OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































31 de dezembro de 2015

ENTRE SIM OU NÃO - DECISÃO!



ENTRE O SIM E O NÃO

É difícil dizer não? 
Quantos nãos têm a sensação que deveriam caberiam ser sim?
Quantos nãos vêm e não deixam o sim ser e é o que se deve, é afim?

É difícil dizer sim?
Quantos sins têm a propensão a te deixarem  bem se não insistisse no não?
Quantos sins vêm em inversão só porque não sabe dizer não e fica mal assim?

Entre o sim e o não,
têm que ver e saber entre a convicção e a intuição
No campo da atitude da escolha em ação, a decisão
que o sim e o não te expõe e se propõe.

O importante é ter todos sins que nos satisfazem
É imperativo é ver todos nãos que nos contrafazem.
Diga sim ao que quer e não ao que nem quer saber...
Mas com certeza categórica do sim ou não MESMO!



"Entre o sim e o não" - Simone


26 de dezembro de 2015

SOMOS FRUTOS DE CIRCUNSTÂNCIAS E ESCOLHAS - ANO A ANO ATÉ O FIM


Somos frutos de escolhas e circunstâncias.
Não de destinos mal fadados ou abençoados pré-estabelecidos.
Não há sorte grande em geral, mas brilharecos de sorte.
Uma aqui e acolá, algumas maiores ou menores, mas há.

Para pra pensar no que passou e tem, obtém
E tem quem tanto quer esse mínimo que seja.
Não devemos é sentir a morte em vida pelas lidas.
Em idas e vindas na vida constantes.

A sobrevida consciente, nem mal dizer a sina
Isso assassina a paz do que é capaz e do que lhe serve,
do que a tanto custo conseguiu, obteve.
Sempre há motivo pra bem dizer algo...

Do que conquistou um dia ou preserva ate hoje.
Nada cai do céu, nem vem ao léu.
Não seja incréu que assim já desacredita na saída.
E seja como for, não é por que tinha que ser – é porque foi e só.

Coisas da vida, das seqüências e conseqüências dela
que nos acometem ao nascer e crescer.
Deus nos dá o traçado: o projeto nós construímos, contribuímos.
Com nossas próprias mãos fazemos e nossas pernas seguimos!

Entre circunstâncias e escolhas que se sobrepõem no dia a dia
 até enfim o dia de nosso fim!







10 de dezembro de 2015

DE 5 EM 5 ANOS MINHA HISTÓRIA EM RESUMO - ATÉ 55 ANOS E ALÉM - ANIVERSÁRIOS DE VIDA EM MÚLTIPLOS DE 5


Cada 5 anos parece que valem por 1 - ter o viço de 25 anos,


 com o vigor da maturidade inserida nos 50 - pleno como 


sempre, maravilhoso como nunca – 


ao se fazer idade ser como motor 5.0 -


 e Victor Hugo falou que 50 é o jardim de infância da terceira idade - 


se assim  for... 


 Somos criancinhas redescobrindo novas facetas do mundo


 que nos rodeia do  ponto que estamos e estabelecemos - 


quase metade do ainda viver e crescer 


dentro de si - se Deus quiser.


Um sopro de vida além do bolo com o 5 e o zero!



Parabéns pois...


pra mim na data de hoje:


Meu aniversário!

·


Dos 5 aos 5.5 anos – múltiplos quinquenais, idades pontuais.

Diversos ideais, gênios, jeitos e histórias, mas era a mesma pessoa.

Com 5 era só um menininho, acho que só devia no pai e na mãe espelhar, num olhar ainda inocente, pingo de gente a se esbaldar. Menino retraído e ao mesmo tempo leve, ainda com vó materna Maria Pereira em São Cristóvão, a gente a sair dos cafundós do Murundu pra Estrada do Realengo em Padre Miguel . Era tempo lúdico, não havia ainda a escola, só brincadeirinha de criança e a esperança da mãe Lucia de bem cuidar. O menino homem que ela tanto queria havia sido gerado, agora gerido ao novo ser a ser criado. Bem criado – no sentido dos bons valores em meio ao mundo iniquo. Era tempo de brincar e ver TV. E naqueles idos boa parte em P & B e quem se importava. Não existia games, tinha que ser criativo e as brincadeiras de rua de criança ajudava e dentro de casa a imaginar modos de se entreter.

Com 1.5 havia o adolescer que se achegava. Alguns confundiam o arredio com timidez e era mais inibição ao inóspito desumano. Diante do que depois se chamaria bulyng.  Até que se soltava com coleguinhas de rua nos bate bolas do futebol na calçada da Estrada do Realengo em Padre Miguel. A jogar totó e futebol de botão. E no futebol de verdade se esbaldar com o Zico em começo de carreira a fazer golaço no Maracanã – como torcia pelo Mengo naqueles tempos, com meu pai era cheio de graça da euforia! A ouvir os sons das paradas com os coleguinhas de rua. Fugi do colégio agressivo aos 14, repeti ano aos 15 mas me enquadrei num meio mais afeito ao centro de Bangu. Nessa fase a gente começa a se definir como pessoa humana e alí começou o rapaz que sonhava com a namorada amiga enquanto a rapaziada de lá queria eram os bailes suburbanos do Bangu clube e do cassino Bangu e eu começando adorar era MPB. E cinema e teatro de qualidade, não era elite mas gostava do mais apurado e não do massificado. Sou o que sou e sempre seria não diferente – mas diferenciado, e muito obrigado viu?

Com 2.5 chegando fui deixando de lado a juventude de arrabalde e já era bacharel em economia da Universidade Gama Filho que hoje é só lembrança fechada. E que se fazia fomento na ramificação pelas ações da Bolsa de valores do Rio de Janeiro a pleno vapor nos idos anos 80 ainda que em meio a maior crise brasileira entre planos cruzados que não deu certo, qual futuro a essa geração era dado? Saindo da ditadura, estive no “Diretas já” na Av. Presidente Vargas na Candelária em meio a multidão. E por esses tempos incertos a primeira ilusão amorosa: alguém surgia, me aprazia de relacionamento estável e achava que era pra sempre, quando eterno era só o momento.  Era época de conhecer mais a fundo a poesia e a crônica, primeiros escritos pra desabafar. Ao fim a quebra da corrente entre o profissional e pessoal a primeira crise existencial e só a família que me valia – pai Donário e mãe Lucia doutores de ouro, já canta Djavan, é ouro de mina. Fora a mana Denise. Os colegas de rua não são amigos, se foram já Av. Santa Cruz. Tinha a mim mesmo isso sim pra dar a volta por cima...

Com 3.5 acontecendo, a contenda de um bom embate se fez em combate, achava que vivia nova era. Solidificando estruturando em vida. Já na estabilidade ainda que simples de funcionário público do Estado, já estava casado em humilde, mas digna residência, as ações serviram ao menos pra casa própria. E logo a seguir a responsabilidade maior: o filho que chegava Eduardo, que se achega. Eu que renegava no passado ter paternidade, nas dificuldades e dissabores do mundo e do país, tinha que me acertar nesse novo ser que era nossa guarda. Confesso que cantava tolices líricas ao filho. Levava e trazia pra creche, pros avós. Pai de primeira viagem meio que me comportei como paternidade presente, sendo do marujo a capitão do navio chamado lar. Em conjunto com alguém que apoiei e acolhi, a mãe de meu filho numa escolha que se hoje parece equivocada, foi a que fiz e de certo modo aconteceu e virou manchete de mim mesmo. Não sei dizer se foi um segundo amor, mas com certeza criava uma estabilidade emocional. E um sentido de responsabilidade como nunca antes em minha vida, aquele menino e rapaz meio que assustado de outrora se fazia homem em pleno poder de decisões em meio a desafios.

Eis que os 4.5 adveio e veio cheio de desconfortos. A separação de corpos e almas. O divórcio. Tudo de novo de novo – estava só comigo mesmo. Como prosseguir e voltar a ser o cara solitário ainda que esteja na multidão. Só me restava a mais o filho que precisava dar um futuro. E assim tomei as rédeas dele e ser um dono de casa, eu cuidando mais de mim mesmo. E pra não entrar na crise existencial dos 40, o jeito foi mais escrever. Pena que as letras que um dia fiz com melodias deixei de lado, mas as crônicas e poemas que lá na juventude apenas alinhavava, agora se desenhava em contornos definitivos. Espécie de catarse. E o trabalho em ferramenta de ser criativo ainda que na rotina burocrática de . Lembro que uma canção escutada nos 2.5 ecoava nos 4.5: Legião Urbana – olho no espelho e não tenho mais o tempo que passou. Sim, não tinha mais, com algum a frente a passar. E tudo que passei está no que fui e no que sou. E que tal voltar a tentar encontrar alguém especial? Nas redes sociais e nos meios sociais. A internet entrou de sola nesta fase. Não é bengala, mas forma de extrapolar e interelacioanar com gente de tanto lugares diferentes e distantes, ao ponto de aproximar morando distante. Ou a quem estava próxima mas desconhecia. Entre encontros e desencontros vai se levando a vida.

Ano passado 5.5 cravou. Crise dos 50 haveria? Uma vitória: entre trancos e barrancos, fazer filho acabar segundo grau de informática e agora ingressar na faculdade. Olha só, fazendo o destino do rebento, um tento a favor, gol de placa. E o gosto por ter criado o Blog que repasso tudo isso que aqui descrevo. Não sendo escritor, mas alguém que escreve, é forma de me expressar, de contar minha história, minhas opiniões, repassar sentimentos e sentidos do meu mundo e do que passa no fundo da essência do meu ser. A vida segue aparente rotineira. Voltou o gosto por ver filmes junto do filhão através de downloads de internet. Quanto ao amoroso, algo moroso, após mais algumas digressões. Melhor seguir por si mesmo quem sabe. Já não tenho meus pais, ó que falta eles fazem, os únicos que amaram de verdade, ainda que paizão sem perfeição como humanos que foi e mama mia virou a amada imortal no céu que a acolheu. E Mana Denise virou meio que mãe a saber e acontecer, irmão tem que ser assim unidos ainda que haja discórdia em meio a concórdias.

