OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































11 de maio de 2013

100 ANOS DO BAIRRO MARECHAL HERMES - E NELA UM POUCO DA HISTÓRIA DE MEU PAI




Há exatos 100  anos atrás, em 1913, o Exmo. Sr.  Marechal Hermes da Fonseca, resolveu que no Rio três locais iriam ter pontos de moradia símbolo operária no Rio de Janeiro: um na Zona Sul, um em Vila Isabel e outro a beira da linha férrea, pertinho de Deodoro. Que advém de nome também militar e que virou bairro – a este novo então se denominou bairro de Marechal Hermes. Por um tempo interrompido por conta da saída política do grande político e militar, em época de Getúlio Vargas foi completado. E assim foi fundado esse bairro sui-generis, até por conta da forma de seu casario antigo e ruas com alamedas largas.



Poderia passar despercebido pra mim isso, se este bairro não evocasse algo especial do passado: onde meu pai Dr.Donário Filho mais labutou como médico, quando eu ia tanto por lá. Ganhou matrícula do Estado no Hospital Carlos Chagas, onde foi bastante querido pra quem o lembra da época entre anos 1960 a 1990.  Depois por conta de uma casa que ele quase adquiriu bem antiga, fez dela seu consultório e cujas lembranças mais firmes eram as suas portas antigas e paredes sólidas, que prego dificilmente se pregava sem envergar! Casa com andar de cima ainda, por pouco não virou patrimônio familiar até hoje. Que pena!



Sempre ia a sair por suas vias largas, e comer pastel com caldo de cana na estação comprando gibis em bancas que ficavam onde era considerada a rodoviária do bairro, ponto final de diversos ônibus da Zona Norte. Nós que fomos criados na Zona Oeste, tivemos nosso momento Norte por conta de Marechal Hermes. O casario na maioria dos casos se manteve no formato antigo, mas com ares modernizados, alguns transformados em pontos comerciais. E finalmente uma escola técnica de bom nível se fez ali ao lado, que hoje se conhece como CVT ou FAETEC. O bairro é bem talhado a classe média que é boa parte dos moradores desse bairro.






Tempos depois o Clube Botafogo fez seu centro de treinamento de futebol próximo, mas nesse tempo não estávamos mais lá. O que se manteve intacto é o prédio escolar de formato antigo provável do início do século XX e o Teatro Armando Gonzaga, que cheguei a ir e ao que me consta não tão utilizável como antes. Já sua marca registrada de estação dos tijolinhos, a estação de trem se mantém como ponto de passagem e de desembarque por trem. Algo que vez ou outra fazia. Quando queria ir pra Tijuca de ônibus e não de carro descia ali e pegava um ônibus que faz uma volta incrível, 638, verdadeiro turismo cansativo pela Zona Norte! rsrs.








Marechal Hermes, bairro aprazível, parabéns pelos 100 anos...

E lá no fundo, lá atrás  fez parte da história de meu PAI e minha!

Um comentário:

  1. SOU APAIXONADO PELA ZONA NORTE. VIVA MADUREIRA, BENTO RIBEIRO E MARECHAL.

    ResponderExcluir