OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































31 de outubro de 2010

INDIVIDUALISMO, EGOISMO E AMORALIDADE





Individualismo X Individualidade


“ O individualismo é uma característica doentia da personalidade. Porém, a individualidade é ancorada na segurança, determinação e capacidade de escolha!  É, portanto, uma característica saudável.Infelizmente desenvolvemos freqüentemente o individualismo, e não a individualidade”.Vincent Benedicto

EGOISMO

" O egoísmo não é amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios. ” Aristoteles.

AMORAL

“ Amoral é não ter moral, não ter consciência do que seria certo ou errado em termos morais.” – definição tirada da internet.

Nos dias que correm cada vez mais as pessoas se voltam a ver só seus umbigos, estar nos seus quintais. Nas nessa hora há de se distinguir indidualidade do individualismo ainda mais distorcido no sectarismo do egoismo/egocentrismo..

Como forma de se preservar, de estar seguro, não cair no abismo do obscuiro, de se valorizar no amor-próprio, muitos seguem na individualidade, que como na frase acima não pode descambar no individualismo, que pode assim descambar no egoism mesmo. Já me peguei diversas vezes em indivialidade. Ai quantas vezes se equivocaram ser timidez, antipatia, apatia, falta de trato social. Apenas recorria a um mundo a parte sabendo que fazia parte desse aqui de todos nós.

Quantos vezes deixava de procurar o amor a dois com suas cobranças, suas exigencias, de não ver que eu sou eu e não o que os outros são e querem, muitas vezes achando que se os outras fazem, em especial os homens fazem, eu tenho que fazer igual – certo? Nada haver! Não deixarei de ser um ser humano normal ou menos masculino por exercer uma forma diferente de individualismo, se não de invidualidade. Custei a entrar de cabeça e quando o fiz, quebrei a cara muitas vezes. 

Quantas vezes em meio a um meio social me esquivei para não se comparado, criticado, zombeteado, ou me sentir deslocado? Mas a individualidade tem que se cuidado para não se fechar demais em copas, fazer muros.
 
Houve um tempo que quase todo jovem gostava de musica estrangeira eu de MPB, o cinema era de entretenimento, eu cinema cult, cabeça. Eu estava exercendo minha indivIdualidade ora bolas! Quando novo as pessoas não iam para a praia na região dos lagos,  ficavam no carnaval, ai queriam, por ser jovem carioca, que gostasse, ué, eu não gostava e pronto! Não que não ache legal pra burro o carnaval da Bahia ou Pernambuco com suas musicas alegres, percussivas, adoro axé, frevo, qualquer musica pra frente que tenha alguma qualidade. Mas me dou o direito de exercer minha invidualidade de não ter nisso total afinidade e compatibilidade. Todos tem que ser assim.

 Mas quando a questão é amor e encontro de alguém que dá pra trás por indvidualismo, acho tudo uma necessidade de equilibrio. Acho que cada vez mais se quer o relacionamento do cada um no seu canto, sua casa, e cheirosinho, vc exerce o outro como seu namorido(a). Sua invidualidade é exercida, mas abrindo ao gozo do namoro com intimidade. Mas ao mesmo tempo se cada um se gosta demais, vai de querer estar juntos, vai fazer do individualismo barreira? 

Quantos casais se separam porque não sabem adaptar suas individualidades, só se vê individual e não a dois.  Ai vira individualismo, como na frase acima. Nossos projetos de vida no geral descambam no individualismo. Mas é bonito quem se doa na caridade, nos negócios para gerar renda e emprego aos outros. Gente. individualidade é uma coisa, outra é só se voltar a si. Até por isso que muitas vezes achando que exercem a sua individualidade e/ou individualismo, o que cai mesmo é no... EGOISMO, EGOCENTRISMO. Vejamos.


O egoismo e mais ainda o egocentrismo, é a exarbeçação do individualismo, ao ponto do EU se achar centro do planeta, se não do universo. Se acha o tal, e tudo gira em torno de si e para si e que se dane-se se a outra parte sofre, se a humanidade perece. Nunca concordei que se há problemas maiores que o meu, o meu é insignificante. Claro que não. Mas não acho que por isso o meu é unico e os outros que se explodam. O que sei é que minha vida que vale, sem que desvalorize dos demais e no fundo me preocupe também com a dor alheia e os problemas de todos num todo.. Ser voltados a si é um caminho que por vezes leva a distorções inimaginaveis. Tudo que faz, pensa no seu EU. E seu ego se infla, acha nada demais menosprezar, ironizar, pisotear, dar a volta, nos outros.
 
Há um campo claro que o egoista é um amoral. Muitas pessoas se atem demais ao imoral e na verdade o amoral é mais cruel, pois o imoral só transgride a forma saudavel das formas intimas de ser. Mas o amoral é capaz de por fogo no mundo, como Nero fez em Roma, matar a propria mãe para ver de onde veio. Quandos soube essa historia, achei um descalabro. Dirão que isso na verdade é loucura psicopata, é sim, mas loucura de egoismo no estado mais impuro que existe. Cada vez mais a politica tem sido alvo dos egoistas. Ela seria instrumento do bem estar social na sua concepção, mas se volta a uma máquina pros egoismos inflados, que quer mais e mais status, sucesso, poder e dinheiro, ao ponto que cada vez mais dificl separar o joio do trigo.. .se lá só há joio!
 
Mas vejo que se fala muito do egoismo dito das “elites”, mas esquecem que o tecido social tem sido corrompido. As pessoas não querem mais saber das necessidades do outro, das dificuldades, isso se generalizou em todas camadsas sociais. Talvez alguns veriam essas formas venais apenas por conta das imperfeições do ser humano. Mas pode ter certeza que a chave desse amoralismo está no egoismo, e mais ainda no egocentrismo.

E há coisa pior coisa que usar Deus, Jesus, para veleidades e ambições de cupidez centradas numa religiosidade as avessas? Só pelo dinheiro e poder que envolve as carencias humanas que buscam os céus a solução de seus problemas ou conflitos.  Mas quantas vezes já vi um simples pedreiro em claro egoismo fazer igualzinho lá em cima? Reflexo de cima? Ora, isso é desculpa esfarrapada. Se alguém consegue o poder, por menor que seja, e sucumbe, num egoismo inflado, não é o poder que corrompe, é sim a propria pessoa.

O egoismo dá as mãos a amoralidade e a veleidade. Não tenho dúvidas disso. Uma relação de amor e amizade despenca quando tolhidas pelo egoismo de um ou de ambas partes. Que geração estará sendo moldada assim? Que valores, que ética? Triste fim dos tempos. Mas nem tudo é isso. Há os que resistem bravamente, mas como correm contra-corrente, muitos desistem pelo caminho.
 
Conclusão que se chega: É que individualismo quando na individualidade é um 
mal necessário de se valer em si mesmo, defesa e preservação de seu reconforto
sem com isso seja comodismo e de valorização porque não de sua auto-estima. 

Mas que ao passar desse limite, de fazer valer a tal “Lei de Gerson”  de levar 
vantagem em tudo,de distorcer a oração  de São Francisco de Assis que é dando
que se recebe para meros usufrutos escusos, é de admirar como vai ficar o 
mundo assim daqui a algumas décadas, séculos. Egoismo moldado no amoralismo? Espero que não. 

Nunca deixarei de ser idealista, só querendo realisticamente observar o que 
vejo como tudo se descaminha a um egoismo orgulhoso presunçosoe pior, 
mesquinho, de si para si na mais puro amoral modo até venal de ver e fazer
com as pessoas, com o país, com a sociedadde em geral...

Nenhum comentário:

Postar um comentário