OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































17 de agosto de 2014

A INDIFERENÇA DA PRESENÇA E A INDIFERENÇA QUE FAZ DIFERENÇA


Novelas em geral não são retratos absolutos da vida real. Mas digamos que tem alguns reflexos dela. E aí se pinça aqui e acolá algo pra si e para todos. Ainda mais quando escrita originalmente pelo grande Dias Gomes, ainda que seja num surrealismo fantástico de Saramandaia.

Vamos ao que interessa: um personagem, médico acho que era, é traído na moita pelo canalha da trama, do ator Marcos Pasquim. Ela pede desculpas, quer o perdão, ele o faz em parte. Grande foi a decepção e mágoa, mas pra que alimentar rancor e ressentimentos? Mas voltar ao que era antes da quebra de confiança? Jamé! Ao que ele diz peremptoriamente firme:
- De você eu só tenho indiferença!

Isso que calha, claro. Nada de se entorpecer do raivoso, apenas se distanciar. E ao final ficou com uma personagem bem simples, mas que nutria um sentimento verdadeiro, livre, sincero. E assim terminaram não todos felizes para sempre, mas do jeito que deu, e vida que se sucedeu e a fila que andou!

Em outras ocasiões, é o inverso: como é perverso esse modo, na sem tanta razão para a indiferença, de quem tanto nos amou e por isso nos fez amar. Dois que se conheceram tão íntimos, agora se ignora como um estranho que não se nota, não devota nem ao menos uma atenção de querer bem, de saber, de como está. A indiferença é a não presença até nos pensamentos, quiçá dos sentimentos.



Isso falando amiúde de nós comuns, mas existe a indiferença que faz diferença: a grande indiferença desumana a miséria, a fome, as guerras pelo mundo, a dor existencial das pessoas, a infância perdida de tantos, as drogas que consomem, o desemprego e a necessidade que permeia. Tantos clamam em vão cai no vão do vazio de pessoas e governantes. A indiferença infame.

Muitas vezes a indiferença vem em sequência de uma causa que a faz consequência.

Porém...

Da indiferença amorosa:  é a desatenção que machuca e maltrata!

Na indiferença desumana: a desconsideração que desampara e destrata...





Nenhum comentário:

Postar um comentário