OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































11 de junho de 2017

NISE DA SILVEIRA EM FILME E O MUSEU DE IMAGENS DA INCONSCIÊNCIA - A HUMANIZAÇÃO E ARTE NO TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO


Há cerca de um ano atrás, assisti em Botafogo sobre uma eminente psiquiatra do passado chamada Nise da Silveira. Foi mostrado o momento que ela parece ter sido libertada de prisão ( não sei a causa ) e retorna seus trabalhos no Centro Psiquiátrico em Engenho de Dentro, local público no tratamento psiquiátrico da esquizofrenia. Ao chegar lá se choca com os tratamentos frios e cruéis da lobotomia ( com cirurgia de retirada de parte do cérebro ) ou os eletrochoques um horror. E rebate os médicos de lá quanto a isso. A gente se ressente só de ver como os médicos psiquiatras o fazem sem qualquer consideração com seres que com certeza nãoi melhoram nada a não ser serem domesticado no estupor.



Resta a ela ir pra desocupada sala de terapia ocupacional. Acha que os ocupando com tarefas e tendo atenção e formas humanizadas de tratamento seria algo de forma mais digna, para escárnio ou irritação de seus pares que repudiam outra forma. Desde sempre quem tem alguma loucura era tratado quase como bicho e ela fez com que eles tivessem sim animais domésticos para se afetuar, mas até nisso uma chocante cena de morte dos cães e gatos levam a mais trauma emocional, parecendo uma represália de outros profissionais do Centro Psiquiátrico, uma barbaridade.




Porém a grande sacada dela é usar a arte, em especial a pintura plástica e algumas esculturas, como forma de expressão para que eles os pacientes se integrassem mais com algo fora do isolamento que sempre foram colocados. Muito se diz que a esquizofrenia e outros desequilibrios mentais fizeram parte de artistas consagrados. E para surpresa geral, alguns mostraram talento artístico a mais, chegando a expor no exterior, E resolvcu ela fazer um museu dito de imagens do inconsciente.





Foi emocionante ver a transformação destes artistas que superavam os limites do seu esturpor e perturbação  mental. Aos que não tem esse dom, ainda assim serem melhor tratados, daí o subtitulo ser "o coração da loucura", a humanização do tratamento mental de forma pioneira, elogiada até por Jung expoente da psiquiatria internacional. Com a sempre certa e correta atuação de Glória Pires, sempre contida e cheia de nuances altruisticas além das técnicas de terapia até então ineficazes até pela gravidade da esquizofrenia.Saí do filme com a certeza da grandeza humanitária dela, ela, Nise, merecia um Nobel da Paz.





Eao final  há um depoimento da verdadeira Nise,uma mulher corajosa no seu tempo. de epquena estatura com grandeza de alma humanitária gratificante.




Ao fim só me restava planejar ir ao museu de seus artistas que transpassaram as amarras esquizofrênicas. como pode ser visto mais adiante abaixo...



Nise - O Coração da Loucura
Nise - O Coração da Loucura (PT/BR)
 Brasil
2016 •  cor •  109 min 
DireçãoRoberto Berliner
RoteiroPatrícia Andrade
Leonardo Rocha
Roberto Berliner
Flávia Castro
Maurício Lissovsky
Chris Alcazar
Maria Camargo
ElencoGlória Pires
Simone Mazzer
Julio Adrião
Cláudio Jaborandy
Fabrício Boliveira
Roney Villela
Flávio Bauraqui
Bernardo Marinho
Roberta Rodrigues
Augusto Madeira
Zé Carlos Machado
Lançamento21 de abril de 2016
Idiomaportuguês

ALGUNS VÍDEOS SOBRE O FILME 







VISITA AO MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE - PARA LER TEXTOS CONTIDOS EM FOTOS CLICA EM CIMA PARA VER DE FORMA AUMENTADA.

ENDEREÇO PARA VISITAÇÃO: R. Ramiro Magalhães, 521 - Engenho de Dentro, Rio de Janeiro - RJ, CEP. 20730-460
Telefone:(21) 3111-7471 

 De segunda a sexta-feira 9 às 16 hs


O centro psiquiátrico em que atuou Nise da Silveira e onde está o museu do Inconsciente. — em Engenho De Dentro, Rio De Janeiro, Brazil




Algum tempo depois de ver filme sobre a vida da psiquiatra Nise da Silveira "O coração da loucura", indo ver as obras dos artistas plásticos apesar de esquizofrênicos, o que não invalida talento, vide o célebre Van Gogh. Diversos artistas foram aparecendo quem era só um interno e ela achou que a melhor terapia era na arte e ocupações e não das estarrecedoras formas como lobotomia e choques elétricos. Vamos lá então!


 
Na entrada do Museu do Inconsciente um painel com um depoimento desabafo da extraordinária Nise da Silveira... — em  Museu De Imagens Do Inconsciente.

Descrição das terapias aos pacientes que Nise da Silveira resolveu implantação implementar! — em  Museu De Imagens Do Inconsciente.

Criado em 1952, por iniciativa de Nise da Silveira aliada ao artista plástico Almir Navignier, descobriu talentos em especial Mário Pedrosa, que fez sucesso além do Centro psiquiátrico e do Museu...— A explicação de Nise da Silveira do ateliê concretizado... — em  Museu De Imagens Do Inconsciente.

 Reunião quando o Museu do Inconsciente era só um projeto.. — em  Museu De Imagens Do Inconsciente.

 Eu ao lado de umas das obras muito considerada...— em  Museu De Imagens Do Inconsciente

Há mais de 360000 mil obras catalogadas, as principais até tombadas pelo IPHAN... — em Museu De Imagens Do Inconsciente.

 Pictóricas obras primas ali expostas, muitos artistas externos fizeram intercâmbio. E expondo até no estrangeiro quem diria! — em  Museu De Imagens Do Inconsciente.


 Há além de quadros, há como estes painéis de gravuras, além de esculturas. Obras do Inconsciente como o nome do Museu. A esquizofrenia limita mas não cerceia a criatividade artística... — em  Museu De Imagens Do Inconsciente.

Na galeria diversas obras. Filhão Eduardo Augusto dando umas vistas das obras... — em  Museu De Imagens Do Inconsciente.



 Obras em cores vivas contrastando com a inquietação sombria do doença mental em especial a esquizofrênica. — em  Museu De Imagens Do Inconsciente,


 Essa obra deixa bem claro a melancolia dos internos esquizofrênicos, mas as cores são vivas pelo autor plástico! — em  Museu De Imagens Do Inconsciente.


Não faltou de ver  mais essas considerações em painel

Ao sair essa triste cena final, internos que dá a dimensão de que muitos ficarão pra sempre ali, só que agora sem o abandono e alienação e destrato como outrora, fruto de Nise da Silveira em herança.

ALGUNS VIDEOS FEITOS POR MIM, DESCONSIDEREM A PRECARIEDADE DELES E SEM A PROFUNDIDADE DE EXPLANAÇÃO MINHA DADA A COMPLEXIDADE DO TEMA. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário