Hoje é dia de Marechal Cândido Rondon, que indo no inicio do século XX pelo sertão do Centro-Oeste e norte do país, levou linhas telegráficas a esses rincões tão afastados da civilização. Nessa bem-feita empreitada, buscou a integração dos índios na época tão isolados, para que fizessem parte do país e evitar mais extermínios de tribos inteiras.
Um descendente mestiço indígena, que não renegou sua origem, os defendendo. No seu dia comemora-se o dia das comunicações, mas pode-se dizer: de um defensor dessa raça tão vilipendiada deste Brasilzão nem sempre justo.
Um dia participei de um projeto Rondon em estágio de trabalho universitário urbano na Junta Comercial/RJ, como forma de integração de jovens ao mercado de trabalho do país. Outros faziam em campo pelo interior tão esquecido, ajudando o povo ribeirinho e sertanejo.
Sua inspiração era essa: empreender o inserir do ser humano no mundo, seja de qual origem seja. No dia que se comemora mais um ano de seu nascimento, a justa homenagem a esse grande humanista e humanitário, muito além do militar.
UM VÍDEO HISTÓRIA DESSE GRANDE
HOMEM DE SEU TEMPO...
Nenhum comentário:
Postar um comentário