Orgulho
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em Português a palavra Orgulho pode ser vista tanto como uma atitute positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo "pode" ser empregado de maneira errada tanto como sinónimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.
Algumas pessoas consideram que o orgulho para com os próprios feitos é um ato de justiça para consigo mesmo. Ele deve existir, como forma de elogiar a si próprio, dando forças para evoluir e conseguir uma evolução individual, rumo a um projeto de vida mais amplo e melhor. O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade, ostentação, soberba, sendo visto apenas então como uma emoção negativa: a Arrogância.
Outras pessoas classificam o orgulho como exagerado quando se torna um tipo de satisfação incondicional ou quando os próprios valores são superestimados, acreditando ser melhor ou mais importante do que os outros. Isso se aplica tanto a si próprio quanto ao próximo, embora socialmente uma pessoa que tenha orgulho pelos outros é geralmente vista no sentido da realização e é associada como uma atitude altruísta, enquanto o orgulho por si mesmo costuma ser associado ao sentimento de capacidade e egoísmo.
Religião
Para a Igreja Católica a Soberba é um dos Sete pecados capitais.
Para o pensador A. Lisounenko, o orgulho próprio é um factor determinante na caminhada para o sucesso no âmbito familiar e profissional. Não é errado você se admirar e demonstrar publicamente este sentimento. O orgulho para muitos é um sentimento de fraqueza, de necessidade de auto afirmação, o que para Lisounenko está errado. Lisounenko diz que o orgulho é a confirmação natural dos nossos sentimentos, das nossas conquistas e alegrias, ou seja, um sentimento positivo e bom, para consigo e com o próximo.
FRASES:
Toda mágoa é orgulho ferido Luiz Gasparetto
O orgulho não quer dever e o amor próprio não quer pagar. François La Rochefoucauld
Como pode se depreender dessas citações colhidas, o orgulho é algo que vem para o bem e para o mal. O orgulhoso vira presunçoso e até prepotente, se achando maior que todos e pode passar por cima de todos na soberba. E pode ir de diversas formas negativas como está acima bem descrito. Mas o orgulho é uma espécie de armadura que temos em nós, algumas vezes até um alicerce. Quero dar um exemplo de algo que sempre verifiquei em duas coisas: as pessoas tendem a nos menosprezar, desprezar, pisar e pisotear, nos passar por cima e o orgulho próprio tem que estar a postos para resistir. O orgulho é importantíssimo na auto-estima. E componente do amor próprio. Mas acho estes dois mais vulneráveis que o orgulho.
Se não vejamos: você teve alguém ama ou amou muito, deu tudo de si, sua vida, se entregou de corpo e alma e a outra parte se desviou ou desvirtuou esse grandíssismo sentimento que vc nutria e dava quase incondicional e intenso. E ao te denegar, ou renegar, rejeitar, você sucumbe na dor. Cai no chão, se desnorteia, começa a achar que é menos, que sua maneira é menor ou errada. Ai alguém chega e diz logo não é: se ame mais – ou seja tenha amor próprio! Mas que faz o amor proprio em muitos casos? Acha que aquele amor pode ser restituido, ou restaurado, ou reconhecido que seja, para que vc, que tanto se ama seja feliz.
Aí você busca na auto-estima e ele que tanto gosta de vc mesmo, diz que se gostar é conseguir ter, preservar o amor sem conta que você acha merecedor e a outra parte deveria valorizar, apreciar. Ai meu amigo e minha amiga, só nos resta quem? Quem, quem, quem??? O orgulho – nesse caso ferido. Esse puxa seu brio, sua revolta interior, mostra como voce está sendo colocado pequeno ou menor ou simplesmente sendo posto de forma indiferente. E ai, o orgulho te leva a ver que você é bom sim, que você tem que se indignar sim e dar a volta por cima. O orgulho que tantas vezes não faz achar melhor que os outros, pode nos fazer ver que não somos menos que ninguém.
Então caros leitores, tenha orgulho de si sim, não ache isso impureza, defeito moral e ético em si. Caso você se ache o melhor do mundo, ninguém lhe compara, vc que sabe fazer tudo melhor ou mais fácil, ai vc esta sendo orgulhoso, um pavão que abre asas como fosse o mais belo e poderoso do mundo. Mas tenha o orgulho para se dizer que vc valhe no mundo, pq só vc mesmo tem que contar sempre como uma pessoa digna, condigna.
Então já sabem para não se sentirem menos que nada e ninguém... Tenha orgulho ora bolas!
Tenha orgulho de si sim. E some : amor próprio + auto-estima + orgulho de si em dobro – mas faça essa soma para somar, para te fazer uma pessoa melhor resolvida dentro de si e passar o melhor para si mesmo e ao mesmo tempo e vontade também para os outros e para saber reagir, se reconstruir.
Só pra si só, descamba para a vaidade, veleidade. Para se posicionar diante o mundo e dar o melhor de si, o ORGULHO POSITIVO, O ORGULHO PRÓPRIO, com propriedade, é um mergulho de fazer o melhor ser humano que puderes ser...
Pra quem pensa que pode fazer de tudo muito mal,
seu orgulho não vale nada!
E quando é preciso ter orgulho...
Nenhum comentário:
Postar um comentário