OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































15 de fevereiro de 2014

MITO DO CORAÇÃO QUE PERDURA



O mito que perdura nos séculos até hoje no moderno é do coração. O coração do romantismo e sentimentalismo, e em algumas vezes do que sonha e seduz um ser que sente. Intrigante.

Um dia um entrevistado no programa do  Jô Soares, perguntou quantas vezes o cérebro é citado na Bíblia. Resultado: zero! Coração: Muitas e muitas citações.



Como o coração bate acelerado, se constringe na dor ou no amor, sempre houve essa fantasia que ele por si só pensa, sente, age, reage.  Apenas que é  só um comando das conexões cerebrais.

O coração é só reflexo da cabeça – então saímos do mito do coração que pensa e sente por si só em si mesmo. Sei que contrariarei a visão mítica simbólica do coração que comanda.





Um frio calculista, apenas racional. O coração, sentimental, emocional, ganha vida própria dentro das pessoas de forma irreal, mas como fosse fato, exato. E no cérebro que há conexões dos fluxos emocionais. 

Chegam ao ponto de contrapor nisso, até uma escritora esclarecida como Martha Medeiros escreveu que coração é sentimento em emoção, cabeça fria razão  – como se fossem díspares a mente fria com o coração bom. Coração vira alado, coração que chora, que se magoa, se alegra.



Já pensei que esse tal coração seria a alma, até que vi mensagens dizendo “De coração e alma” – ou seja, não são. Então que coração é esse que sobrevive no inconsciente coletivo?

Coração um músculo que bombeia sangue. Não é esse coração que falam tanto? É sim. Tanto que batem no peito pra dizer que é só lá que está o que queremos, sentimos, sofremos. 


Não quero aqui acabar com essa talvez significância do coração. Dirão que não sou romântico e sentimental como apregoo. Só não consigo entrar na fantasia extrema do coração.

Do tal: você mora no meu coração. Como assim, se é nos nossos pensamentos que a pessoa está, pensem bem. Uns dizem: ele é ruim, não tem coração. Não tem e como sobrevive?


Coração faz parte de um conjunto:  com a mente e a alma. Essa a possível realidade. Não cabe a mim dizer que tem que ser assim. Continuarão sim dizer que um clube é do coração. São amigos de coração.

Que uma pessoa conquistou seu coração, que vive nele, é dono dele. Que o que coração deve ser perguntado se ama e o que se quer, o que fazer. Ele vira onipresente e onipotente.


E que se dá o coração a alguém quando se ama. Ou vira um só coração – como é isso, viram siameses? Um coração único ou um coração que sai de si... 

Há coração, dizem, que guarda amor ou ódio, como fosse emocional, uma parte a parte do ser humano racional. Ele que fala o que fazer de seus sentimentos - e diz como?


O fato: sente? Nele se ressente; de fato o coração acusa: pessoa emocionada o acelera. Entristecida, o constringe, aperta. Muitas vezes de tal forma assim, que dói de fato, algo mais pro psicossomático. O mais disso, é fantasia.

Não quero ser um estraga prazeres: não quero a quebra da alegoria simbólica do ser cordial que é o que vem do coração - que ele deixe de ser poetizado, musicalizado, desenhado, exaltado, aludido, idealizado.


Apenas me preocupo com esse demérito a alma e mente na razão. No que a gente sente e faz é tudo guiado pelo coração? Quem quiser achar que ache. Continuo achando que nem tanto...

Ou não?

Pergunto ao coração?



Algumas canções que mais que nunca fazendo real
esse mítico coração...

A duas primeiras, diga-se, gosto muito!

O Roupa Nova os reis do coração:
- em cada canção indefectível presente o coração!

CORAÇÃO ALADO...


CORAÇÃO BOBO...

AGUENTA CORAÇÃO...


CORAÇÃO PIRATA...






Nenhum comentário:

Postar um comentário