OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































27 de outubro de 2010

INTERESSES E NECESSIDADES


INTERESSES E NECESSIDADES


O interesse e a necessidade vem em interagem, entre as formas básicas de inter-relacionamentos das pessoas e das coisas. O grande problema é o grau e a forma que elas são premidas, precisadas, exercidas ou recebidas.

“ O amor é um sentimento tão delicioso porque o interesse de quem ama confunde-se com o do amado.” - Stendhal

Houve alguém importante em minha vida que não acreditava ou não queria esses amores que são baseados em interesses e necessidades. Não entendia que podia não ser só assim. Mas realmente a maioria das vezes a pessoa só se move a você porque está interessada em você como companheiro físico-espiritual, do seu meio social, do seu status quo. Ou de necessidades de carências emocionais,  materiais, sexuais.  Essas baseadas muitas em falsas precisão e premissas do que se deve Ter um relacionamento. Até porque muitas vezes criam distorções. O homem que não respeita o resguardo por uma suposta necessidade fisiológica sexual normal, na verdade esconde algo de patológico ou de fixação.

Ao mesmo sonegar constante, cria insatisfação normal. A perde de interesse no outro gera frustração e daí irritação, daí uma separação. Mas relacionamentos baseados na necessidade do outro criam também desequilíbrios, como se a vida em si só tem felicidade e motivação por conta do outro. Ao mesmo tempo, sentir o outro desnecessário, ficando desimportante    no interesse não vem a calhar. Ou seja, o melhor interesse está na motivação de quem quer e gosta amando e a necessidade normal é aquela que temos em nós para suprir a normalidade das pessoas, que é acabar com solidão, saciar dos instintos sexuais e afetivos. 

Onde está o erro disso? Mas quando tudo isso descamba para como fosse essência única da vida, pode criar desiquilibrio psicológico ou emocional, se não patológico. Tenham certeza, o interesse e a necessidade precisam ser revistas. Quem quer namorar o faz com interesse e dentro de necessidades que são concebíveis, não bastar querer ter companhia, qualquer homem ou mulher serve sem ver como é, se nos cabe, serve mesmo. Mas  como diz a canção “ninguém pode ser feliz sozinho”. Mas que não faz disso um desamparo, desespero ou obsessão. Mas nada demais simplesmente querer ter o interesse e a necessidade de amar e ser amado, de se querer e ser querido.


Quando a necessidade aperta, toda a razão é inútil." ( François de Bois-Robert )

Saiamos do campo de relacionamento amoroso, para dois outros: os de sociedade – sejam sócios culturais, como de mecanismos de conduta e condução ético e de moral. E os de interagem interpessoais das pessoas.

Os interpessoais é algo óbvio....

 Se há camaradagem entre pessoas, baseadas na amizade como aceitar que tem que haver uma troca de interesses? Ou só nos procurarmos por necessidades? Ao mesmo tempo, as pessoas assim se procuram para auxiliar nas necessidades com interesse. Com interesse para que não hajam necessidades. Porque o básico da amizade é que queremos o melhor do outro sem qualquer interesse para nós, ou que, havendo, para que ambos fiquem bem suprindo necessidades. Procuramos o amigo por interesse nele em si, e não para si, mas ao mesmo tempo procuramos porque temos a necessidade de se agregar, que é uma necessidade básica do ser humano. E a premissa da Oração de São Francisco é básica: é dando que se recebe, é amando que se é amado. Apesar que muitas vezes nos doamos, oferecemos ajuda, nossos afetos sem exigir a troca, isso fica implícito na gratidão, no reconhecimento de esforço, que haja reciprocidade. Mesmo que não tenho tido êxito, houve a tentativa. Imagine obtendo?

Já na caridade quando há o sentido cristão ou por bondade humana, por humanismo,  o interesse é pelo bem comum num campos de vastas necessidades, algumas devastadoras ou no mínimo desintegradoras do tecido social. Só que se tem que Ter cuidado se a caridade assistencial não vai gerar acomodação, do individuo ou da sociedade naquela situação. Ninguém deve viver de caridade alheia sem tentar sair dessa teia de aranha. Ao mesmo tempo olhar pro próximo e achar que se vira, porque supostamente é capaz sendo adulto, é não ver até onde subcondição ou as limitações humana que os levou a isso.
 
No campo profissional, mesmo que as condições   financeiras e materiais não são fechadas nas suas necessidades básicas, o interesse pode se permear pelo bem servir, porque atrás de um requerimento, de uma pendenga, há um ou mais seres humanos, comunidades até, com suas necessidades sendo previstas independente do interesse de quem pode satisfazê-la ou analisar as suas possibilidades e as executar. Agora tem aqueles tão decantados jogadores de futebol que antigamente beijavam a camisa porque o interesse dele era mais a paixão pelo clube e hoje pelos interesses de ascensão sócio-cultural e dos meios esportivos baseados na arrecadação. 

O mundo esportivo faz tempo que deixou o idealismo do interesse esportivo por si só. Isso engloba também tantos outros campos, que traspassa até na ultrapassam da ética e da moral. Minha mãe reclamava que falavam mal de médicos, não entendendo ela que faz algum tempo que não há mais os médicos que eram mais voltados a família. Boa parte deixaram o juramento de hipócrates pelo de hipócritas, em interesses materiais e de sucesso ao além de curar que deveria ser a premissa básica, mas ao mesmo tempo, um médico tem suas necessidades, deixá-lo ao relento é criar desalento em tão nobre profissão, os fazendo desinteressados. Isso vale para professores também. O interesse básico é o que? O idealismo para o bem comum virou para o bem de si em ou de um grupo em sectarismo.

Já no campo politico-governamental os interesses e necessidades são onde mais ocorrem distorções. O interesse é bem servir, mas eis que muitas roça na quase-servidão, troca de interesses coletivos ou individuais. As carências de necessidade são mais para manutenção do poder que depois entram supostamente com interesse de resolver e no fim perpetua para que haja interesse   de se suprir necessidades que nunca se solucionam com paliativos ou assistencialismos com o chapéu ou cofre do dinheiro público ou alheio. Para se eleger ou se manter no poder politico ou de governo há interesse que se troca por necessidades a serem supridas. E dentro disso tudo interesses excusos de corrupção ou negociações virando negociatas. E por ai vai.

Entre necessidades, o interesse incendeia. Entre interesses, a necessidade permeia... Pode uma independer da outra.  Ou interdepender da outra e juntas, fazem do interesse para suprir a necessidade e da necessidade gerar um maior interesse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário