OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































15 de julho de 2013

MASCULINIDADE A TODA PROVA E APROVAÇÃO – CONSIDERAÇÕES NO DIA INTERNACIONAL DO HOMEM







MASCULINIDADE A TODA PROVA E APROVAÇÃO – CONSIDERAÇÕES NO DIA INTERNACIONAL DO HOMEM

Um grande drama do homem moderno são as cobranças, a espera de “macheza” , de “virilidade” e de “coisas de homem”. Tudo um exagero, um lero-lero e no final das contas fica numa sinuca de bico ou de aceitação e afirmação que muitas vezes frustram e até humilham.

Algumas frases, que fui ouvindo durante a vida, sobre comportamento típico de homem e mais ainda de masculinidade e até “macheza” me deixa sem saber se sou diferente ou na verdade impor um papel que não nos cabe mais. Como fosse para prova de fogo em aprovação máscula.

“Homem tem que ser forte e seguro”

- O mundo pede sim sermos fortes e seguros. Aos homens então se cria um clima de obrigação e necessidade. Mas somos homens humanos, sujeitos as intempéries, problemas  e dificuldades da vida cotidiana do mundo moderno., que nem sempre nos fazem assim. E mais ainda: achar que homem tem que ser forte pra encarar, bater em violência é criar um estigma desumano ao homem que deve se portar com respeito e dignidade com a sociedade. E com carinho com as mulheres, por que não? A insegurança está apenas como um fator que se enfrenta com firmeza humana e não de macheza ora bolas! E nada de responder com força trazendo violência, muitas respondem hostil pra demonstrar ser mais homem e na verdade um pulha atroz agressivo.

“Homens têm que ser poderosos vencedores”

- O sucesso, o status quo, o vitorioso, o poderoso, o bem pago provedor, essas coisas foram passadas de geração em geração que fazem muitos homens frustrados e envergonhados quanto a isso. Numa sociedade materialista e de sedução pelo poder, isso deixa uma pecha que cabe ao homem e não a mulher necessariamente vencer na vida. Isso traz transtorno de objetividade em muitos homens preparados que tem que ser para tal. E aí são seres que não ligam pra família, pros trabalhadores, para os seres humanos em geral. E ser uma pessoa comum não o faz homem menor, faça o favor. Importante ser digno, batalhador, cioso dos seus e de si, e todos à volta. Vencer na vida é só um brilho não uma condição e dever.

“Homens têm que saber fazer de tudo”

- Existem aquelas mulheres que acham que homem faz tudo, conserta carro, de tudo em casa,  derruba árvore, e que é melhor homem. Mas vamos ser sinceros: habilidades manuais, assim como  as instrumentais não é para todos, existem profissionais para as coisas práticas do dia, acontece. Muitas vezes a gente aprende algo aqui e acolá, mas ser homem é ser normal que não é capaz de tudo fazer. Tudo é questão não de criação, mas de aptidão. Chato é homem acomodado, que deixa a casa cair aos pedaços e quando não há jeito, faz que sabe dar um jeito e piora. Não pode deixar barato mostrar que é macho e põe a casa a perigo de desabamento, pegar fogo na eletricidade ou parte hidráulica com água pra tudo que é lado, sem se mancar.


“Homem deve ser provedor e pagar as contas”

- Há tempos que os homens já não estão sós nisso. Mulheres trabalham, provem conjunto a casa ou ao menos a si mesma e nas saídas de diversão tem condições de colaborar. Mas ainda impera a idéia antiga de homem que é homem é o que mantém tudo e paga tudo. Isso hoje está se tornando algo complicado. Quando pode, nada demais, mas dizer que fazer o contrário é ser menos homem, que é estranho, fala sério. Papo antiquado, que fazem a festa de mulheres que podem dividir ou arcar alguma coisa e não o faz espertamente ou por comodidade ou tradição machista encampada por certas mulheres. Há homens que se envergonham quando não mantém esse padrão. Mas condições hoje não são fáceis pra ninguém!

“Homem são todos infiéis, mulheres fiéis”

- Faz tempo que isso ficou de lado. Há homens e homens, assim como mulheres e mulheres, existem sim os fiéis entre os homens quando estão satisfeitos com quem convivem, com quem fazem amor. A vantagem da mulher que em geral  termina pra ser infiel. Ainda existe uma cultura enraizada que homem deve ceder a isso quando aparece um rabo de saia, mas isso faz perder uma união estabilizada e feliz. Não tem lógica de ir atrás do que não convém. Mas cada vez até as mulheres estão entrando num clima de dar chance a aventura em desventura. Como ser de um fosse hoje anormal, muitos de espantam quando se diz que é fiel até a medula.. Nada haver – se está bem com quem está.

“Homem só pensa em sexo ao contrário da mulher”

- Faz tempo que muitas mulheres cobram sexo e sexo, terminam por conta disso. E há sim homens que pensam sim em sexo, e muito, mas não se atém a isso.Há quem tem o desejo amoroso. Mas há uma cultura que homem deve pensar em mulher pelo sexo. Muitas vezes falo que há uma nova pessoa na minha vida e tratam como fosse uma carne – já comeu? Não é bem assim: há o gosto pela pessoa que aliada a uma atração faz melhor para muitos. Mas haverá muitos homens que acham que devem seguir o modelo que se deve pensar em sexo, sexo e... sexo! Mas esses estão defasados como homem de verdade. Nada vai mudar a cabeça de um homem quanto a querer fisicamente mulher, mas não num  limite que se encerra nisso.

“Homem é visual, mulher emocional”

- Muitos homens hoje não estão restritos a atração física, mas emocional. E muitas mulheres objetivas, nem sentem tanto assim. E há mulheres que escolhem fisicamente sim como em geral fazem as pessoas hoje em dia.Mas há toda uma preparação familiar que homem deve correr atrás do sexo feminino e mulher do homem de sua vida. Uma incoerência que não cabe mais. A mulher que reclama dos homens os preparam como filhos  pra ser e fazer o que elas não querem para si. Deve-se passar sim que homem pode sentir, isso não é feminino, é ao modo masculino de ser. A mulher que ridiculariza ou desvalorizam isso paga o pato ao achar ser puro e menos másculo, cria desrespeito e de desgostarem dela como ser humano além da mulher. E o homem que se impõe a si isso, pode entrar em crise quando falhar, ou diminuir ao envelhecer.

“Homens mentem quase sempre”

- Há algum tempo atrás começaram postar que o dia primeiro de abril é dia do homem porque mentem. Ou seja generalizam o que nem é mais tão tendência assim. Aquela velha história de homem sedutor que mente para conseguir mulher e ela coitadinhas são sofredoras tem caído chão adentro. Mas como tudo na vida, existem sim e muitos que o fazem e urdem tramas pra vencer barreiras, tantos sociais como sentimentais e sexuais. Mas mulher também mente, o ser humano em si nem sempre é legal nisso.Ao atribuir ao homem ser um mentiroso por natureza é uma generalização burra. E conceitual eivada em preconceitos. O ser humano anda com déficit de honrabilidade, mas isso não o faz como sina e capacho de mentiroso por natureza.

“Homem vai lá e ... pimba!”

- Esse comentário bem-humorado de um simples vendedor de pipocas evoca um velho preconceito: que homem que é homem tem poder viril de estar engravidando com seu sêmen ou que não pode falhar na hora h. Como se o sexo fosse uma comprovação de sua masculinidade e não o é. Não importa se não engravida a torto e direito, inconsequente e  irresponsavelmente nem que é potente a qualquer tempo, hora e condições. Deve sim fazer com gosto, responsabilidade e destreza no final, não automático feito touro reprodutor, macho e fértil para as fêmeas – isso é animal! Homem pode e deve tentar dar o seu melhor, fora isso é se encolher quando não é capaz em dado momento disso. Importante é ser homem que honra suas calças e seus semelhantes.

“Homem tem que ser pegador”

- Generalizou-se que homem não pode deixar de “pegar” mulher, independendo se gosta, se tem afinidade, identidade, desejo de atração. Ora, se é mulher se pega! Pega, só por ser mulher? Sem lógica isso. E achar que homem é mais homem quando pegam diversas e muitas mulheres a esmo só estimula a promiscuidade, infidelidade e o fim dos relacionamentos sérios. Já há muitos homens que sabem que isso é exagero. Homem é um ser sim, invariavelmente que deseja carnal muito sim, mas cada vez mais os bons, que existem e devem ser mais valorizados pelas mulheres, e não achar que cafajeste é que é homem que lhe valha. Homem tem que prestar e saber pegar bem a mulher que quer e ama é que vale bem mais!

 “Homem não é sensível nem romântico como as mulheres”

- Homem pode sim sentir, ser carinhoso e romântico, não é ser afeminado ou frágil ou delicado como muitos, inclusive mulheres apregoam. Nos séculos passados era ao contrário, ser gentil e generoso, ser poético e cavalheiro era atributo de homens com H maiúsculo. O moderno desconstruiu isso, fazendo desse ser um fraco e fricote diante o mundo e as mulheres. Uma pena o transformarem num chato, num bonzinho sem macheza, pois é um ser com mais visão humanitária e de sentimentos. Cada vez mais na hora da conquista não seduz mais. Um país latino de Don Juans a serem postos como símbolos, fica difícil um Romeu ser valorizado. Cada um é um cada um, sem ser piegas e pegajoso com equilíbrio pode ser sedutor e querido.

“Homem tem que ser possessivo pra mulher não se achar e não ser traído”

- Homem que acha mulher sua posse não respeita a sua parceira. O ciúme fora dos limites traz intolerância e até violência. A mulher faz uma concessão para o homem e cada vez mais não aceita, nem acata ser diferente. Homem deve respeitar a mulher que faz respeitosa para si. Existem aquelas provocativas, que são indignas e até mundanas. Mas nem por isso são passiveis de agressividade. Ninguém é de ninguém só deve haver respeito humano recíproco, se não, é cada um pro seu lado, apenas isso, a honra não está em jogo deve deixar bem claro isso. Ser homem não é ter poder sobre a mulher,maltratar e até matar, mas a conquistar e cativar ao ponto que será sua não como posse, mas por que o quer e bem. E aceita que trabalhe, se orgulha do sucesso e prestigio dela, se não, sendo machista, caia fora. Fora isso, melhor o fim.


“Homem é tudo igual só muda de endereço”

Não é não, bem diferente são. Tem DNA, digitais, histórias, modos de ser. O que acontece que muitas mulheres que insistem com uns tipos ditos “mais masculinos”, predadores sexuais ou sociais, alguns rudes ou cafajestes ou de caráter dúbio ou ruim, acabam sofrendo e daí generalizando. Como há muitos por aí fica essa impressão. A questão de escolha dizer que não “se manda no coração” as levam à esses calhordas. E aí o “homem” em geral paga o pato? Esses são homens com deformação moral ou espiritual e por favor não nos coloquem num paredão único metralhando. A verdade que o ser humano não anda bem, homens e mulheres, ma sé fácil usar o estereótipo de ser o “homem”, especificando nisso generalizando a todos insensatamente.

“Homem bonzinho é chato”


É estranho o fascínio exercido por grande parte de mulheres que homem bom é homem que se porta como tal é bonito, bacaninha,  mas não é pra ela na vida dura real. O mundano é preparado pra saber que o mundo não é dos bons e justos. Aí vem aquela coisa que bonzinho é chatinho, pegajoso, carinhoso piegas. E lógico, não traz segurança masculina. Como estes não soubessem dosar e enfrentar o que der e vier. Na falsa impressão de segurança de homem com h, acabam com homens que fazem o inverso as deixam de lado, pessoa erradas. Daí o desastre. E aí dizem o anterior que todo homem é igual, aí que se lembra do “chatinho” bonzinho, até lamenta porque não ele, mas o faz amiguinho ou nem isso. Afinal ele não instiga os instintos, não tem pegada. Aff! 

“Homem não faz nada em casa - pra uns nem deve se é homem”

É duas formas simplistas de ver e fazer as coisas. Ou de evitar. Na cultura latina machista homem não é preparado pra certas tarefas ditas femininas. mas ao casar ou mais ainda ao ficar só, nada demais  fazer de tudo um pouco dentro de seu contexto e limites dentro de casa e fora. A necessidade bate mais forte e dividir ou fazer algumas tarefas mão diminui macheza. Não precisa pagar ou ter mulher pra isso não, aprendi a lição. Não é ser "dono de casa", mas saber que certas coisas se faz quando é preciso. Mas é um asburdo sim, fazer e depois a companheira dizer: você não faz (quase) nada. E acabou-se de lavar uma garagem, um quintal.Mulher nesse ponto critica tanto que inibe. E pais e as mães não fazem a cultura que homem pode fazer de tudo, mas não que venha gostar, mas se é impelido pelas circunstância ou tem boa vontade, nada tem demais isso.

"Homem filhinho de papai e mamãe, bonitinho demais, todo certinho, ou é gay ou frouxo"

A inveja ou desrespeito é uma merda é uma droga- até inventa, distorce o que nem sabe direito. Aquele negócio - basta ser educado,bem cuidado e de bons modos que taxam de bobão e até gay - como fosse mais homem ser bronco com cara de macho e se fazendo de tal, maltratando, sendo mal-educado. Não conhece o cara, o rapaz, mas tem tem gente com jeito maldoso ou impertinente com as aparências e isso se chama: maledicência!  Um mal que sai pela boca do pseudo homem e pode provocar estragos , humilhações e constrangimentos. Mas foge o pulha da porrada, quero ver destratar na chincha sozinho não em tribo, como não se fosse homem de verdade fora de seu meio e padrão anormal de ser. E o que é diferente então, criam estereótipos. De boa origem então, bem abastado acham que não é de nada, quando não há nada a cobrar, provar, mostrar! Quando se é homem se é, não precisa agir, reagir desproporcional, nem se enfeiar ou se fazer de másculo. Ou é ou não é, não o que dizem, o que acham; e como não o fazem, sem noção da dignidade e honradez masculina, de ser mais que homem, ser acima de tudo humano!


Triste do homem que trata mal sua mulher
pra manter sua fama de mau!



Nenhum comentário:

Postar um comentário