com
Dramaturgos
em dramaturgia – eis um escritor que nem sempre é tão lembrado como deveria,
até porque o teatro é reverenciado, mas sem o sucesso das artes mais populares
neste país com parca divulgação e propagação de cultura maior. Como tem seu
público cativo, mais ainda se tratando nos países de primeiro mundo
estrangeiros, eles são uma categoria ímpar.
Não
escrevem livros, mas roteiros teatrais. Só que alguns com tanto talento que
podemos dizer tratar sim de escritos de primeira linha. Alguns dramáticos,
outros trágicos, muitos em humor, outras tantos em musicais. Ou adaptações
literárias ou cinematográficas. Ou de monólogos. Ou teatro de entretenimento.
Ou teatro de vanguarda. Outros de engajamento político ou social. Teatro é um
retrato de significados.
Mas
cada qual dá o seu melhor e muitas ficaram na história. Os mais famosos são
mais marcantes no mundo teatral, nacional
ou estrangeiro. Alguns eu vi,
outros sei de ler e saber. Admiro esses escritores que no palco transformam
realidades, sonhos, risos, em cenas de palco. Alguns vertem prosa lírica nos
personagens que quase declamam. Outras são mais leves, como o de forma boulevard,
nos faz tanto sorrir, distrair.
Todos
sem exceção têm em si, os enredos e tramas, em formato intimista, que o teatro
fomenta, e que mesmo assim uma grandiosidade que forceja.
Dramaturgia
rima com poesia e no fundo é, na rima da fala, no palavreado para o cenário e palco de teatro que representa o mundo em
metáforas ou representações em seus diálogos.
Dramaturgo:
que tal lembrar os mais conhecidos e os mais reconhecidos? Os menos que não
sejam detratados por isso. Os criadores geniais da concepção.
Deles vem a fonte de inspiração que materializa na concretização feita como fosse de um ourives a joia teatral por meio de atores, diretores, cenógrafos e todos profissionais atrás das coxias.
O
exemplo vem de cima da criatividade com imaginação, cerebrais e de alma, no topo do sucesso que passam gerações teatrais...
ALGUNS EMÉRITOS DRAMATURGOS CONSAGRADOS DA ERA MODERNA...
ESTRANGEIROS...
William Shakespeare
Molieri
Arthur Miller
Gore Vidal
Harold Pinter
Tennessee Williams
Bertold Brecht
Dario Fo
Eugène Ionesco
Garcia Lorca
Luigi Pirandello
Maxim Gorki
Samuel BECKETT
Tchecov
Ibsen
Agatha Christie
ALGUNS NACIONAIS...
Gil Vicente
Ariano Suassuna
Augusto Boal
Dias Gomes
Domingos de Oliveira
Gianfrancesco Guarnieri
Oduvaldo Vianna Filho
Paulo Pontes
Plínio Marcos
Nelson Rodrigues
Naum Alves de Souza
Maria Claro Machado
ALGUMAS
OBRAS PRINCIPAIS DE ALGUNS DOS CITADOS AQUI:
INGLATERRA
William SHAKESPEARE :
Hamlet, Romeu & Julieta, MacBeth, A Megera Domada, Rei Lear, A Comédia dos Erros, Sonhos de Uma Noite de Verão, Otelo, Ricardo III, Henrique V, Muito Barulho Por Nada
NORUEGA
Henrik IBSEN – O Inimigo do Povo, Casa de Bonecas
IRLANDA
Samuel BECKETT – Esperando Godot
George BERNARD SHAW – Pigmaleão (My Fair Lady)
ALEMANHA
Bertolt BRECHT – A Vida de Galileu, Mãe Coragem e Seus Filhos
Johann Wolfgang von GOETHE – Fausto
ITÁLIA
Luigi PIRANDELLO – Seis Personagens à Procura de um Autor
Dario Fo – Morte Acidental de Um Anarquista
PORTUGAL
Gil Vicente – O Auto da Barca do Inferno
FRANÇA
Jean-Baptiste MOLIÈRE – O Avarento, Tartufo
Jean Paul SARTRE – Entre Quatro Paredes, Orfeu Negro
RÚSSIA
Anton TCHEKHOV – As 3 Irmãs, Tio Vânia
Maxim GORKY – Pequenos Burgueses
ESTADOS UNIDOS
Tennessee Williams – Um Bonde Chamado Desejo, Doce Pássaro da Juventude
Arthur Miller – Morte de Um Caixeiro Viajante
INGLATERRA
Agatha Christie – A Ratoeira (peça que ficou mais tempo em cartaz na história do teatro), Testemunha de Acusação
ESPANHA
Federico García LORCA – Bodas de Sangue, A Casa de Bernarda Alba
Hamlet, Romeu & Julieta, MacBeth, A Megera Domada, Rei Lear, A Comédia dos Erros, Sonhos de Uma Noite de Verão, Otelo, Ricardo III, Henrique V, Muito Barulho Por Nada
NORUEGA
Henrik IBSEN – O Inimigo do Povo, Casa de Bonecas
IRLANDA
Samuel BECKETT – Esperando Godot
George BERNARD SHAW – Pigmaleão (My Fair Lady)
ALEMANHA
Bertolt BRECHT – A Vida de Galileu, Mãe Coragem e Seus Filhos
Johann Wolfgang von GOETHE – Fausto
ITÁLIA
Luigi PIRANDELLO – Seis Personagens à Procura de um Autor
Dario Fo – Morte Acidental de Um Anarquista
PORTUGAL
Gil Vicente – O Auto da Barca do Inferno
FRANÇA
Jean-Baptiste MOLIÈRE – O Avarento, Tartufo
Jean Paul SARTRE – Entre Quatro Paredes, Orfeu Negro
RÚSSIA
Anton TCHEKHOV – As 3 Irmãs, Tio Vânia
Maxim GORKY – Pequenos Burgueses
ESTADOS UNIDOS
Tennessee Williams – Um Bonde Chamado Desejo, Doce Pássaro da Juventude
Arthur Miller – Morte de Um Caixeiro Viajante
INGLATERRA
Agatha Christie – A Ratoeira (peça que ficou mais tempo em cartaz na história do teatro), Testemunha de Acusação
ESPANHA
Federico García LORCA – Bodas de Sangue, A Casa de Bernarda Alba
ROMÊNIA
Eugène IONESCO – O Rinoceronte, A Cantora Careca
Eugène IONESCO – O Rinoceronte, A Cantora Careca
E NO BRASIL
MARTINS PENA – O Noviço, O Juis de Paz na Roça – 1º Dramaturgo importante no país, fundou a Comédia de Costumes no Brasil
MARTINS PENA – O Noviço, O Juis de Paz na Roça – 1º Dramaturgo importante no país, fundou a Comédia de Costumes no Brasil
NELSON RODRIGUES – Vestido de Noiva, A Falecida, Beijo no Asfalto – O mais revolucionário personagem do teatro brasileiro, abriu as portas à moderna dramaturgia do país
ODUVALDO VIANNA FILHO – Allegro Desbum, Rasga Coração (censurada na época, 1974) – Na TV, criou A Grande Família
GIANFRANCESCO GUARNIERI – Eles Não Usam Black-Tie – marco da dramaturgia brasileira, ao retratar a luta operária e a divisão de classes e os conflitos sociais referentes ao proletariado
DIAS GOMES – O Pagador de Promessas – poucas obras no Brasil foram tão premiadas quanto esta. Traduzida e encenada no mundo todo, em mais de 12 idiomas. A adaptação para o cinema recebeu a Palma de Ouro em Cannes, em 1962.
ARIANO SUASSUNA – A Pedra do Reino, Auto da Compadecida – esta última foi traduzida e representada em 9 idiomas – Defensor militante da Cultura Brasileira
AUGUSTO BOAL – Arena Conta Tiradentes -
Mundialmente premiado diversas vezes, fundou o Teatro do Oprimido, que tem
centros de difusao nos EUA, França e Brasil
MARIA CLARA MACHADO – Pluft, o Fantasminha (marco do teatro infantil) - Fundadora do Teatro Tablado
PLINIO MARCOS – Dois Perdidos Numa Noite Suja, Barrela, Navalha na Carne – suas peças foram traduzidas, publicadas e encenadas em francês, alemão, inglês e espanhol. Recebeu os principais prêmios nacionais em todas as atividades que abraçou em teatro, cinema, televisão e literatura, como ator, diretor, escritor e dramaturgo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário