OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































5 de outubro de 2013

FURYO - RESGATE DA FRUSTRAÇÃO DE NÃO VER O FILME EM 1983 - 30 ANOS DEPOIS





1983. Exatos 30 anos cometi um equívoco, mas quem mais falhou foi o profissional da entrada do cine Tijuca ( que eram 1, 2 e 3 ), na época um chamado cine de rua, apesar de ficar numa galeria na Rua Saens Peña. Entrei pra ver o filme "Furyo - em nome da honra" ( título em português ), dirigido por Nagisa Oshima e que tinha o chamado que era estrelado pelo astro famoso na época cantor de rock David Bowie. O porteiro me deixou entrar na sala errada. Ao que entrei vejam só: vi um filme pornô! Chega a ser hilário lembrar. 



Sai com a convicção que veria pouco depois, ou lá mesmo ou na TV. Porém saiu de cartaz, nunca passou em canal aberto ou assinatura. Eis que agora filhote espertinho baixou na internet! Resgatei-me da frustração da época de não ver. Constato que não é nenhuma maravilha, mas um bom embate sobre duas civilizações - oriental e ocidental - e que como se dizem basta dar poder a um homem para ver seu caráter. Da pior forma ali sendo bélico e num campo de concentração de prisioneiros de guerra na ilha de Java. 



E descubro, pelo título original - Merry Christmas Mr. lawrence - interpretado por Tom Conti - que este era o centro da trama, não Bowie, uma espécie de coadjuvante especial, junto com os comandantes delirantes agressivos japoneses, em especial o interpretado pelo grande ator japonês Ryuichi Sakamoto. Sempre na ofensiva de humilhar, japoneses longe da forma cordial que hoje tratam os estrangeiros.

Claro que é um cenário de guerra, mas acima de tudo, um acirrar dos ânimos, que teve seu clímax com seu desconcertante final que deixo em aberto para surpresa de quem queira ver. Bowie fez de seu personagem incisivo ao quebrar o clima pesado de uma execução. 



Recomendo, ainda que com restrições de não ser obra-prima, mas bem filmado e interpretado. Valeu esperar de certa forma, pude ver de forma mais crítica aos olhos maduros. E ver que de fato a humanidade perde esta sob a influência da guerra. Uma pena, lição jamais aprendida por tantas nações, e por grupos e pessoas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário