OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































19 de outubro de 2013

VINICIUS DE MORAES É FUNDAMENTAL - CELEBRANDO CENTENÁRIO





 O meu soneto predileto - até pq não celebra o que é chama enquanto dure, mas o que é toda forma intenso e extenso. Vinícius aí é fundamental! No seu centenário.


Quando passei a gostar de poemas, realmente me foi no primórdio  inspirador Drummond de Andrade, com seu verso livre sem muita métrica e ainda que com grandeza de espírito, mas não havia nele a intensidade de sentimentos e de vida. Ao me deparar com a antologia de Vinícius de Moraes acima e o verso soneto do amor total, entrei de cabeça em algo que gosto tanto: celebrar a mulher e o amor. E a vida desfrutada com mais prazer e não só ficar a lamuriar, lamentar os infortúnios.

Ainda que por vezes transpasse algumas melancolias, tinha versos  menos complexos, falava mais ao humano, com maestria e sem muita fantasia, e sim elegia ao prazer e ao ser que vive e se ve em muito do que escrevia. Ele sabia tocar de forma muitas vezes bem-humorada ou mesmo solene como quando descreveu o horror da bomba atômica. O que ele mais gostava no entanto era a anatomia dos mulheres que esculpia em versos e letras, em especial sua garota de Ipanema.

Ainda que não utilize muito o soneto como nosso poetinha fazia – termo feito por Tom Jobim de forma carinhosa – essa forma exacerbada de quereres, desejos e amores, fizeram dele um guru poético-cultural. Algo de simplicidade dentro de uma complexidade de versejar. Estou aqui a comemorar esse grande poeta e letrista de todos nós. Assim como ele quis fazer essa dupla função: poesia em extasia e letra em cantoria de música com alegria.

Outro dia li uma crônica de Fernandinha Torres, que abaixo reproduzo, que fala dele entremear um cantar e em outro instante, declamar versos em alto e bom som. Perfeito isso. Como sonho um projeto assim! Poético-musical.  Pena não tenha tido esse privilégio da atriz se fazendo de cronista, de ver ao vivo e a cores essa junção sob a benção do criador. Talvez jamais seria tão boêmio e mulherengo como ele, no entanto essa veia romântica da vida tenho estima me é paradigma.

Ah! Se todos fossem iguais a você – que maravilha seria conviver.

Influência em confluência. Vinícius 100 anos – de graça que congraça.

Uma praça poética que nos assentamos. Que nos encantamos. Pra sempre.

Outros poetas me desculpem, hoje Vinicius que é fundamental!


Site disponibilizado pela família – de sua obra & biografia: www.viniciusdemoraes.com.br



Cliquem em cima da imagem
para aumentar e ler a crônica
de Fernanda Torres - veja
no que toca Vinícus -
essa junção musical-poético
 é tudo de bom e que queria!

DOIS PARCEIROS MUSICAIS - ENTRE TANTOS OUTROS -
PREDILETOS
E VÍDEOS COM CANÇÕES ENTREMEADO
DO POÉTICO
















  

Nenhum comentário:

Postar um comentário