OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































8 de novembro de 2015

DEPRESSÃO: QUALQUER UM PODE VIR A SOFRER E SUPERAR - COMO RICARDO BOECHAT FALOU E DISSE



Na ida-e-volta do trabalho na condução costumo escutar com fone de ouvido no celular rádios FM. Algumas vezes pra ouvir músicas ( em geral MPB ), alguns de entretenimento e divertimento e em alguns casos debates misturado a noticiário.
Foi num desses vais-e-vens que escutei o proeminente jornalista e analista político-social Ricardo Boechat após ausência até então não explicada, confessar que esteve preso numa espiral depressiva e só após tratamento de remédios pode sair da tormenta.
Ele foi transparente de contar e foi desses casos em que o problema se originou de mudanças químicas cerebrais. E uma prova que depressão não é sinônimo de alienação e fraqueza, nem é fruto de fracasso humano.
Logo quem relatava sua luta de sair dessa é alguém de sucesso, realizado, forte e firme em seus propósitos profissionais e pessoais. O caso dele era de quimica cerebral a ser tratado com remédios anti-depressivos. E só.
Há quem precise de terapia, quando é algo que vai além em angústia e apatia de sua psiquê. Há sim outros que se deve buscar alternativas de vida pra superar por conta de algo que mistura depressão com melancolia, a vida bate fundo dentro de nós abatendo. Esse foi meu caso...
Longe de tentar dar explicações e métodos de combate ou cura, não sou especialista, só queria tirar o estigma de fricote desse mal que para muitos é o mal do século. Quando se pensa em câncer diria que nem tanto, mas não importa: é mal e nos faz mal.


Tive circunstancias terríveis de defrontar em 1989 e 2003, porém quando nem tanto o era em 2008, a mais forte me acometeu: aquela em que ficamos reféns de pensamentos negativos e o corpo se prostra na cama e não dá vontade de sair, trabalhar, fazer nada.
Não imaginem que basta dizer: basta! Vou sair dessa. Pode ser mais forte que nós. E assim fiquei nesse redemoinho na alma e id, Minha identidade no mundo se perdia, era apenas alguém que se tolhia a dor, inclusive física na constrição do coração.
E até tonturas. É como fosse um redemoinho em si mesmo. Há quem precise de terapias psicológicas e psiquiátricas. Ou como no caso do jornalista medicamentosa. Se preciso busque ajuda. A minha fiz em mim mesmo um ajuste interno.
Drummond diz em verso que o ano novo cochila em nós. Por coincidência no reveillon de 2008 para 2009 peguei filhote fomos pra praia Recreio dos Bandeirantes bater bola e ver os fogos e prometi a mim mesmo sair dessa. Nada e ninguém vale nosso estupor e dor eterno.
Tive sorte de conseguir por mim mesmo, fazendo de 2009 um ano cheio de surpresas e posturas inclusive voltando a escrever mais e encontrar alguém amorosamente. Alguns dirão que então que é isso, basta querer que é poder- nem sempre digamos.
Há quem precise mais, até se internar para não cometer o mal pior que é o suicídio que acaba perpassando quer queira ou não. Importante reagir e buscar algo que faça sair da redoma que nos refugiamos do mundo do qual ficamos inseguros de voltar e se abandonar, depreciar e até auto flagelar,

Depressão não é frescura, não é fraqueza. Apenas perdemos o plumo e o rumo e devemos buscar o nosso eixo de volta. E voltar a vida plena. Acaso seja sistemático vai combatendo dia a dia. Se for sintomático por um período, não deixar que vire o primeiro, pois podemos prisioneiros ficar.
Uma conhecida amiga de família cabeleireira entrou num surto depressivo e anos a fio lutou contra essa forma regressiva de espírito, Sua família e amigos foram seus esteios concomitantes com tratamentos pra sua digna vivência apesar do mal. Se não sair ao menos controlar.
Só que feito a depressão geográfica, é um buraco que se não der pra contornar como sempre sinto que vou cair o faço e refaço constante,  se entrar, sair, que se suba dele escalando de volta a planície. Seja artífice de sua cura ou sua reintegração a vida ao menos em ação de causa e efeito ao que se faça refeito.


Depressa lute contra a depressão. Não só por familia, emprego, sociedade – mas pra si mesmo vitorioso, voltando a ter prazer até nas pequenas coisas da vida que a depressão faz desgostar. Ame a si mesmo e seja uma aliança pra todo sempre contra ela e o que lhe fizer mal...


E se mire como Ricardo Boechat falou e disse...







Nenhum comentário:

Postar um comentário