OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































26 de maio de 2012

MENTALIDADES TACANHAS – RETÓGRADOS E RETARDADOS DIANTE A VIDA E O MUNDO





Mentalidade tacanha é como chamei quem tem as mentes retrógradas ou retardadas, nas idéias e ideais e comportamentais. E se fecham as mudanças dos conceitos, tem preconceitos.

Mentalidade tacanha alcança quem se fecha em distorcidas crenças, os alheios ao progresso, outros porque ficam parados no tempo e no espaço, em descompasso, na atualidade e realidade.

Mentalidade tacanha alcança outros que tem concepção sem noção de onde estão ou como fazem e são. Há quem chame esse tipo de gentinha, mas é uma tamanha forma preconceituosa.

Mentalidade tacanha alcança aqueles que acham que fazem a revolução e na verdade é involução. Como nas ideologias com mofo, ultrapassadas. Teve seu tempo e lugar no passado.

Mentalidade tacanha alcança quem desdenha porque não sabe do moderno, do novo, e não aceita o diferente e faz diferente, e os que têm inveja se fazendo de pequenos, reles mesquinhos.

Mentalidade tacanha se faz e desfaz o que leva ao atraso econômico, social, político e tecnológico pelo fato que cria barreiras ao desenvolvimento de país e pessoas por meios obtusos e obscuros.

Mentalidade tacanha alcança quem não lê, não se atualiza, não busca alternativas, é anti-social ou ao contrário, não tem idéias própria e segue os chavões, a mídia mais ralé ou reles unânime!

Mentalidade tacanha quem faz bullyng, fazem parte de grupos neonazistas, sexistas, machistas, feministas, e os que não sabem ver direito o direito dos outros, em suas escolhas, modos, vida própria qeu a elas apenas cabe.

Mentalidade tacanha alcança os que querem ficar a parte do mundo tecnológico, do mais moderno, do que se deixou pra trás em formas e fórmulas desgastadas que não se usam mais.

Mentalidade tacanha alcança quem é mal-educado, sem postura, quebra o patrimônio de todos como vândalos, os que sujam ruas e bueiros, poluem o meio-ambiente por nada.

Mentalidade tacanha alcança quem se organiza com outros pra atacar, agredir, onde deveria ter civilidade e convivência saudável, como nos esportes, os raciais e meios sociais em especial.

Mentalidade tacanha quem usa meios violentos ou agressivos ou de poder para intimidar, sem enxergar que o faz com que não condiz onde poderia haver cordialidade e comunhão.

Mentalidade tacanha alcança que se infiltra no corpo social e governamental apenas para prejudicar as pessoas e a nação, como fosse um carniceiro, corrupto em que se dane o mundo.

Mentalidade tacanha se faz de tantas e tantas formas e modos, que passaria séculos as listando, por isso arejem as mentalidades, e serem sim rumo ao bem comum, de todos e de si...

MENTALIDADE TACANHA É O RETÓGRADO E ATÉ RETARDADO, DIANTE E DURANTE A VIDA, AS PESSOAS, A SOCIEDADE E AO MUNDO. NO ATRASO, NO AVESSO, NO DESCASO, NO DESTRATO...

IDEALISMO ÀS AVESSAS– E CARREIRAS DETURPADAS SEM ÉTICA EM NOME DISSO - QUE PAÍS É ESSE???




Idealismo às avessas – E carreiras deturpadas sem ética em prol disso - Que país é esse???                          
Significado de Idealismo:
s.m. A procura de um ideal.
Doutrina filosófica que nega a realidade individual das coisas distintas do "eu" e só lhes admite a idéia: o idealismo de Kant.

Há essas duas definições de idealismo, mas vejam só: hoje há diversos seres que ainda tem o idealismo, só que convertido pro “eu”, que se faz “meu”, na busca do ideal distorcido, retorcido, para si... Ao que batizei de idealismo às avessas... Ou idealismo deturpado... Idealismo denegrido... Idealismo distorcido... Confuso? Vejamos alguns casos a seguir...

Em geral querer ser um homem público, ter um cargo público seria servir a pátria e as pessoas e só de forma indireta a si mesmo. Eis que basta ver nos congressos, nas Câmeras de deputados e vereadores, qual o maior objetivo hoje? Todos já sabem que na política que praticamente já não há trigo, só joio. Que faz parte do jogo, os conluios, as mamatas, as negociatas, os desvios de dinheiro público e uso do privado pelo poder público, as trocas de favores, colocar para apaziguados políticos os cargos que deveriam ser de capazes e nepotismo para os seus e arrivismo para si. Cadê o ideal de idealismo? O rato comeu, roeu, a falta de caráter corrompeu.

Antigamente um menino tinha sonho de jogar no clube que dizia ser do coração. Era um ideal clubístico e que o dinheiro era secundário. E hoje? Já chega pensando no time da Europa ou de qualquer parte do mundo estrangeiro para ganhar euros ou dólares, ou no Brasil pra trocar de time como se troca de roupas ao sabor das propostas.

Santa mama mia, que Deus a tenha, ficava indignada de falarem mal dos médicos, mas tadinha da mãezinha, que achava que os médicos ainda fazem parte das antigas, que juravam solenemente o juramento de Hipócrates de os pacientes e a medicina bem servir e assim cumpriam leais profissionais. Hoje há um juramento de hipócritas, a servir a si e as corporações assistenciais. Não há quem não o seja? Claro que não, mas deixou isso de ser exceção para ser constante regra.

E o que dizer do baluarte da justiça que são os juízes? Cada dia mais encontramos os lalaus da vida, os que vendem sentenças, liminares, habeas corpus, etc. Até precatórios desviados ladinamente. Não são todos, ainda bem, mas quem podia imaginar antigamente um ser togado a prover a justiça das leis sendo um contraventor delas? Algo no passado inimaginável.

O idealismo às avessas grassa pelo mundo, respinga nas classes menores, acabou-se o tempo de uma elite sórdida e um povo cordial massacrado na sua boa fé e boa vontade. Cada vez mais encontramos profissionais de obras, ambulantes, mecânicos, entre tantos outros a usarem a tal criada lei de Gerson (desculpa meu craque do passado) do querer levar vantagem em tudo em descaso, sem  ética e sem qualquer sentimento de culpa.

Que o idealismo seja posto em cheque é uma tristeza. Mas que seja restabelecido o idealismo se não de todo impoluto, não esse impuro, que nos leva ao escuro. Que o ideal do ideal vire algo real, realista não coisa de ingênuos idealistas. Ai sim teremos o idealista para servir bem e a todos e não só quem o faz obscuros devassados idealismo às avessas... 





Faz tempo que Francelino Pereira em meio ao ambiente do maniqueísmo maquiavélico político-institucional no Congresso e no Governo perguntou: “Que país é esse?”  - mote depois da canção de manifestação-rock da banda Legião Urbana e de seu líder Renato Russo. Ali estava claro o corromper, o romper, ruptura de ideais, de ideologias.

Quando escrevi idealismo às avessas, muitas dessa águas se passaram, depois da era de deterioração política dos anos 80. Ai vieram os anões do orçamento, o escândalo do mensalão em termos políticos, entre tantos outros.

De graves corporativismos diante médicos sem escrúpulos e sem bem atender pacientes em especial no nível público, mas também com disparates de negligência no privado.Juízes cada vez mais envolvidos em escândalos após o caso assombroso do juiz “Lalau” em São Paulo.

Jogadores que não tão nem ai pros seus times, recebem bem, mas jogam se preparam mal, se descuidam, por conta dos seus descasos com torcedores e seus clubes em todos estados da federação.

 Como a gente sabe de gente que quer dar a volta nas pessoas, bastam fazer reportagens pra ser ver fraudes em postos de gasolinas, Bancos financeiros, no INSS e autarquias e empresas públicas, de anti-profissionais e no campo das famílias deterioradas urbanas chegando ao interior.

 A corrupção de valores e mais ainda financeiras grassa a níveis incríveis , no âmbito policial, no social, no judiciário e mais  ainda no governamental por todo lado até em Prefeituras pequenas, dos estaduais até no âmbito federal.

Agora esse escândalo do tal “Cachoeira”, não bastando estarem no tecido social, agora no publico se esmicuindo. Mais que nunca esses idealismos às avessas fazem de novo perguntar:

- “QUE PAÍS É ESSE?!”







21 de maio de 2012

GERAÇÃO INFINITO ENQUANTO DURE - DO CASO SÉRIO MAIS SÉRIO QUE HÁ




GERAÇÃO INFINITO ENQUANTO DURE
- DO CASO SÉRIO MAIS SÉRIO QUE HÁ

Muitos se acham amando, quando estão só apaixonados.
Muitos se acham amados quando estão só amarrados.
Não são os ficantes atuais, mas não deixa de ser  lances factuais.
Ao que se encantam e empolgam os casais e confundem os canais.
Ao que passa o frisson do inicio, ligam o botão stand bye
até que a união instável em definitivo aperta botão desligar.
E assim é essa geração pós-poema de Vinicius
 e seu soneto da fidelidade:
Do tal infinito enquanto dure, da não continuidade,
por mais que haja um envolvimento intenso inteiro...
De como que amando de verdade como antigamente!
Por mais que seja o maior caso sério que há, que se possa ter.
De ser como na canção de Isolda, daqueles de nunca se esquecer,
Que tantas vezes involuntário sentir perto lá no fundo outra vez...



ABISMO OU APROXIMAÇÃO DE GERAÇÕES





Há hoje uma geração informatizada?
Mas informada?

Hoje há uma geração esperta,
Mas inteligente?

Hoje há uma geração descolada,
Mas bem posicionada?

Hoje há uma geração do gostar dito ficante,
Mas e o saber sentir amar permanente?

Hoje há uma geração usuária,
Mas criativa, de criação?

Há uma geração desbocada
E alguma (bem) educada?

Há uma geração de estar ligada
Mas com sabedoria?

Não deveria interessar o abismo conflito de gerações que gera menosprezo e desprezo.
O tô nem ai pros mais idosos em tempos nada glamorosos ou gloriosos.
De geração em geração devia ter interação, integração, aproximação...
Mas a mídia e os modos de hoje  estão de forma contrária, refratária a isso.
Quantas vezes até companhias não dão vez a quem é antigo na idade da maturidade?
São as idéias de que ser jovem é mais, é demais. Não importa do que é capaz um rapaz.

Geração coca-cola ou bebida alcoólica? Tribal ou atemporal.
Geração alienada ou antenada? Engajada ou alijada.
Não se culpe mais só seus pais, nem os esculpem a semelhança do que já passou.
Mas mude pra melhorar não pra piorar, mantenha só o que for bom. Transforme.
Não se estabeleça no ruim, mas fazendo o melhor que puder ser! Reaja. Impacte-se.
Revolução sem armas e em interseção: o que permanece e o que se prevalece. 


15 de maio de 2012

NUMERÁRIOS GENEALÓGICOS





NUMERÁRIOS GENEALÓGICOS
1 é numero impar, uno. É que certo homem era solitário,
sem ter seu par.
2 é numero par, dual. É que uma mulher ele conheceu,
casou, um casal se formou.
3 é o terceiro que não foi ( é ) demais: é o primogênito que nasceu,
que chegou.                     
4 é o quarto, quarteto familiar se formou: é o caçula que a casa
mais alegrou.
5 é o quinto SER que com eles habita: Deus,, que eles invocam
pelo bem do lar.
6 é o sexto ENTE que traiçoeiro os assola: o BEM vive contra
o MAL a atazanar.
7 é a arte que as crianças pintavam , nas travessuras infantis
tão comuns.
8 é o dia antigo que tudo começou, no oitavo mês ( agosto )
no fim do século XIX (1900 ).
9 é o dia atual que termino essa singela descrição
ao ver um álbum de fotografias ( em 1990 ),
vendo uma antiga família, tronco original de outras nove famílias.
Árvore genealógica de ramificações familiares,
Sendo a do álbum uma antiga família
que se formou ( atentem ) a nove décadas atrás!!!

FAMILIA QUE TE QUERO FAMILIAR –NO DIA INTERNACIONAL DA FAMILIA





FAMILIA QUE TE QUERO FAMILIAR –NO DIA INTERNACIONAL DA FAMILIA

Há certas verdades e certezas que falam por ai, mas só na prática nos damos conta total disso. Tirando nosso tempo de infância, tanto como adolescente, querendo amizades novas, como adultos jovens, querendo companheiros ou casar, que depois de tudo que nos acontece de mal, que vemos que no final das contas, quem contamos e nos ama de verdade? É quem, QUEM???

FAMÍLIA - Em tamanho família.

Sim família, geralmente é que é, não me venham falar dessas desestruturadas, com pais omissos, agressivos ou que abandonam, nem irmãos que se digladiam, falando de família diretamente. Nem da família por tabela, que são avôs, tios, primos, sobrinhos, netos, que são distantes ou distanciados.

A família que se fala aqui é a que se vê, que se fala, que interage, que age e reage, por nossos interesses, necessidades, nossas carências, a cooperar. Ou pelo simples fato de conosco estar, compartilhar, pelo simples fato de querer estar junto, individual ou em conjunto. Tão bom dessas que se unem, reúnem, por uma causa comum, ou de almoço de domingo ou noite de natal.

Às vezes gostamos mais ou menos um ou de outro, mas no final tudo é família, o que fica bem mais claro quando se vê o real significado do termo familiar e de familiarizado, que é o que (re)conhece, confia. Claro que muitas vezes temos quem nos supra de tal forma até tanto, mas no geral, quando a casa cai, são eles, da família, a nossa estrutura do passado, alicerce do presente, alavanca do futuro.

Muitas vezes estão ao nosso alcance, não abandona o barco. Às vezes é no fim da vida que percebemos isso melhor, mas não deveria, isso é algo que deve ser constante desde os primórdios. E seguem com suas sutis ou sólidas formas de união e comunhão. Porque família está  na vida, desde o inicio, no meio e no fim.

É o amor familial afim... Família que te quero familiar!

P.S.

CURIOSIDADE:

O QUE SIGNIFICA FAMILIA??? VEM DE FAMILY EM INGLÊS E É, PARA QUEM NÃO SABE...

'FAMILY' = 
(F)ATHER 
(A)ND 
(M)OTHER 
(I) 
(L)OVE 
( Y)OU

OU SEJA:
Pai e Mãe Eu Amo Vocês.


E COM VCS... "FAMILIA" COM TITÃS!



A MINHA FAMILIA:

FOTOS ANTIGAS DA "FAMILIARADA" - 
JÁ EM COLOR:

EM 1979, NA BODA DE DIAMANTE DO
PATRIACARCA VÔ DONÁRIO E VÓ ZELITA
- com tios, suas esposas, meu pai e mãe, mana e primos, eu no centro...



Da esquerda para direita em pé: Tio Frederico - o Fred, advogado e professor de inglês
 - sua esposa Mary segurando seu filho primo ainda pequeno Fabricio hoje engenheiro, atrás primos irmãos Ary Francisco, Márcia e Cristina, filhas do tio Dr. Ary do lado, a seguir pai Donário, 
Mana Denise,eu Sergio, João ex-marido de minha tia Nina, primo gêmeos Marcio &
Mauricio e entre eles o tio advogado tio Augusto e ao fim tio Dr. médico Clenito.

Da esquerda para direita sentados: Primo Fredinho, hoje engenheiro, filho de tio Fred, 
sentado com a Patricia filha de tio Ary, no colo de VÔ Donário, depois Vó
Zelita, prima Marilena novinha na epoca, hoje advogada, filha de Tio Augusto, 
junto tia Nina, advogada e pintora plástica, tia Lea, funcionária pública,
Marlene, ex esposa de Tio Augusto e afinal mama mia mamicita Dra. Lucia.

Vô Donário, o pai de meu pai, veio novo do sertão da Bahia, lutou sol a
sol em até trabalhos no Cais do Porto e com muita perseverança e determinação
até que se formou em médico e quis formar todos outros filhos, após casar com Vó Zelita,
de lindos olhos azuis e descendente pelo que sabe oriunda de franceses e portugueses nascidos no Brasil. e com ela teve os 8 tios(as) meus. Morou até o fim em Bangu, era uma pessoa forte, patriarca severo das antigas...

                                   

Acima em natal não muito distante, com familia materna - no AP.   do
saudoso tio Dr. Coronel Médico reformado Francisco Carvalho Mattos
- ele com dois T e mama como nós filhos dela com um só, pq será? - ele o primeiro
à esquerda - só falta primo já falecido Carlos Henrique, que
coloco em foto antiga a parte abaixo...


Eu com a doce linda priminha Fernandinha, filha de Tio Materno Francisco
acima descrito,  que como já postei antes
foi colaboradora da genêsis deste BLOG, na foto
acima em natal de 2010 - uma
parceira e tanto!


Eis acima o primo Carlos Henrique ainda novinho na minha
formatura em 1983 - anos depois faleceu em
Itaipuaçu, praia do Rio, e apesar de seus desenganos, deixa
saudades dos tempos que ficava em casa, batiamos
uma bolinha de futebol na calçada e dele, nasceu os primos novinhos
abaixo com a mãe Luciane, ex-esposa do primo acima CH, os
 adoráveis primos-sobrinhos Isabela e Bruno.




A FAMILIA MAIS PRÓXIMA 

 PAIPUDO DR.DONÁRIO FILHO,
MAMACITA DRA. LUCIA 
- A MINHA ORIGEM


Casando em 1956, após se conhecerem
na Faculdade de Medicina


No dia do casamento de mana e filha deles
Denise - tempos depois em 1982




Lembrando acima nesse dia da família, a minha família original básica : eu, mamacita Dra. Lucia, papito Dr. Donário Filho e mana mia Denise- ao redor do bolo em comemoração dos 50 anos de idade dos dois - em 1981. Estávamos chic bem! Hem? rs.

Eles foram meu esteio, meu porto seguro, meu bem-querer pleno, amor e amizade incondicional - saudades eternas de pai & mãe, maninha ficou como a companhe
ira familiar próxima - todos meus tesouros que não troco por nada...

- a não ser acrescentando meu filhoco Eduardo Augusto, sobrinha Renata e sobrinha-neta Paollinha, a mais nova geração recente - quem mais fazer contar com toda certeza do mundo? Não mais que eles, que guardo e carrego comigo aonde for e onde estiver! Naquele passado, hoje e para todo o sempre!


Eu & outros mais próximos


Mana mais nova Adriana Daniele, sobrinha Renatinha,
sua filhota fazendo 1 ano, sobrinha neta Paolla, mana mia Denise
e eu!!!


Papito Donário Filho com Edu pequerrucho...
o Vozinho camarada...


Olha nós na área de serviço da
casa da mama e papi
- com mãezoca Lucia,  Edu filhoco bem novinho, Renata e Paollinha
quase uma baby ainda


Eu e Mana Denise nos 14 anos de meu
filhote Eduardo em 2009.


Eu com filhoco Eduardo & Paolla, 
filha de Renatinha no níver dele em 2009.


Um natal ainda comigo era viva Mama mia, amada
imortal em mim e Renatinha, com a visita deslumbrante
da prima Fernandinha.




Uma visita de Denise, Renata e Paolla
mais recente acima a Sampa, onde
mora mana Dri.



Foto acima a mais recente na Bienal do Livro
do meu filhozão Eduardo Augusto...

Amante fissurado de PC, o convenci a fazer Técnico
de Informática por conta de seu talento
na tela fazendo coisas que parece até
que já estudou programação!

 Assim 
como fosse algo genético,
 como eu fui tanto, quando novo,
 um  gosto incomum por filmes de cinema.

Como ele gosta de se denominar, na Net é
Eduardo Arnon - por conta de seu grande
gosto por Mangás e Animes, made in
Japan - traduzidos no Brasil, do qual
participa de Eventos semestrais...

Abaixo ele num em Piedade - Rio de Janeiro


E a família ( e minha ) de mana Adriana...


Maninha Adriana Daniele e sua irmã Kátia,
com meus sobrinhos já chegando na fase de 
adultos Rennan & Raphael 




Acima Giovanna, filha mais nova da Dri,
em níver mais antigo,  
com os irmãos meus sobrinhos,  aqui mais meninos
 e mais acima
já jovens adultos 

FOTOS EM PRETO & BRANCO PRA RELEMBRAR
ALGUNS QUE SE FORAM HÁ MAIS TEMPO
E REVER A GENTE NO PASSADO MAIS ATRÁS


Na foto acima, a familia de paipai em 1959 e uma rara aparição em foto
do saudoso tio Hermelino, o segundo em pé,
da esquerda para a direita - tímido
mas grande de alma e
talentoso pintor de letras, pianista, mas acima
de tudo um ser humano íntegro, o tio puro
de espírito, que morreu atropelado em sua
bicicleta, pouco antes da Copa de 70 -
saudades eternas meu tio, que Deus
o tenha!!! No colo de papi, o ultimo a direita
está em seu colo mana Denise, nenenzinha ainda - e eu??
No ventre, na barriga da mama mia!!! - haha -
ela a última a direita sentada...

Olha aí turma, ops, família completa, mais recente, acima, 
com papi segundo da esquerda
para a direita sentado. 
Apenas as ausências do Vô Donário pai e do tio Hermelino claro.


Segundo mama, a foto acima seria da família de VÔ Antonio
Carvalho Mattos  e VÓ Maria Pereira da Silva, os maternos, sendo
eles os os dois últimos sentados à direita. Foto segundo parece que tirada
em Portugal. 

Vô Antonio veio ao Brasil na época do ciclo 
da Borracha na Amazônia, foi importante tanto na
selva como na capital Manaus, mas após crise da
borracha nos anos 20, voltou a Portugal, 

Quando fez a corte a jovem Maria, e apesar da relutância da familia, 
veio com ela casado e teve aqui seu filho Francisco - tio Chico. 
Ao voltar lá, teve em Lisboa mama Lucia e voltou com ela bebê,
para ser comerciante de bar e restaurante no Centro
da Cidade e morar em São Cristóvão, bairro tradicional
da Zona norte do Rio, com casas antigas, uma das quais
herdamos em comércio, destarte estarem como 
patrimônio histórico.



Eu e os primos mais da antiga e mais chegados:
Os meninos comigo, Ary Francisco - em cima
comigo de cara cortada - rs - e os
Gêmeos Márcio & Mauricio 
e em baixo as primas Márcia e Cristina,
bem próximas de Denise, mana mia, a do centro.
Faltam ainda na foto pq nasceram mais adiante os primos
Fredinho e Fabricio e a prima Marilene.