OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































20 de novembro de 2014

QUILOMBO - LEMBRANDO O FILME NO DIA DE ZUMBI DOS PALMARES




Neste dia 20 de novembro, dito dia da consciência negra é pelo fato como muitos sabem bem de homenagem ao grande líder quilombola Zumbi dos Palmares, que em matas próximas ao litoral de Alagoas, fez uma Tróia negra e de todas as raças que pra lá afluíram em tempos de colonização com a mancha da escravidão e dos povos desassistidos da periferia, livres mas despossuídos.

E no ano de 1984, Cacá Diegues, cineasta considerado naquelas épocas dos anos 80, fez um épico cinematográfico, em co-produção brasileira-francesa, “Quilombo” – tendo um bom elenco negro como Antonio Pitanga no papel título e tantos outros. Mostrou a saga de forma colorida e positiva, jamais esqueço de ter ido ao cinema e prestigiado a obra.

Uma comunidade fraterna e festiva, que muito combatida, era combativa. Lutou até o fim. Zumbi sucedeu Ganga Zumba feito por Tony Tornado que titubeava na defesa dessa comunidade de fugitivos da injustiça e da violência nos engenhos. Os índios, mestiços e até brancos acabaram atraídos por essa grande utopia que se fazia real, mas caiu depois de muitas batalhas ganhas de defesa.

Até que o bandeirante Domingos Jorge Velho, bem interpretado pela grande Mauricio do Vale fez sucumbir ao final. O filme se valia bem das cores locais, parecia até obra de ficção.  Fazia com ritmo, inclusive do dia a dia daquele refúgio de uma quase terra sem males. Só que não seria fácil resistir pra sempre. 

E pelo filme ele se jogou no despenhadeiro, mas não se entregou. Havia na época o grande temor daqui se repetir o feito do Haiti, que virou uma grande nação negra libertada. Só que a realidade brasileira colonial foi esmagada a mão de ferro, só que os exércitos tiveram grandes perdas na resistência, inclusive com ciladas bem armadas pelos quilombolas. Virou um grande estrategista o herói de sua gente, Zumbi.

Que por incrível que pareça era alguém liberto e acabou sendo líder de seu povo oprimido e massacrado. Aos poucos a sistema escravocrata tinha que ir caindo. Começou com a libertação dos índios pelo Marques de Pombal, quase na época dos anos 1600 da trama, mas os negros tiveram que esperar dois séculos a mais pra quebrar as algemas da barbárie agressora.

Quem quiser ver o filme eu recomendo. Não é um filme histórico propriamente, mas não se pode dizer que é uma alegoria, dado que é baseado em fatos reais. Foi um marco cinematográfico, de atuações inesquecíveis. E mais que mito, fez do herói revoltoso, um vulto nas telas também. E que hoje bem podia passar em homenagem ao grande personagem histórico agora.

Zumbi do Quilombo dos Palmares – primeira consciência de que todos devem ser tratados iguais.

E lá ele fez um povoado que enquanto pode trouxe a igualdade, liberdade, a alegria e a paz.


No dia de Zumbi dos Palmares, lembrando o filme "Quilombo" que retrata a saga desse herói da resistência contra a opressão da escravidão e a injustiça. Deu pena que massacrada depois.

Monumento em homenagem a Zumbi
no Centro da Cidade do Rio de Janeiro







Trilhas sonoras...






Nenhum comentário:

Postar um comentário