Não basta ter educação de estudos, mas também...
Ser educado e ter educação, não basta ler livros, nem ter nível de instrução regular ou alto suposto cabedal cultural, estar em estratos superiores sociais, renda maior, Status Quo, e dos que se acham.
Está interligado nos modos, nos conceitos, no convívio, no respeito humano e tudo que faz uma pessoa ser o melhor para o mundo, as pessoas e a sociedade em geral que inspira e reparte...
Já vi filha de um mestre de obras mais educada que um mestre de faculdade. A educação vai além de uma fina estampa, mas fino trato, é como fosse o melhor do conteúdo em si de ter, fazendo parte do ser.
Alguns dizem que ser educado nasce no berço, outros que educação vem de exemplo de vida ou ensinamentos em absorção, com certeza é uma sapiência em forma de ciência,
Ser educado e ter educação em amplidão faz de tudo quando se é ciente, ser consciente, algo que vem da alma da gente, levando-nos pra frente, dando estruturação concepcional de senso e consenso.
Educação aumenta sim com conhecimento, mas desde que digerido e desenvolvido e direcionado ao que está envolvido, vivido de forma que o faça parte além de uma norma pré-estabelecida..
Educado é ter virtude, visão, uma atitude, uma plenitude, que não faz ninguém superior arrogante, entranha na cabeça e se espraia no bom coração. Concepção de boa vontade.
Educação sendo bem educado é unir o útil ao agradável, o que de fato nos integra, na entrega pelo bem servir a si e aos outros. E assim, só assim dividir o que há de bom em nós.
E finalmente seguir o preceito de Cora Carolina:
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário