OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































27 de março de 2012

O TEATRO EM MINHA VIDA - NO DIA INTERNACIONAL DO TEATRO





Neste dia se comemora o dia internacional do teatro e não poderia deixar de falar o que ele representou pra mim outrora e que até hoje guardo em mim. Se virem atrás, postei sobre as diversas paixões na vida, e nela não está o teatro. Digamos que teatro, por não ter sido campo da minha imaginação de querer fazer também, não foi paixão, mas contemplação.

E por conta ser do subúrbio tinha dificuldade de quem ir comigo por costume, condição e capacidade de o sentir e entender, sendo mais refinado e intelectualizado, não diria elitizado e por serem na Zona Sul. Digamos que teatro ficou hours-concours. Algo à parte. Mas que fazia parte de meus gostos culturais.

Muito interessante o jogo de cena que concentra num espaço exíguo de palco, fazer imaginar um campo de ação além, quando não se passa numa casa por exemplo. A criatividade de cenógrafos, diretores, roteiristas e diversos profissionais teatrais sempre me fascinaram. E a capacidade dos autores que se voltaram a esse meio de escrever, do qual confesso meu preferido foi Bertold Brecht, apesar de certo engajamento que nem sempre me identificava, porém me instigava. E claro Shakeaspeare pela grandeza muito literária.

E mais ainda o talento de atores em direta encenação ao público. O poder da voz, da atuação, do campo de ação no palco é algo indescritível a não ser quando se vai de novo ver uma peça e seus protagonistas artistas. Teatro é retrato em formato de expressão artística e cultural da condição humana em forma cênica, que nos envolve e emociona e só nos resta ao fim ovacionar tamanha criatividade, de criação ímpar de um mundo a parte e as pessoas enquadradas em suas formas.

Teatro vem de tempos imemoriais que começam na Grécia antiga e que se seguiram pelos tempos afora, como comédia, musical, drama, toda trama e quando em cartaz se faz capaz de um intento de encenar um tanto na compreensão da condição humana de todos nós além das coxias ao abrir as cortinas...

E viva o Teatro!!! Como se dizia do samba: NÃO DEIXE O TEATRO ACABAR!!! O teatro foi feito no mundo, foi feito pra gente sonhar...

Três peças que gostei muito de assistir..

- Esta assisti faz tempo nos anos 80 em cujo elenco tinha Marieta Severo que ficou bem na minha frente no Teatro de Arena em Copacabana...

- Esta assisti num lugar inusitado, no casarão do Parque Lage nas Laranjeiras - RJ - cuja cena mais impactante era Maria Padilha passando sobre uma ponte feita de corda e no final Nelson Dantas fazendo uma analogia a salomão para descobrir a verdadeira mãe dizendo que ia cortar a criança ao meio - lá foi em outro contexto, mas um texto que jamais a ser esquecido desse grande autor Alemão...


- Na minha mais recente ida ao Teatro, rever esse texto de Dostoesvesky que vi há tempos na Rede Globo com Francisco Cuoco e Nívea Maria e aqui em versão teatral, essa mesma que está na figura abaixo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário