Um passeio básico que idealizei antes de irmos ao Ceará era ir na chamada praia de Iracema. Para além de conhecer o local e seu monumento, descrever o aqui exposto.
E concretizado neste domingo aprazível dia 19 de julho de 2015 - um domingo que até pede um programinha básico familiar, ainda que não seja propriamente meu e sim do filhão!
Uma estátua imagem moderna de uma personagem dos primórdios do Brasil. No caso literária, a Iracema a virgem dos lábios de mel.
Eu com o livro da história de amor complicada de Martim e a personagem titulo idealizada pelo romantismo do literato José de Alencar. Na praia de Iracema Fortaleza CE.
Vim no avião lendo Iracema relembrando livro dos tempos ditos antigamente ginasianos. Em frente ao pé da estátua em homenagem a índia célebre do romance literário brasileiro de Alencar.
Ela um símbolo literário como Paraguaçu foi real com Caramuru de junção de mistura inter-racial inicial pré colonização brasileira, Aqui num clima bem de romantismo acima do regional.
A descrição tribal é rebuscada pelo autor. Com termos cultos e indígenas em fusão. Uma obra e tanto às vezes não tanto relembrada hoje,
E é destarte cultuada em seu sucesso no imaginário popular - que não ouviu falar,, Quem estudou, tem algum conhecimento sabe dela e até leu seja em escola ou fora dela.,
E o fruto ao final indo embora com pai pelo perecimento dela, já foi dito pelo próprio autor como alusão futura dessa forte raça cearense e outros cantos do Brasil que sai pelo mundo...
Outra obras esculturais de Iracema... Em Mecejana CE
OUTRAS FOTOS DO PASSEIO A PRAIA DE IRACEMA - PASSEIO
JUNTO COM A TIA SIRLEY DO FILHO EDU, SEU PRIMO PAULO NARLEY
E SUA ACOMPANHANTE BELA VALQUIÍRIA....
Nenhum comentário:
Postar um comentário