OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































29 de janeiro de 2012

A SUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER


A SUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER

Na luta na lida
Ter leveza da vida .
Pra ter leveza para a luta
E a luta por esta leveza.
Se tanto há o que nos seja e se faça densa, tensa...
Drama, trama que trama contra-senso e franzir da testa.
Contesta, abra uma fresta, faça a paz e a festa a voltar em si.
Tanta coisa há e toma forma, que nos reforma
E nos conforma, nos apraz, aprazível.
É tudo o que nos traz leveza a caber..
Faz-nos arrefecer e tecer a “sustentável leveza do ser”.
E de viver!!!




Lembro-me há tempos de ter lido “ A insustentável leveza do ser” de Milan Kundera. A história acontece em Praga e em Zurique, em 1968, e atravessa algumas décadas. Narra os amores e os desamores de quatro pessoas: Tomás, Teresa, Sabina e Franz. É permeada pela invasão russa à Tchecoslováquia e pelo clima de tensão política que pairava em Praga daqueles dias.

A trama, o drama, político-social daquele país, naquele tempo país satélite de Moscou, da Rússia ainda comunista, me impressionou. Leitura marcante desde aquele tempo, ainda que hoje a realidade de lá tanto se mudou após a queda do muro de Berlim.

Fica como fotografia histórica de uma época opressora, de uma máquina que não permitia dissidência, liberdade de expressão e existencial e o que tudo isso influenciava na vida de cada um dos países, do povo e de quem era de camadas mais altas. E na desdita no campo pessoal das ditas pessoas comuns.

Mas o título me chamou atenção: Seria insustentável a leveza de um ser? Sempre quis essa leveza, vejo em tantos como fosse uma maior paz interior e uma ótica de encarar e sentir o mundo e a vida. Ainda que a realidade nos oprima, reprima...

Que a todos nós seja concebida, permitida a sustentável leveza de ser e não cairmos em eterna escabrosa insustentável leveza de ser... e dureza de viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário