OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































11 de janeiro de 2016

PALAVRAS E PALAVRAS ÁS AVESSAS DETURPADAS




DETURPADAS

Palavras às avessas deturpadas - muitas vezes certas palavras vão tendo novos significados. Daqueles de sua origem vocabular. Mas tem que deturpar tanto alguns? Alguns fogem da lógica, mas se generalizam de certa forma em modismos, regionalismo, outras simplesmente são distorções mesmo. E tento entender porém  sem vir compreender.De onde tiraram essas pérolas estragadas que desenriquecem a língua portuguesa dita culta. Parecem curtas de idéias e entendimentos. Há tempos Nelson Rodrigues disse que a unanimidade é burra – parece exagero de escritor, mas nos casos aqui é fato.

Amante quer dizer aquela que ama. Pode ser sua esposa, sua noiva, sua namorada. Eis que passou a designar aleatoriamente alguém que se tem um caso extraconjugal ou de namoro firme com compromisso – mesmo que esteja envolvido apenas sexo pelo sexo carnal. Então como pode ser amante? Generalizando até quem é até profissional do sexo com no caso, uma garota de programa pode ser dita amante? Não, não é aquela que por acaso um marido ou esposa se vê envolvida com outra pessoa. Não. Apenas há desejo carnal em . Não importa se é pecado, o que é pecado é se dizer amante que não ama nada e sim movido por instintos sexuais atávicos e de luxúria. Esse outro é amásio, concubinato, caso, cacho, o nome que quiser, mas amante???

Fazer amor quando se faz ou tem uma simples fissura por sexo que não envolve sentimento. Como pode ser deturpado o amor num anelo até promíscuo ou no minimo só sensual sexual. E aí as hienas de plantão riem dos sentimentais que querem a conjução entre desejo de querer e o desejo de amar – a se entrelaçar.

Gozo sempre foi algo ligado a usufruir. Porque o que é ejaculação ou orgasmo é outra coisa. Vai falar com um médico que tem dificuldades de gozar. Claro que não usará esse termo ridículo. “Gozei 1 mês de férias” – ai de forma jocosa s edebocha comopode  tanto prazer em tanto tempo.Mas a verdade que se deteriorou o que nada tem a haver com a coisa fisiológica e sexual.

Impotente pode ser quem se vê fraco diante do que não pode mudar na vida, no viver. Mas eis que se um homem se dizer impotente que vêm a mente? Total dificuldade erétil do Pênis não é mesmo? Mas nada haver. Isso é disfunção erétil. Impotência causa essa transgressão de sentido.

Ficar sempre foi permanecer. Continuar sem terminar. Como pode virar algo fortuito? Quero de novo o direito de dizer quero ficar com alguém e nem por isso a fazer descartável, prazer de um dia só. Ficar é ficar, que achem outra forma de

Irado é e sempre será algo ruim, da cólera, da raiva, da fúria. Vem da ira, um dos ditos pecados originais da bíblia. Como de repente vira algo legal, bacana, bom? A mim será sempre algo que denota e não

Índio é um termo dado ao habitante encontrado na América, por ter sido imagianado de primeira estar indo a Índia por Cristovão Colombo. Eis que de uns tempos pra cá,num racismo infame, virou alguém, intratável, deseducado,selvagem, mesmo que no lugar não haja índio sequer!

 Rapariga em Portugal sempre foi moça. Como assim no nordeste se vira prostituta, mulher da vida?
 

7 de janeiro de 2016

QUEM NÃO LÊ - E A QUEM LÊ, AO LEITOR, UM PARABÉNS NO SEU DIA NACIONAL


E também...

Quem não lê...
Mal escreve se expressa já dizia um professor de português.

Quem não lê...
Mal entende o que se passa no mundo e ao seu redor.

Quem não lê...
Mal conversa o que versa e leva ao inverso do nexo, traz complexo.

Quem não lê...
Mal estuda, não se capacita para além das limitações de analfabeto funcional.

Quem não lê...
Mal percebe além das aparências de seu ser, todo ser e não ser, sem querer.

Que não lê...
Mal saber e conhecer tem no agora e sempre.

Quem não lê...
Mal progride, se limita ao se fazer limitado, bitolado.

Quem não lê...
Mal compreende e é enganado pelos espertos ladinos.

Quem não lê...
Mal mentaliza para além da mentalidade tacanha retrograda.

Quem não lê...
Mal coopta apreende, fica a mercê da ignorância ignara.

Quem não lê...
Mal conjuga, fica aquém na conjuntura, na cultura.

Quem não lê...
Mal interage, e interpreta os significados significantes, atrofia o intelecto.

Quem mal lê...
Mal posiciona no sistema, no jogo do poder governamental e posicionar social conjuntural.

No dia do leitor aqui se fala só do anti leitor? Digamos: quem é leitor é ao contrário do que diz Monteiro Lobato e o verso crônica acima,  MUDE PRA "QUEM LÊ" E TIRE O "MAL" DE CADA ESTROFE E SE TERÁ A VISÃO DO LEITOR PLENO. Viva pois o leitor, que alça a mente, abraça o intelecto, areja a alma, aumenta o saber e abrange o perceber!