SER BOM, DO BEM - PESSOAS BOAS NO MUNDO DE HOJE
“Quem sabe se o nosso bom exemplo não levará o irmão em trevas à senda sereníssima da luz?”
“A ternura é o bálsamo interior. Quando a encontramos no frasco de nossa alma, curamo-nos a nós mesmos, antes do bem que façamos a nosso próximo.”
( Luis Goulart – escritor e pensador )
Pessoas boas nos dias de hoje são confundidas como sendo bobas, crédulas, ingênuas. Mas ser bom é uma virtude, só não devendo enveredar no campo do bonzinho que é aquele que já tem pré-disposição ao sim a tudo e todos mesmo sem razão de ser e ter, quando o correto apenas é ter uma postura do bem ao que for certo e conveniente.
Mas a verdade que muitos montam, menosprezam, e até recusam ou rejeitam o bom. Uma forma de ver isso se faz geralmente nos relacionamentos amorosos e familiares, mas nos profissionais que acontecem mais.
Pode parecer incrível, em especial entre homens, ser bom faz uma mulher se admirar, mas não sentir segurança ou se atrair necessariamente, algumas – não todas diga-se - apenas se aproveitam quando se aproximam do bom muito bondoso e não o valoriza tanto como se pensava, uma nova triste realidade. Já me falaram: mulher não gosta de homem bom demais – será???
Já na família o filho bom é super valorizado, mas ai uma inversão pode acontecer: de fazer um despreparado para a vida, que é tão competitiva ou complicada, e que não premia sempre os bons e justos. Há quem no seio familiar acaba aclamando quem sabe burlar, galgar degraus nem sempre pelo lado do bom e do bem. e tendo sucesso já não mais valoriza o bonzinho que fica pra trás.
Já na área profissional o bom mais que nunca fica como um caso a parte. No mundo dos negócios em especial ser bom fica submergido diante do ladino, na verdade o excesso de ser bom que vira pecado quando deveria ser virtude, já que muita maldade embutida em negócios que se fazem escusos, o jeito é o bom aprender não a aderir, mas se adequar a esse mundo pérfido ou calculista e objetivo.
Ser bom quase remete para a muitos a como fosse ser santo o que não é verdade. Ser bom é ser do bem, porém até onde se deve ser dessa forma? Podemos ser bom e ao mesmo saber ser contraditório contrário quanto isso quando necessário? É uma questão de sobrevivência. Ser bom apenas não basta, não pode, não se deve. Mas ter a bondade na essência nos enleva, destaca, a não ser só diferente, mas diferenciado. E isso faz a diferença pra melhor. Ser bom num mundo de tantos maus que vão levando vantagem em tudo, dignifica, apenas não significa ser reconhecido. E até sofrer mais um dia, diga-se de passagem.
Mas ser bom é questão de ser e pronto, de resto apesar estar de olho aberto e saber reagir. Não ser mau, se não deixaria de ser bom, apenas buscar o bom tom. Mas ser bom faz com certeza dormimos com nossa consciência mais tranqüila que não fazemos o mal a nada e ninguém. O bom é a personalização do bem e com certeza é desse que Deus aprecia e dará o seu retorno por sua bondade a além da ruindade que campeia por ai... Jesus deu exemplo por sua bondade maior, não seremos como Ele nessa grandeza de ser, mas com certeza ser bom faz bem a nós, mais que a quem quer que seja...
Uma canção
que fala de bondade
- por quem é bom
do bem