OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































20 de junho de 2015

FERNANDO BRANT E LETRISTAS - UMA HOMENAGEM




Anos atrás ao escutar pela primeira vez a canção “Travessia”, pude perceber que além da linda melodia composta pelo Bituca Milton Nascimento, havia uma letra ali com jeito de poesia no “fez-se noite em meu viver”, logo fui saber que era obra prima de um tal Fernand Brant. Ali despertou em mim uma vontade de ser meio ele, fazer a letra.

Como comecei a imaginar melodias pra letras feitas, induzi que queria ser era compositor. Como disse em outra postagem minha, este é alguém que em geral é esquecido ao se ouvir composição de sucesso, imagina um letrista? Porém Brandt era realçado por Milton, atitude bonita e acabou que ele foi reconhecido em boa escala nos sucessos do chamado clube da esquina mineiro.

Hoje faz uma semana que com pesar soube de seu passamento. Ficou no meu pensamento sua influência, que de letra me fez descambar pra poesia e depois prosa. Ficou algo em mim essa admiração. E que continua, escutando os sucessos da dupla mineira, como não notar as letras tão atuais e marcantes? Letrista não pode nem deve ser relegado a segundo plano.

Vendo o filme sobre Luís Gonzaga, dá pra se notar como ele implorou pra Humberto Teixeira fazer as letras de suas composições e só então estourou com a qualidade que não tinha, de versar em letra as ideias musicais que compunha. Parece simples hoje que a música ficou tão descartável como suas letras, mas quando há qualidade, a letra pode sim ter importância e até imponência.

Algum tempo atrás as letras de Caetano, Gil e Chico Buarque quase foram comparadas a poesia e muita gente mais erudita execrou a comparação. Não importa: O seu valor poético em si valoriza mais uma canção de forma inestimável e inquestionável. Hoje em dia se oferta mais letras que poesias diga-se a quem se quer ofertar como homenagem.

Muitos se ofenderão não ser poesia, mas a verdade que no mundo moderno a letra faz parte mais cotidiana das pessoas. Uma não invalida a outra, ainda que às vezes isso incomode e eu lamento a poesia se fazer quase underground. Ela que é considerada tanto em literatura!. Não levemos a ferro e fogo a fazer essa contrafação. Que a poesia e a letra de boa estirpe sejam consideradas em seus espaços e espectros.

Que Fernando Brant e quem mais por ventura ousar fazer da letra um motivo a mais pra ouvir determinada canção, nos fazendo pensar, sentir, alegar, refletir. Curtir o que ela tem de bom e belo.

Fica aqui uma homenagem de importância: ao grande Fernando Brant que nos legou suas concepções, em legado as mais belas composições escritas de nossa MPB. E quem mais letrista o fizer com graça e valor!


Foi se o amigo do clube da esquina Fernando Brant o guardaremos no peito feito sua letra imortalizada na melodia de Milton. Já quis ser letrista poeta como ele só posso hoje o homenagear lembrando de suas obras que ficarão no cancionário nacional




Nenhum comentário:

Postar um comentário