E agora? Os anteriores 5 a 5 se foram. Hoje faço 5.6, mas chegarão os 6.5, 7.5, 8.5 se Deus e o destino assim o permitir. Quem sabe possam continuar a ser dignos. Alguns dizem ser a melhor idade, alguns detratam ser a terceira idade só mais desconfortável fisicamente perto do fim. Mário Quintana já dizia que a melhor idade é o agora que você vive. Não importa: a porta está aberta, a vida que segue, prossegue, não descarto o que passou, foi experiência, é lembrança, herança que trago em mim para até o último suspiro. Não sei se serei esquecido por completo ainda que repassando tudo isso que aqui registro nos anais de minha história pregressa. Não regressa mais nada, não tenho como mudar os erros do passado, mea culpa, nem tem como ficar atrelado aos acertos numa vida certinha mas enfadonha. Quem sabe ainda possa editar um livro ainda que não tenha sucesso. Registar musicalmente o que era letra se fazendo de poesia. Continuar a fazer observações no dia a dia cotidiano pelo PC ou pessoalmente. Somos frutos de nosso tempo. Volta de novo a ecoar a canção que diante do espelho não temos mais o tempo que passou, mas o que dele ficou e do que se fará nos seus dias restantes que está diante de meu ( e do seu ) nariz caro leitor que teve paciência de saber desse ser comum sem fama, com restrita grana, mas que se vale da rica sapiência da experiência...

Etários cronológicos estágios de vida.  Etapas em resumo, em suprassumo.

A se espelhar na imagem com idêntica imagem e identidade. Em cada idade.

OUTROS

Minha história - com Chico Buarque de Holanda


8 de dezembro de 2015

O DIA QUE JOHN LENNON MORREU - UM TIRO NO PACIFISMO




Há Exatos 35 anos, Rui, um dono de padaria nos deu carona pra Gama Filho, onde mana Denise cursava Direito junto dele e eu Economia, fomos juntos. Ele sempre com rádio ligado, escutamos a notícia: John Lennon morreu – em New York: LENNON is dead.

Achou que era por overdose como boa parte de integrantes de bandas de rock sucumbiram. Uma instantânea injustiça involuntária. Logo se soube: um suposto “fã” Mark Chapman ceifou sua vida com um tiro a queima roupa na entrado do prédio que morava.


Depois dizem que o assassino confesso achava que ele avacalhou com Deus, Até certa vez disse mais em polêmica que blasfêmia que os Beatles que ele fazia parte eram mais famosos que Jesus Cristo. Realmente algo exagerado, mas não a ponto de ser executado como hoje faz o Estado Islâmico.

Na época talvez deslumbrado como o sucesso mundial estrelar não mediu suas palavras. Não creio que quisera afrontar o cristianismo, nem se endeusar. Foi um jogo de cana de quem se espera isso mesmo: transgressão rebelde do rock”n roll.



Houveram teorias da conspiração, já que era mal visto nos EUA, onde morava, só que naquela ocasião que mal podia ser um cidadão cujas letras falavam de paz e amor, lema recorrente naquele época, em geral? Que ele seria de esquerda e a CIA o perseguiu e usou o tal para executá-lo.

Não sei ao certo, mas não acho a ver. Naquele tempo ele estava bem introspectivo, vivendo profundo seu casamento com Yoko Ono e cuidando de seu filho . E suas cançõess tinham muito o tema do pacifismo: “imagine”, “Give chance of peace”, entre outras.


Esse o grande paradoxo parece: em fase pacifista, leva um tiro algo tão bélico! Porém isso é comum aos homens que afrontam com palavras amenas um mundo duro e inflexível em certas horas. Jesus pregava amor e fé e foi crucificado, Ghandi a conciliação da nação ìndia foi esfaqueado.

Não os estou comparando com ele, apenas é uma demonstração que não bastam palavras e ações individuais para que o mundo cão de violências e agressões se curve a paz. Alguns dizem que  o amor que move o mundo: idealismo claro! As armas do poder bem mais. E dinheiro claro.



Ele se foi e deixou esse legado de paz. Quando os radicais extremistas do EL fizeram o atentado em Paris em sexta feira 13 de novembro, um pianista veio a público tocar “Imagine”. Tão bom seria né, que canções como essa tivessem o poder de acalmar os irados e os tiranos.

Não importa: ele passou pela Terra em paradigma e fez sua parte, jogou sua semente em letras e pronunciamentos. E demonstrações explicitas de amor em família. E um desejo enorme que o mundo em acordo e concórdia seja capaz de acordar em paz. Nisso ela está vivo pra se mirar, admirar!

A estupidez calou pra sempre canções que seriam compostas a nos embalar...

E a voz de um porta voz arauto do pacifismo sangrado em insanidade e desumanidade!