OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































8 de março de 2015

EU TIVE UM MAIS DE UM SONHO... COM UMA MULHER DOS SONHOS!




“Eu tive um sonho...” – assim falava o mestre Marthin Luther King sobre igualdade de direitos humanos e raciais. Nesse caso o sonho é pra falar de uma idealização. Porém poderia dizer “eu tive um sonho...” – e neste caso além dessa idealização, seria um desejo que se traz na vida, desde ontem, desde sempre.

Há algum tempo falava da mulher dos sonhos, que entre afeição e atração, amizade amorosa e desejo de paixão, é uma espécie dessa idealização. Só que com o tempo vamos deixando de lado essas fantasias e se for a mulher da vida ou de almas afins já basta. Só que coisa é você aceitar a realidade outra é deixar de sonhar.

Após decepções, vem as frustrações e as relações homem e mulher sõ muito atingidas por isso. Porém ficam guardado em nós essa expectativa. E creio eu pode vir do sonho do acordado dos desejos pros sonhos sonhados. Pelo em mim tem se repetido um sonho periodicamente: uma pessoa doce, alegre, bonita. O que está sendo reprimido se solta nos sonhos e acalenta o sonho da pessoa especial dos sonhos.

Umas 5 vezes esses nítidos estertores sonhadores meneios afetivos como se materializam só que de forma onírica. E ao acordar é como se tivesse vivido de fato. Uma sensação de euforia se faz fugidia ao ver o vazio ao redor. Uma vez, ao fim do casamento tive um e vi que estava numa escala de insatisfação que levava ao fim.

Agora mais uma vez esse moça cheia de vida e de carinhos, reapareceu. Qual seria a razão desta ser lembrada e a maioria não? Outra vez que aconteceu foi da morte de pai e mãe e como estivesse vivos falavam em consolo, o primeiro antes de se ir no dia anterior de seu passamento. De mãe no próprio dia como que antecipando. Haveria nisso tudo algo previsto por Freud em relação aos sonhos. Que tal ver o resumo abaixo dele sobre sonhos...

Segundo Freud (1915), sonhos são fenômenos psíquicos onde realizamos desejos inconscientes. O sonho é o resultado de uma conciliação. Dorme-se e, não obstante, vivencia-se a remoção de um desejo. Satisfaz-se um desejo, porém, ao mesmo tempo, continua-se a dormir. Ambas as realizações são em parte concretizadas e em parte.

Na obra Teoria dos Sonhos, Freud postula que o homem precisa dormir para descansar o corpo e, principalmente, para sonhar: "o sonho é a realização dos desejos reprimidos quando o homem está consciente". Quando o homem dorme, a consciência "desliga-se" parcialmente para que o inconsciente entre em atividade, produzindo o sonho: através do id, os desejos reprimidos são realizados. Para Freud, as causas dos traumas que geram certos comportamentos tidos como anormais estão escondidas no inconsciente das pessoas, onde estão guardados os desejos reprimidos.

A elaboração de um sonho, segundo Freud (1915), ocorre porque “existe algo que não quer conferir paz à mente. Um sonho, pois, é a forma com que a mente reage aos estímulos que a atingem no estado de sono”. Alguns dos estímulos dos quais Freud fala podem ser restos diurnos, sensações fisiológicas. Outros estímulos podem ser os pensamentos ocultos, inconscientes, formados por desejos antigos, recalcados pela censura do Superego.
  
Então se chega a conclusão que essa mulher dos sonhos sonhados é aquela que não apareceu e por isso todo sentimento em forma de desejo teve que se refrear e volta através do campo dos sonhos? Pode ser... A vontade de vivenciar esse sonho antigo é transformado em forma de sonhos que parecem reais. Deve ser isso. Um sonho de amor de adolescente até a maturidade.

Porém pode-se fazer um paralelo transcendental, com viés espírita? Interessante, na trama da novela da TV GLOBO, um personagem chamado Caíque ( Sergio Guizé ) tem alguém em sonho retratado em imagem e ela aparece na figura concreta de laura - Nathalia Dill. Ou seja, aquela dos sonhos era real e como veio de tempos imemoriais do passado era como se comunicasse com ele.

Seria bonito crer que não tendo encontrado quem sonhava na realidade, o faça sonhando? Um dia uma pessoa dizia que a dita “alma gêmea” – ou seria alma afim? – poderia não ter nascido e por isso as que se encontra não entram em concórdia até o fim num amor verdadeiro e duradouro. Fica estranho saindo de uma visão racional como de Freud para uma espiritual da doutrina de Allan Kardec né não? Pode ser as duas conjuntas? Como saber?

O fato é: a mulher em todos os sonhos bem que se parecem, tem o mesmo comportamento, o mesmo comprometimento comigo. Alguém já teve esse tipo de sonho? A mim ele me persegue e ao mesmo tempo que traz um sentimento incomum de euforia, acaba em melancolia ao abrir dos olhos. Não importa num ponto: nos momentos de sonhos se fez de forma até sublime. Uma vez havia até um parque com um jardim extraordinário. Estupendo isso.

Então fica assim: se ela está ou não nesse mundo ou num campo espiritual, ela reaparece aqui e acolá nos sonhos. Faz bem e mal. Como realçasse um sonho antigo de rapaz, cai na mesmice da ausência no cotidiano. Não poderia jamais dizer que é uma aviso que chegará, já chego na meia idade. Com certeza essa mulher dos sonhos em meus sonhos é uma musa, uma ninfa, uma amiga, uma querida, um desejo. Tudo junto e misturado num sonho a sonhar...

E assim foi: de um sonho sonhado ficando com um Q de sonho acordado com essa mulher dos sonhos...


Povoa em mim uma pomba de paz
Que adentra meus sonhos como se em vida estivesse.
Com modos coloridos como diz antiga canção,
Com alegre jeito doce, uma mulher que embala o sono.

Com sorrisos e falas mansas, beijos e abraços,
Faz-se mulher dos sonhos fugazes, mas capazes de dar prazer.
Acordo em meio a cama como pudesse dizer que ela me ama.
Cordial e meiga, entre jardins de éden já esteve, tão nítido era que a senti viva.

Um deslumbre de se sonhar... Imagina de conviver!











Nenhum comentário:

Postar um comentário