OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































16 de março de 2014

PETRÓPOLIS - A SERRANA CIDADE IMPERIAL DO RIO FAZ MAIS UM ANO E VIVE EM MUITAS MEMÓRIAS




O Estado do Rio de Janeiro tem como opção de lazer e turismo não só praias como muito divulgam – mas em especial serra. E cidades e lugares serranos de primeira.

Onde o clima é mais ameno e no inverno chega a ser rigoroso. Tempo atrás descrevi Teresópolis que mama tinha Ap. Só que existem tantas outras que podem ser visitadas e apreciadas. Uma de sempre que vamos é Nova Friburgo. Outra que ainda não fui e parece excelente é Itatiaia. Só que há uma que se não representou tanto como Teresópolis, já muito fomos. E usufruímos. Ela se chama Petrópolis.



Como nome já deixa a entender veio de Pedro – no caso o I - apesar de que o II a levou mais adiante. A casa da monarquia que veio com a corte em 1822 foi no Palácio da Quinta da Boa Vista em São Cristóvão no Rio de janeiro, diga-se de passagem. Porém foi em Petrópolis que se fez o Palácio Imperial que desde sempre tanto visitamos. Desde criança fomos lá, jamais esqueço o dia que mama levou Mariângela que ela queria que no futuro namorássemos, com troca de “mugs” boneco da época em dia dos namorados.


ESTE ACIMA É NA QUINTA DA BOA VISTA...

E O ABAIXO NA CIDADE SERRANA...



Ali já veio o encantamento de colocar as pantufas pra entrar nele e se deslumbrar com mobiliário, coroa e apetrechos de nossa monarquia imperial. Daí que a cidade é bem conhecida como cidade imperial, apesar de não ter sido lá a moradia oficial como disse antes, mas lá que nos verões a família real  ia até pelo clima mais próximo do europeu. Abaixo segue link mostrando toda essa história pelo Wikipédia. Só que bem mais que o dito palácio, há outras coisas que tanto adoramos.






O hotel Quitandinha tão belo e charmoso, a praça no centro. Diversos outros palacetes, fora o palácio de Cristal, que vez ou outra tem recitais e outros eventos. Sempre que podíamos íamos lá. Geralmente pra se entreter, e vejam só até uma casa de veraneio e de verão de Santos Dumont há lá. Tempos depois houve uma razão comercial e pessoal: a venda de roupas na famosa rua Teresa, já revendi por vendedoras e comprávamos a menor custo para uso próprio.











O meu pai lembrou emocionado quase ao falecer, um fato que mostra que temos sim momentos de grande felicidade e eu já nem lembrava: ano de 1988, fomos eu e ex-namorada, que depois tanto decepcionou, mas que naquele momento era firme e forte. Fomos vejam só num feriado que caiu segunda e o Palácio não abriu. Como naquele ano havia a possibilidade da constituinte de 1988 a restaurar a monarquia, com parlamentarismo tipo inglês, entramos em charrete, outra distração costumeira de lá.



E ficamos a brincar de indicar palacetes como sendo nossas futuras moradias como imperador e imperatriz. Ríamos da tolinha imaginação romântica. Foi um dia sim de alegria e prazer incomum. A charrete e cavalos são comuns por lá, em passeios pela cidade, no centro e por suas periferias. As crianças costumam adorar e os casais e famílias ficam a vagar apreciando. Ao término uma praça linda urbanizada e arborizada em estilo bem interior e em torno um clima meio europeu.







Hoje Petrópolis comemora mais um ano. Parabéns cidade e seu povo hospitaleiro, aprazível localidade que sempre fez parte de nossos passeios não só culturais, mas de lazer. Valeu desde sempre!


OS DIZERES DA COMEMORAÇÃO DO ANO PASSADO
DOS 170, VALEM IGUAL PROS 171 ANOS DE FUNDAÇÃO
DE HOJE!


Nós em família - eu, mama, mana Denise
e ainda pimpolha sobrinha Renatinha -
em frente ao Museu Imperial.

DOIS VÍDEOS ABAIXO SOBRE PETRÓPOLIS...





 O link da WIKIPÉDIA para se saber mais
 dessa linda, charmosa e interessante cidade serrana do Rio...

pt.wikipedia.org/wiki/Petrópolis

http://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3polis



Nenhum comentário:

Postar um comentário