OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































27 de outubro de 2010

REALISTA - ENTRE OTIMISMOS, PESSIMISMOS E IDEALISMOS




REALISTA: NEM PESSIMISTA, NEM SÓ OTIMISTA


“ O pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê a oportunidade em cada dificuldade ” – assim se diz numa frase famosa.

Mas fico mais para realista: não acha que não vai dar certo, pois sabe o que pode acontecer. Ve com realismo se pode mesmo acontecer, já que avalia com critério .

Tem gente que se faz de otimista e acha que basta querer para acontecer. O realista olha os meios e as condições para tal.

Tem gente que se faz de pessimista e acha que nem sabendo e podendo acontece. O realista olha  os modos e as formas de evitar.

O realista se perceber que não vai dar o faz por conta das realidades dos fatos. Se achar que sim o faz pela viabilidade de se fazer acontecer.

É lindo ter sonhos na vida. Mas não delirantes, ou pouco prováveis. O realista não quer ser nem otimista, nem pessimista, sonha dentro do real e não no campo das fantasias e das ilusões, as boas intenções que levam, ao fracasso e a frustração. Por que o realista quer estrutura para não deixar isso vir acontecer. Se não evita - mas não por comodismo ou medo, ou porque se sente menos capaz.

O realista sabe que certas coisas só com vocação. Outras não. Mas quem é otimista acha que basta ir de encontro e aprende e exerce. Se és alguém sem dons calculistas vai ser engenheiro ou negociante? Vais tocar um instrumento ou escrever bem sem aptidão para tal? Mas se tem sim, o realista não fica como o pessimista que mesmo tendo, diz não adianta tentar. Se há o potencial em si, realisticamente vê até onde dá pra ir chegar e alcançar e se tem pouco, médio ou muito talento.

O realista procura saber se somos capazes até que ponto. Quando há limitações em si, do que pode fazer e ser, não faz por isso que seja limitado que é bem diferente. O otimista acha que pode mais o que pode. Já o pessimista que não adianta se está predestinado a não obter, a ser. O realista vai fundo a ver as diferenças para fazer e ser, do que é possivel e do que é provável.

Realista é louvável que o seja. Sem com isso que não venha permeado de idealismo. O realista sabe amar sem conta, pode ter sonhos de amor romanticos, mas não se perde nisso por que sabe até onde vão as coisas por mais sentimentos que tenha. O realista não se atém a ficar platônico, em amores irrealizados, ou inviabilizados e o pior de todos, os impossiveis. O otimista demais sempre acha que basta amar e ter amor que tudo irá levar a felicidade e ai quebra a cara. O pessimista extremo acha que será sempre infeliz no amor. O realista sonha com amor de olhos abertos, mas não os cerra tornando-os de antemão na contramão. Isso é coisa de pessimista. Nem acha que amando basta, isso é coisa de otimista.

Ser pessimista é péssimo, ser otimista é ótimo. Mas na verdade dos fatos e atos, ser realista só parece péssimo porque sabe que nem tudo dá. Realista é ótimo quando se enche de certeza que dá. Então o melhor de tudo – ser um realista otimista. Ou um idealista realista. Esse sim vai pra frente. Acha sim que tudo pode e até vai dar certo – mas com seu discernimento, lucidez, de avaliar, projetar e segue em frente, encara de frente, sem cair em abismos da falta de juizo, da falta de planejamento. Faz do sonho seu aliado a vitória e não  pesadelo a sua derrota em perdição...

Nenhum comentário:

Postar um comentário