OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































1 de outubro de 2017

32 ANOS DEPOIS IR NO ROCK IN RIO, VER THE WHO DE "TOMMY" - E CLARO GUNS N ROSES!


Na primeira edição do Rock In Rio em 1985 eu fui, desde então não tinha ido a  mais nenhuma. Eis que 32 anos depois a sobrinha generosa Renata Manfredini, que não pode ir por estar embarcada trabalhando no dia que fui, resolveu comprar os ingressos e perguntou em qual dia queria ir. Não pestanejei: ver o THE WHO. A seguir a razão pra tal escolha.



Era o ano de 1979, eu preferia MPB, eis que era lançado “Tommy”, ópera rock de um grupo que vagamente ouvi falar, o acima destacado The Who. Eis que fez uma revolução de gosto:passei a gostar do tipo de rock que se engajavam: o rock progressivo, também chamado Hard Rock e até rock sinfônico.



Vídeo do filme abaixo


Abriram campo pra apreciar também Pink Floyd, Yes, Gênesis, Led Zeppelin, entre outros do estilo. Só que naquele ano o que apreciei foi ver esse filme que gostei bastante das músicas além do filme em si. Do rapaz tartamudo que jogava Pinbal, na época jogo moderno de ocasião.


Cenas com Elton John com "Pinbal Wizard"


O “PInbal Wizard” na voz de Elton John fez grande sucesso. Gostei também da cantoria e atuação de Roger Daltrey no papel do tal rapaz. O som era diferente do que era o rock de seus primórdios. Um som mais elaborado sem perder sua pulsação roqueira.


Vídeos com o filme...




Depois dessa aproximação musical, só recente vi outra utilização de canções do grupo, em “Quadrophonia” sobre uma geração de rapaziada meio entre rebelde e perdida de baixa renda no Reino Unido, na Inglaterra dos anos entre 60 e 70. Interessante filme. Canções marcantes da época até hoje.






Descubro recente que eles foram precursores das bandas de rock pauleiras, Pete Townshend virou história ao quebrar uma guitarra elétrica no palco, ele diz que incialmente foi sem querer num PUB, depois dele várias bandas e em especial Hendrix o fez demais. São um marco e divisor do rock de qualidade e pulsante.



Claro que não posso dizer que aproveitando o dia, além da nacional Titãs que tocaria antes, foi bem legak ver o Guns N Rose. Apesar de dizerem Axl Rose não canta como antes, o ver junto de Slach e outros da banda foi algo pra não esquecer.



Eles fizeram show de 3 horas seguidas! Fiquei espantado com Axl Rose não ficar rouco depois de tanto tempo quase seguido de pauleira pura. Não importa se não como antes em extensão de voz pelos percalços de vida e pela idade, seus fãs vibravam a cada nova performance de seus membros. De certa forma foi o melhor da noite apesar da preferência ao The Who.



Cantaram os sucessos de outrora que marcaram gerações mais recentes, que apesar não fazer parte de forma incisiva, lembrava sim de seus sucessos, alguns gostava bem e sabia bem deles como o mais marcante grupo roqueiro dos anos 80 e 90.



THE WHO AND GUNS N ROSES – 32 anos depois um Rock In Rio que valeu a pena ter ido, usufruído da sonoridade ímpar dos dois grupos ícones de seus tempos, que mais que história passada, voltaram para fazer história recente – 2017 o ano que  fizemos contato imediato de primeiro grau com as bandas consagradas!


The Who 

É uma banda de rock britânica surgida em 1964.

A formação original era composta por Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon. Wikipédia
GêneroRockHard rockPower pop

GUNS N ROSES:



AS FOTOS QUE TIRAMOS 

As pulseiras magnéticas para enterda
 - com o envelope padronizado do RiR

Eu na entrada do RiR

Eduardo filhão em pose na mesma entrada

Selfie em frente do globo logotipo

 Rock in RIO


Meu povo e minha "pova" - Mana Denise, Kátlin amiga de família, eu, Edu e Paolla, sobrinha neta - só faltou sobrinha Renata trabalhando, a minha "mecenas" de ir a esta edição....

Eu e as "meninas"

Acenando em frente a parte de Fast Food 
( praça de alimentação )
 - muito bonita por sinal com reprodução de construções
antigas na modernidade de um Rock In Rio - aliás nos palcos Sunset tocaram de tudo muito - todos sons bem além do rock

O The Who mandando bem e eu registrando...


Depois  foi a vez no Guns N Roses mandar ver pra valer!


OS MEUS VÍDEOS FEITOS NO CELULAR NÃO CONSEGUI REPASSAR PRA NOTEBOOK. ENTÃO FICA AQUI OS TRECHOS DOS SHOWS DE AMBAS BANDAS...

The Who : Portensosa primosora diria da apresentação. 










Tivemos que "suportar" as 3 horas de pauleira do Guns N Roses até o final com "Paradise city". Visceral é a palavra chave da apresentação! 










Nenhum comentário:

Postar um comentário