OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































8 de março de 2016

ELA SÓ QUER É PODER - FAZER O QUE GOSTA, TER PAZ, PODEROSA MULHER - NO DIA INTERNACIONAL DELA


SÓ QUER É PODER -
 FAZER O QUE GOSTA

Ela só quer é poder...
Ela só quer é poder...
Fazer o que gosta, pouco importa,
Que lhe fechem a porta, do que dela falam ou fazem

Ela só quer é poder...
Ela só quer é poder...
Ir contra idéia retrograda,
Só avançada, de vanguarda.

Ela só quer é poder,
Ela só que é poder,
Tirar retrocesso, fazer sucesso.
Ter acesso, ir ao progresso.

Ela só que é poder...
Ela só que é poder...
Ser bem amada e amar bem,
Só vale se fizer bem, ser seu bem.

Ela só que é poder...
Fazer a festa, abrir a fresta.
Da janela, arejar do quarto em clausura.
Acabar com muita frescura.

Ela só que é poder..  TER PAZ!
E está podendo ser PODEROSA MULHER!







FRIDA KAHLO EM EXPOSIÇÃO - ARTISTA MULHER A FRENTE DE SEU TEMPO





Fui na exposição de Frida Kahlo no Centro Cultural da Caixa Econômico no centro do Rio de Janeiro. Quis ver as peculariedades artísticas desta mulher mexicana, com sangue alemão e mestiço de indios e espanhóis e que oriunda da familiar casa azul, que virou museu com nome dela, foi aos poucos se transformando celébre e que neste dia internacional da mulher venho homenagear, até por que vi inloco sua arte nascida ao que parece da dor e  que se fez da decisão de purgar em forma artística. Anos 40 em diante.

Como assim¿ Além da poliomelite que teve em infância, um desastre gravíssimo, a perfurou com barra de ferro quando voltava junto de noivo na época do ocorrido. Presa a uma cama, sua mãe a pôs a pintar. Ela começou então o que iria seu metier maior. Ainda teve grangrena e perdeu uma perna! “E a sensação nunca mais me deixou, de que meu corpo carrega em si todas as chagas do mundo.”. Não se entregou porém ali como se pode com sua vida agitada e badalada. E a arte que não se fez de nada óbice...

 Arte que se expandiu ao conhecer o muralista Diego Rivera, que a fez mais conhecida internacional  e que foi casada duas vezes, ao que parece entre tapas e beijos, traições e ligações. Entre homens e mulheres, sendo ela bissexual só que mais amou o seu amado Rivera de forma intensa e às vezes intempestuosa. Em mais de uma vez abortou de filhos dele e isso trouxe uma grande frustração. Ao que ela disse: “Pintar completou minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas que teriam preenchido minha vida pavorosa”.

 Na exposição há pinturas que retratavam a maternidade que não lhe foi possível. E que foi  uma grande simpatizante do comunismo, algo comum no inicio do século XX, ainda mais com envolvimento íntimo com o revolucioário russo Leon Trostki, tema aliás de um filme que vi no passado. Porém não acho sua arte vinculada a esse esquerdismo de moda. Foi sim mais nacionalista do México, que retratava suas raízes com cores coloridas folcóricas.

Foi designada de surrealista, até por influência dessa escola na época e pelas fotos podemos ver nítido essa influência. Só que o que mais notamos eu e filhão Eduardo Augusto, foi ver que adorava um auto retrato. Declarou: “Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”. Há diversos na exposição. O chamado pra exposição que foi tão precursora que foi a pioneira de selfies, tamanha compulsão por se auto retratar, só que de forma de pintura plástica.

Não estou aqui fazendo qualquer análise pictória de sua obra, de sua arte, nem fazendo um apanhado histórico da vida dela. Quem quiser que pesquise na internet ou em livros. Ou quem sabe veja o filme baseado na vida dela e seu companheiro Rivera. Quem sabe o veja breve. É só um registro de uma ótima percepção que tive ao vê-la na referida exposição. Tendo visto de Di Cavalcante, mas perdido de Pablo Picasso, não queria jamais ter perdido essa chance de ver quem só ouvia falar.

Uma mulher a frente de seu tempo, ousada apesar de suas limitações físicas de doenças e acidentes, criou sua fama com seu talento e sua vida conturbada e rica de nuances existenciais. Mulher marcante, gostem ou não dela, não se negue sua arte, que apesar de não ser a mais badalada dos críticos, é sim exuberante, atuante, pioneira num tempo que mulher era bem mais submissa ou subemergente. Vanguardista na luta de  direitos pessoais e artísticos, como mulher e como artista.

Pena que parece que sucumbiu ao fim num possível suicidio as duas dores físicas e de alma e não de doença que se fez oficialmente, dando a entender na frase  “Espero a partida com alegria...e espero nunca mais voltar...Frida.”. Ela que foi tão forte ao enfrentar e se defrontar com dificuldades tantas. Era humana porém por mais fosse a frente de seu tempo. E agora destarte diante de nós sua nobre arte, que é o que mais importa. Vale a visita antes que se vá. Assistam, nos enriquece a nossa memória cultural plástica.

Neste dia internacional da mulherum exemplar excepcional do gênero: 

FRIDA KHALO em letras garrafais!

Algumas fotos da ida ao CCCEF - Certamente o acervo dela é maior que aquele exposto e não registrei toda obra que lá está no Centro Cultural...



Exposição arte de Frida Kahlo no Centro Cultural da Caixa econômica Federal centro RJ. Bom poder ver essa célebre artista mexicana junto com filhão Edu. só não sei onde estavam as nacionalistas mexicanas. Teriam ficado na casa azul de sua família que virou museu Frida Khalo na Cidade do México, cuja foto está abaixo...



 Eis que contemplamos a arte de Frida Kahlo em auto retrato com ar naturalista rodeada dos macaquinhos


Olha Frida Kahlo em pleno processo criativo de um de seus auto retratos pintado ao lado do seu amado Rivera. Foto histórica e dá pra notar que ela se auto define plasticamente com sua imaginação criativa.


E olha eu aí em frente do produto artístico concretizado da foto anterior. Colocando os óculos só pra dar um verniz intelectual como fosse um entendedor das artes plásticas! rs


Edu diante de mais um auto retrato da Frida Kahlo - por isso tanto falam que ela foi uma espécie de pioneira do selfie só que forma artística! rs


Achei esse quadro pintura o mais surrealista de Frida Kahlo da exposição



Esse o segundo mais surreal. Mais contido em suas  tonalidades mas bem pictórico


E outras  obras que me pareceram de vertente surrealistas






Sempre explicitou a imagem das mulheres em sua arte



Compensou a falta da maternidade em obras como estas de mãe e  filhos

Algumas obras que vão além de quadros, meio esculturais...



Registros em fotos dela, de seu cotidiano social, na arte e de seu casamento.





E uma mostra inusitada de roupas que usava, claramente de
inspiração mexicana com certo ar espanhol castelhano...




Um vídeo vida e obra de Frida....