OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































13 de julho de 2013

ROCK AND ME - NO DIA MUNDIAL DO ROCK'N ROLL



Já bem jovem confesso que nunca fui fã inveterado de rock. Nem por isso em meio ao cenário musical guitarreiro, não deixei de ter meus gostos roqueiros. No dia do rock, realçar isso e relembrar do que tive um gostar de ouvir, curtir.

Já nos 60, bem novinho ficou bem marcante os festivais, notadamente ligado até a medula por um som brasileiro, com tantos medalhões da MPB surgindo dali. Mas já nessa época, em paralelo surgia a jovem guarda que teve seus sons atrativos. Lembro mesmo é aquela velha canção ecoando: - “Eu era um garoto que amava os Beatles e os Rolling Stones” - e sim eu também passei a gostar dos Rolling Stones com Satisfaction. Mas nada se compara com a revolução melódica dos Beatles. “Help” sempre cantarolada,  como hino suave roqueiro. Ou seja dá pra perceber que o rock pesado não esteve presente em minhas atenções.







Talvez por isso nos anos 70, quando a música brasileira foi varrida em meio a ditadura, a mídia nos empurrava em geral a Black music americana. Mas o som dos hoje dinossauros do rock, do som progressivo pelos Pink Floyd ( como no filme "The Wall"), Genesis, Yes, The Who, todos da vida, se fizeram mais marcante, um som de mais qualidade em sua base roqueira. Depois com Queen e seu “Night of the Opera”, o filme com The Who “Tommy “ ,e “Hair” baseado na peça de ópera-rock de mesmo nome. E mais que tudo poder ver o Yes no Rock In Rio foi o auge desse ínterim. Dá pra perceber que nem tenho tanta história assim, mas na pouco que foi representou muito.
















Nos anos 70 surgiram os nossos roqueiros primeiros de sucesso, bem antes da explosão dos anos 80. Rita Lee entoando “Esse tal de rock’n roll” fez ecoar de volta o som rock brasileiro. E Raul Seixas com seu som rock meio baiano-nordestino. E quando parecia que submergeria, veio Blitz, Barão Vermelho, Legião Urbana, Lulu Santos, Titãs,  Paralamas do Sucesso,   Lobão,   Kid Abelha ( com Paula Toller gracinha ), o som de guitarras com som de pop brasileiro. Não sei bem se todos vieram impulsionados por Rita e Raulzito, mas eles com certeza abriram caminho. Um som que faz uma musica brasileira moderna.








O Rock de qualidade trouxe pulsar a todo tipo de música, modernizou até a minha tão querida MPB. E sua atitude revolucionou em modernidade a cabeça e os modos do jovem de classe média urbana que me inseria.

Mesmo não tendo aquele apelo todo que para muitos tem, não me fazendo de uma de suas diversas tribos, algo dele ficou. O som genuíno de suas guitarras e baterias, os shows pirotécnicos que fizeram escola em outras formas musicais de espetáculo.

E assim, fez de todos nós não reféns, mas admiradores de suas performances e a mim coube em certos momentos uma forma diferente daquela tríade nem sempre boa de “Sexo, drogas e Rockn’roll” – a mim caberia melhor: Simpatia, deleite e rockn’rol.

A todos seus fãs, artistas e platéia um sinal de mãos de quem fez do rock sua praia ou como eu ao menos turistas nela.

NO DIA MUNDIAL DO ROCK, LEMBRAR O QUE DELE ME FEZ ENTOAR!

Hoje, especialmente hoje bradar:

- AUMENTA ISSO AÍ QUE É ROCK'N ROLL!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário