OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































31 de dezembro de 2011

CRENÇAS E CRENDICES


CRENÇAS E CRENDICES

A crença é algo que nasce como uma herança e não é genético em nós. Aprendemos a acreditar em algo, por mais que muitos duvidem sejam céticos. Ou niilistas.

"Deus está morto" ("Gott ist tot" em alemão) frase muito citada do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900). Mas a grande maioria não acha. Aliás, há quem seja ateu ou agnóstico por achar fantástico demais a idéia Divina, mas desde criança contamos com uma força de um Ser maior, é algo cultivado e criou raízes em nós.

E depois veio a crença em Jesus Cristo salvador, que consolidou o Reino dos Céus em nós. Ou seja, a crença na religião, que se nem sempre é um dogma, é uma certeza que cativamos. Enraizamos. Mesmo nos momentos de maior dor ou descrença, essa não cai por terra.

Pra descontrair, lembro da piadinha que diz assim: - Joãozinho... Você acredita em Deus? E ele: - Graças a Deus não! Ora, Deus está em nós é crença acima de qualquer outra descrença que haja.

Muitas vezes a crença vem em forma de doutrina do tipo o espiritismo com sua vida além da morte e retorno em reencarnação. Ou em filosofias com ar de espiritualidade como o budismo. Ou do Islamismo com seu Maomé tão louvado. Quem somos nós a dizer que sim ou não qualquer uma, a desmerecer? Por acaso somos Deuses para saber??? rsrs.

Ao passo que crendice é uma crença advinda do improvável que se faz uma pretensa pseudo crença, que respeito, mas se faz cercada em sérias duvidas. Do tipo: como pode um ser humano comum ter o poder do mau olhado? – pra mim no máximo ficamos influenciados e podemos errar por isso, fica algo psicológico e não alem de um poder de fato que não temos.

Os astros tão longínquos, nós formiguinhas no universo cósmico, sermos por sua influência astrológica – qual a lógica? Ou a tal como fatal Lei da atração: se desejarmos bem ou mal se fizermos o mal, reclamarmos demais da vida, haverá um bom ou mau efeito ioiô, uma lei infalível do retorno – será mesmo???

Crendices em seres fantásticos e sobrenaturais folclóricos, algumas como entidades respaldados por religiões primitivas, como por ex. uma pomba gira no candomblé. Em almas penadas, espíritos acorrentados a vida terrena...

Crendices em costumes e simpatias. Entrar com pé direito, usar roupa branca em réveillon, quantas crendices os seres humanos vão se atrelando. Jogam búzios, cartas do tarô, acreditam no tal “ trago a pessoa amada em três dias” – traz é? Eita crendice desaxebida sô!

Nunca se deve esquecer-se da frase em Hamlet: "Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia."William Shakespeare

Mas eis que...Com certeza a crença nos faz melhor, a crendice se não é tolice, não nos engrandece, não nos serve e faz bem de todo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário