OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































17 de janeiro de 2013

MITOLOGIA GRECO-ROMANA - REMEMORANDO EM COLEÇÃO, VIAJANDO EM FILME


Há bem pouco tempo assisti ao filme “Os Imortais” – cujo tema é o lendário Perseu, que em meio a Deuses do Olimpo,  é contada sua saga mítica. Fazendo a organização de tantas coisas a serem jogadas fora de casa de minha mama falecida, deparei com a coleção da Editora ABRIL CULTURAL, cujas fotos abaixo é relembrada e na qual o mote era toda mitologia Greco-romana e ali pude rememorar toda essa  forma que aos olhos de hoje parece delírio, mas foi fonte de inspiração de tantas lendas, sagas, e claro mitos, fazendo-os  representantes e símbolos de tudo da condição humana da época.

É interessante achar que se há guerra, há um Deus por trás Marte. Se há beleza, Afrodite é fonte de representação dela. Sopra o vento há Eolo, mar há Netuno. E a curiosa guerra conjugal de Minerva - sim lá mulher do Deus-supremo, com  Zeus a se transformar em  forma humana e gerar semi-deuses como foi o caso do Perseu do filme, como de Hércules, Aquiles, entre tantos outros. O que mais me intriga é saber que era um mundo já adiantado em artes, filosofia, teatro entre comédias e tragédias, entre outras que vieram da Grécia antiga. Então por que acreditavam nessas fábulas em forma de mitos?

 O que faziam acreditar que em cima do cume do monte Olimpo havia Deuses velando a humanidade mortal? E Titãs em guerra. Não importa o fantástico que parece: o simbolismo era reprodutor de uma mitificação das forças da natureza e talvez lendas tenham se transformado em histórias que parecem ficção, mas se tornaram como fossem reais e cada qual representava, muito além de Deuses, em Ninfas, em Centauros, em Medusa e suas cobras em lugar do cabelo transformando em pedra quem a  visse. O meio homem meio touro Minotauro e a fuga de Dédalo e Ícaro voando.

A beleza disso tudo transpassou no tempo de uma civilização grega e troiana como o símbolo do Cavalo de Tróia tão famoso na luta por Helena entre dois mundos, mas que começou a sucumbir a Romana, mas eis que na mitologia se fundiu a romana, criando a partir de então mitologia Greco-romana. Muito tempo se passou para que declinasse esses mitos, principalmente quando o cristianismo se expandiu entre os ditos gentios. Ficou toda essa gama de personagens, Deuses, semi-deuses humanos, monstros, meios besta meio humanos, filigranas de símbolos que se buscavam para a realidade fantasiosa.

Queria poder ter visto como era essa fusão do mítico e do que é concreto.  Uma civilização de culto ao mítico e ao mesmo tempo do mundo real. Hoje o que fazemos é tê-los como símbolos, como Narciso e a soberba vaidosa  do ego, Édipo rei e Jocasta no tabu do incesto, em Prometeu com a águia que comia seu estômago Orfeu e seu amor extraordinário por Eurídice,  entre tantas formas que sobreviveram entre nós. Ou mesmo que não, nos admirar essa forma não frondosa de seres que jamais deixarão de habitar o imaginário ocidental até os tempos de hoje e quiçá pela eternidade.

Adorei o filme e rever a coleção. Mito e civilização, foi naquele tempo algo que trouxe um caldeirão cultural e místico. Que de alguma forma não foi perdido: vale a todos nós como símbolo e gosto de suas aventuras como de Ulisses, de Jasão e os Argonautas, e o Perseu do filme, entre tantas outras. O uso disso tudo de forma poética, de utilização na psicanálise e na cultura em geral. Na juventude adorava as ler, me entreter, e mais que tudo saber... Ainda que pareça uma grande fantasia dos sentidos e conhecimento na atualidade, na realidade que faz ter a antiguidade como parâmetros em sua simbologia dos mitos...

A COLEÇÃO ENCICLOPÉDICA QUE TANTO
ADOREI SOBRE MITOLOGIA GRECO-ROMANA
AGORA SENDO REVISTA...
 

O FILME FANTÁSTICO RECENTE
VISTO EM 3-D, COM O MITO
DE PERSEU, OS DEUSES DO OLIMPO
E OS TITÃS... 





Nenhum comentário:

Postar um comentário