OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































6 de abril de 2014

SALVE SALVE O SANTO PADRE ANCHIETA APÓSTOLO DO BRASIL - AGORA CANONIZADO


Salve salve Anchieta, que podemos dizer foi um santo homem - em sua agora canonização.





Fez o melhor que pode pelo chamado gentio ( índios ), em sua catequização católica respeitando as tradições e costumes e mais que tudo a língua Tupi que na época predominava na área de atuação dele entre São Paulo, Rio e Espírito Santo.



Linda é a imagem de um Anchieta escrevendo "Poema à Virgem" e louvações na areia. Uma imagem lirica e de uma lucidez tremenda, sabedor que era das letras e dos idiomas português, espanhol de sua origem e quem diria do Tupi da nova terra, fora do Latim é claro como Padre que era. 

COLÉGIO EM SP QUE FUNDOU E IRRADIOU 
A ALDEIA PARA
FUNDAÇÃO DE SÃO PAULO

ATÉ O FIM NO ESPÍRITO SANTO
FOI UM SANTO GUERREIRO PELA
CAUSA DA IGREJA, DOS ÍNDIOS E DO NOVO PAÍS


Foi fundamental no inicio da colonização como Jesuíta, praticamente criou a capital São Paulo ao fundar escola em meio ao ermo, fora sua doutrinação no Espírito Santo onde veio a falecer.



Há tempos anos 70 vi um filme sobre ele, com Ney Latorraca fazendo o seu papel, ali germinou uma admiração sem fim por essa figura ímpar de nossa história nos primórdios.





Anos depois em excursão que passava por Magé estivemos nessa fonte dizem abençoada por ele in loco, andarilho que era numa época sem bons meios de transportes.

Não importa quanto a ser santo, ele é um ser que merece respeito especial.

E agora teve essa consagração de fé, do dito como apóstolo do Brasil colonial. 

Agora com sua canonização:  A benção de luz!




Um breve histórico colhido na Internet:

José de Anchieta nasceu no arquipélago das ilhas Canárias no dia 19 de março de 1534. Na puberdade, Anchieta foi enviado à Universidade de Coimbra, em Portugal. Aos 17 anos fez votos como religioso e entrou para a Companhia de Jesus. Aos 18 anos, decide-se pela missão evangelizadora do Novo Mundo e inscreve-se para participar de uma missão no Brasil no ano seguinte. Em Salvador, Anchieta tem sua primeira tarefa: ajudar na organização do Colégio de Jesus. Nesse mesmo ano, Anchieta visita pela primeira vez a aldeia de Reritiba, lugar onde vai encontrar no futuro seu repouso eterno. Anchieta segue para o litoral paulista. Ao tomar contato com a injustiça sofrida pelos nativos, Anchieta se posiciona firmemente a favor dos humilhados e ofendidos indígenas. Em 25 de janeiro de 1554, junto com Manuel de Nóbrega, Anchieta funda outra escola jesuíta, o Colégio Piratininga, núcleo do que mais tarde veio a ser cidade de São Paulo. Em 1556, Anchieta recebe sua ordenação sacerdotal em Salvador, Bahia. Logo depois ele passa um período de tempo em Reritiba, entre os índios puris e tupiniquins. Em 15 de agosto de 1579 a imagem de Nossa Senhora da Assunção, trazida de Portugal é entronizada no Santuário de Reritiba. No dia 9 de junho de 1597, o velho sacerdote morre vítima de um acidente fatal, ao tentar descer a escada da cela para socorrer um índio doente. O frágil e desengonçado adolescente da Espanha tinha se tomado um gigante em terras brasileiras. Era chamado de 'paizinho' pelos indígenas; agora é chamado de "Apóstolo do Brasil" pela CNBB. É um dos pilares da civilização brasileira.


O FILME...

VÍDEO COM VIDA E OBRA DELE...

Sobre o santo padre uma visão completa no Wikipedia... Basta copiar e colar o  link abaixo
na barra de entrada na internet:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_de_Anchieta

E abaixo um link - basta clicar em cima -  com uma postagem da UO,
 interessante sobre a canonização:

Padre José de Anchieta é declarado santo pelo papa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário