OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































18 de janeiro de 2014

UNIVERSIDADE GAMA FILHO - UGF - NÃO DESCREDENCIARAM MEUS ESTUDOS, MEU DIPLOMA


Final de 1979 a notícia: passei num vestibular privado. Era para Economia na UGF – Universidade Gama Filhoe no bairro Piedade no subúrbio da Zona Norte do Rio de Janeiro. A verdade que foi só uma opção dado o malogro do então vestibular para as públicas pela Cesgranrio. E numa carreira que me era um desafio. Só que era moda num país desestruturado cursar ciências econômicas. 

Tinha pela frente 4 anos, olhava o horizonte e achava tão longa a trajetória acadêmica – e de repente já se passaram mais de 30 anos que cursei e terminei em 1983. Tão longe aqueles momentos de estudos por um canudo de diploma, honrei a tradição familiar de ter nível superior. E numa Universidade que brincavam ser grana firme: não era barata, mas era de certa forma sólida e boa na medida do possível. Não foi fácil cursar com afinco e determinação da época.




Hoje sabendo de seu descredenciamento fiquei pasmo e chocado. Logo a que fui bacharel! É inacreditável como podem ter levado ao abismo algo que era respeitado, as mais conceituadas em especial eram Medicina, Engenharia e Direito.

Quanto a minha carreira era um tanto teórica e pouca prática, mas só eu sei as aftas e dores de cabeça que passei pra concluir, fico de certa forma inconformado, mas não acho que desmerece o meu título, afinal na época era bem considerada e gestão bem administrada em nível de sua reitoria. 



Como chegaram a esse ponto de fechar as portas??? Dizem com alto grau de endividamento e má formação dos atuais alunos, torna algo inaceitável saber da ingerência do MEC de fechar seus cursos. Como ficam os alunos dela e da Univercidade, outra que interferiram?

Nela, tantos GQ 1, 2 e 3 – provas complicadas, muitas de Microeconomia e macroeconomia. Trabalhos em grupo complexos como sobre Dívida Externa, na época junto com super inflação problemas maiores de infra estrutura do Brasil semi emergente. 




Pela primeira vez fiz um curso eletivo que passei a adorar sobre Mercado de Capitais ao ponto que quis ser profissional do mercado de ações, a democratização do capital, não fosse aqui o país dos espertos e Naji Nahas fez jogatina o que deveria ser mera especulação. 

Uma pena, tive que sair pra ser simples funcionário público do Estado, mas os ensinamentos ministrados lá jamais esquecerei e sei que sou alguém de formação superior, não importa os descaminhos que não me fizerem realizado de todo.

Quantos créditos cursados, mensalidades pagas com dificuldade. Num primeiro momento tive choque cultural, fiquei dependente em algumas matérias, mas ao mudar pra noite ao fazer estágio, melhorei, amadureci. Passei a passar em tudo. Tinha orgulho de saber manter firme no propósito de colar grau. E assim o foi. Pelas salas, campus, guichês, fui parte integrante dessa Universidade agigantada privada. 



Sentia-me pequeno de principio, sai MAIOR em perspicácia e conhecimento. Nada disso vai ser descredenciado. Levarei as recordações e a herança de ter vencido esse desafio no fio da meada. Não acho que manchou nem micou meu diploma. Apenas fica a pecha de algo que um dia foi bom e sucumbiu bem depois, uma lástima.

Triste ver esse gigante agora adormecido e de portas lacradas. Um lamento só. Que os atuais alunos não sejam discriminados e não fique em vão o que tanto estudaram até aqui.

Quem sabe haja federalização ou algo que possa a reverter o quadro tenebroso do fim, do nunca mais. Da UGF de meu tempo um muito obrigado por ter forjado um tanto a pessoa que sou e serei!

E com vcs Martinho da Vila falando de quem
passou no vestibular  particular pra ter seu canudo diploma de papel!


Nenhum comentário:

Postar um comentário