submissa, símbolo disso, e sim alguém que levava ao extremo a frase acima - mas claro que não ter nenhuma vaidade não faz de ninguém uma mulher de verdade!!! Rsrs.
 
Vou confessar algo pessoal com todos: Eu pude experimentar em minha vida o exercício dessas coisas. Duas vezes o fiz em especial, sem no final ter a compensação da correspondência, da retribuição e até pq não da gratidão. Mas como não sou santo, o sempre "bomzinho" deixei talvez o maior amor verdadeiro da minha vida, e vejo como naquela hora não fiz o que é uma premissa de me situar na frase. As que amei posteriores, já venci distancia, convicções de não querer mais relações, mas algumas vezes nem sempre puderam ou quiseram manter essa consideração maior de amor da frase, mas não exponho pra ficar na posição de coitadinho, quando um amor acaba ambos os lados tem alguma "culpa" na conseqüência do fim.

 Como acho que a premissa da frase deveria valer! Minha experiência pessoal é que "cuide de seu amor seja ele quem for" como diz a canção. Essa experiência de amor verdadeiro é tão difícil de se ter na vida... Não bate toda hora na porta pra se perder à toa, em pequenezas diante dela,. A tolerância tem limites sei, as necessidades de cada um depende do instante que as vive. Das convergências e divergências, das conveniências. Mas quem ama mesmo, sabe que a frase está super correta, e quem não a leva ela em conta não conseguiu experimentar um amor verdadeiro na sua totalidade, apesar que o tempo e as circunstancias podem conspirar ao contrario, tudo depende.

Mas a compreensão maior estaria a suporte dela. Vendo depoimentos da novela "Viver a vida", constatei alguns emocionantes casos disso, já conheci pessoas que o fazem, mas geralmente é de uma geração mais atrás. E o amor do médico gêmeo Miguel pela "cadeirante" Luciana é um super exemplo gratificante e tem quem diga que é coisa de novela, até o dia que vemos isso na vida real...É difícil achar e obter? mas não impossível ora bolas!!!

Sinceramente não sei dizer se amores – e amizades – incondicionais, verdadeiros e eternos são algo em extinção ou pelo menos cada vez mais raras. Não cabe a mim a generalização, mas constata-se a principio que sim, do jeito que o mundo caminha, a sociedade, as pessoas, se não teve um fim absoluto, é cada vez mais difícil vivênciá-lo e como diz uma tia minha Nina: em quem confiar? Mas acaso encontrar um, lute com todas forças para mantê-lo, porque pode ser uma experiência única , que mais tarde poderá ver o quanto era e é importante, se não essencial e não caberá mais o ônus do arrependimento de não tê-lo numa situação extrema diversa a ser vivida. Amar e ser amado além da conta das pequenezas da vida é um raio que dificilmente cai de novo no mesmo lugar a não ser em muitas rarísssimas exceções. Que valorizem e preservem pois!!! E como seria bom que a frase do grande escritor sempre ou na maioria dos casos valessem como principio de vida da maioria de todas pessoas, num paradigma de uma mais bonita convivência em qualquer ambito que seja, em sociedade, familar, amorosa ou de amizade. Parece idealismo e é. Lennon sonhou com o mundo sem fronteiras, pq não sonhar com as pessoas sem fronteiras? Mas o fato é que bem que poderia sem mais que uma frase pode ainda valer, mas uma convicção dogmática, um principio em geral. Só é complicado serem não mais excessões, mas a conduta da grandissima maioria... 

Citei acima " CUIDE BEM DO SEU AMOR" / PARALAMAS DO SUCESSO - Então ai vai o vídeo com a canção - e não se esqueça " SEJAQUEM ELE FOR!" 



 AMIGO-AMIGO/AMIGA-AMIGA - 
POR UMA AMIZADE INCONDICIONAL

“ AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR, DEBAIXO DE SETE   CHAVES, , DENTRO DO CORAÇÃO...”
   ( DA “” CANÇÃO DA AMÉRICA”  –  DE MILTON E BRANDT )

Quando se está em lume, no cume,
e tudo se deslumbra, em alegria e diversão,
tantos se dizem amigos do peito, amigos para a vida restante...
Quando se está no limbo, no chão,
e tudo é penumbra, em angústia e apreensão,
tantos se fazem amigos desfeitos, “amigos” para o nada adiante...

É necessário perceber,
dos dito(a)s amigo(a)s das horas certas,
quantos são na verdade apenas colegas próximos.
                                Ou conhecidos íntimos.
Nada além disso :
por isso e por aquilo, a ele(a)s urgimos os prescindir.

É necessário preceder,
dos amigo(a)s das horas incertas:
quando são verdadeiros, são nascidos do ventre dos destinos.
                                           Ou vindos dos veios dos tinos.
Mais além disso :
por isso e por aquilo, a ele(a)s urdimos de  precisar.


A esses, não tem intempérie, ostracismo, indiferença:
a amizade com companheirismo é incondicional.
Nos tem em grande conta, É AMIGO-AMIGO, AMIGA-AMIGA:
em tudo podemos contar em confidências e conselhos,
em tudo podemos contar em camaradagem e companhia.

A esses nos tem como fôssemos primo(a)s,
                          como fôssemos irmã(o)s,
                         como um parente que se escolhe,
                         como um aparente aparentado que se acolhe.
 Amigo/amiga de sempre.
                                             Pra sempre...
OBS: SEJAMOS, POIS, AMIGOS DE FATO, 
                    NÃO SÓ DE FOTO ( E COPO )!
                                  
                              Pela citação da " Canção da América" 
- ouçam, sempre
                              é emocionante ouvi-la...

Nenhum comentário:

Postar um comentário