OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































27 de julho de 2014

UM BOM DIA AOS MÉDICOS PEDIATRAS - IN MEMORIUM PRA MAMA LUCIA



A todos médicos pediatras que cuidaram de meu filho Eduardo quando menininho, de Paolla sobrinha-neta e outras crianças mil de nosso país varonil...

A todos profissionais que fazem da infância a sua lida profissional diária pela saúde de nossos pimpolhos. Quem já passou por essa aflição sabe o quanto eles com abnegação em esmero são importantes nessa hora. 

E a mama Lucia IN MEMORIUM que foi pediatra no Hospital Estadual Albert Schweitzer no Rio de Janeiro - ginecologista só em consultório particular - vai em lembrança... 

Um bom dia do PEDIATRA.

MARIA QUITÉRIA - HEROÍNA PELO FUTURO DE INDEPENDÊNCIA, PELO IMPERADOR


Maria Quitéria – um nome nem sempre lembrado, celebrado
A não ser pelos baianos nos dias de 2 de julho de cada ano tão amado.

Alguns a proclamam Joana D’Arc dos trópicos por sua bravura em guerra.
Quando por uma causa de ideal libertária contra a arbitrária Coroa com garra.

Apenas que a única mártir em martírio foi Joana Angélica sóror do Convento da Lapa,
A nossa heroína foi sim líder participante atuante, ela luso-brasileira em sua cepa.

Ela apenas pegou em armas, se vestiu de homem sendo mulher
Com o nome de guerra Medeiros, mostrou bravura indômita de ser.

Ela se fez soldado no seio militar em defesa bem mais que do seu torrão natal:
de uma pátria que ainda estava sendo consolidada independente como tal.

Contra as forças portuguesas desde que a sua cidade de Cachoeiras
foi então no limiar do fim colonial deveras ameaçada, atacada...

E depois criado o exército libertador pela Bahia e pelos que queriam ser Imperador.
O príncipe-regente D. Pedro  aclamado Regente perpétuo em Cachoeiras.

Esteve nas trincheiras ainda que descoberto depois sua condição feminina viva.
Entre tantas batalhas pelo batalhão dos voluntários os Periquitos foi ativa...

Fez-se cadete na boa causa na revolta armada entre tantos combates
Da Ilha da Maré, Conceição, Itapoã e da Pituba, entre tantos embates.

Ao final com seu uniforme azul, seu capacete com penacho
Foi aclamada em Salvador no tal dia que só os soteropolitanos hoje a lembram eu acho.

Um dia casou, teve filho, mas ao fim da vida esses atos foram marcantes de sua história
Quando a dita escória da Coroa Portuguesa  se rebelaram em sagacidade e ferocidade

Maria Quitéria de Jesus – nascida em 27 de julho de 1792 até seu derradeiro fim:
Foi uma mulher baiana brasileira na frente de seu tempo e seu lugar na sociedade. Bem assim.




25 de julho de 2014

NO DIA DO ESCRITOR A HOMENAGEM AOS QUE SE FORAM FICANDO: JOÃO UBALDO DE OLIVEIRA, RUBEM ALVES E ARIANO SUASSUNA




Neste dia 25/07 é dia do escritor e justo neste dia, recente foram ceifados do mundo literário e cultural deste plano de vida, três monstros sagrados, consagrados: os libertários literários João Ubaldo de Oliveira, Rubem Alves e Ariano Suassuna nessa ordem. Ficamos mais pobres de intelectualidade misturada com humanidade. Por conta que os três também eram figuras ímpares como seres humanos e divulgadores da boa escrita e seus meios de propagando idéias e ideais.


De João Ubaldo de Oliveira, um baiano da ilha de Itaparica, universalista em seus escritos,  seja como cronista, contista ou como romancista, pela primeira vez me aproximei de seus escritos através de “Sargento Getúlio” que tinha ares como diz a crítica de Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, ao estar em livraria fiquei curioso, comprei e li com gosto no seu jeito de ver profundo o homem brasileiro. Tempos depois virou filme com Lima Duarte no papel principal, e ele ajudou como roteirista. Os livros expressivos extraordinários  “Viva o povo brasileiro” e “O sorriso do lagarto” o fizeram notável mais ainda ao ponto de chegar como imortal na Academia Brasileira de Letras. Teve muita mais, porém foram esses que destacaram para mim.








Confesso que o mineiro Rubem Alves era o menos próximo do que já li e sei a mais. Vejo que era acima de tudo educador. Porém é relevante sua obra literária, mais voltada a temas religiosos em forma de teologia, existenciais e claro dentro de sua seara área educacional. E ainda por cima em livros infantis. Suas frases pelo que andei lendo são um alto ego que cabe a muitos de nós, é quando o pensamento próprio vai além de si.










Ariano Suassuna, o nascido paraibano radicado em terras pernambucanas, foi de todos aqui homenageados, o mais marcante pra mim: desde sempre o jeito meio cordel meio fábula de “Auto da Compadecida” me fez sempre sorrir com as agruras de Chicó com o seu “só sei que foi assim” em suas histórias fabulosas e o frágil mas esperto amarelo João Grilo precisando no além da morte, da condescendência de Nossa Senhora no tribunal  celeste destarte o maligno que o queriam punir além de outros que se forma na trama: o cangaceiro, o padeiro e sua esposa, o Bispo e o Padre local, todos ditos pecadores, eles eram um “quê” do popular homem do interior nordestino que luta na adversidade e não perde a graça. Li a obra em forma literária, a vi teatral, pois ele era também dramaturgo de mão cheia ( como foi na peça " O santo e a porca" ), e em forma de livro que li e reli, e em seriado e filme de sucesso.


Só que a primeira vez que me chamou atenção por Ariano foi com “A pedra do Reino’ num tema que ele tanto gostava: o sertanejo caboclo do nordeste, em meio ao misticismo de ditos profetas populares, feito o Antonio Conselheiro, este seu baseado em outro personagem que existiu de fato no sertão nordestino. Sempre foi alguém ligado ao popular regional que se faz universal. Esteve a frente de projetos como o Movimento Armorial, que levava a cultura popular regional de forma mais erudita e levada em projetos culturais. E foi além de tudo um ensaísta e seus pensamentos humanistas são freqüentemente divulgados.


Não importa que agora eles não estão nesta vida, se foram: suas obras ficaram vivas em legado, e a lembrança de homens cultos sim, escritores maiores, mas acima de tudo sábios, serenos e de fina estampa da grandeza humana....


20 de julho de 2014

COPA DO MUNDO BRASIL 2014 - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES FINAIS - DO FIASCO BRASILEIRO AO TITULO ALEMÃO



#tevecopadomundosim – apesar de tão propagada ameaça que não haveria, eis que ela foi um sucesso, destarte problemas ocasionais de comunicação pela internet ouvi falar, no mais foi uma Copa recheada de gols em maior quantidade, jogos com boa qualidade e emocionantes. foi com consagração confraternização de torcidas e povos, jogadores que confirmaram sua categoria como Robben da Holanda, revelações como James Rodriguez da Colômbia que terminou artilheiro da Copa e a equipe de bons valores individuais e coletivo com categoria da Alemanha campeã. E a primeira Copa com chip na bola validando gol como foi no jogo França X Honduras - histórico isso.













A nota triste foi Neymar não ter se consagrado por entrada violenta de colombiano e o Fred que não aconteceu em campo como artilheiro, e o fiasco da goleada acachapante de 7 X 1 pra Alemanha na semifinal do nosso Brasil, mas convenhamos: não era certo ficarem dizendo que a Copa tava comprada, que era barbada por ser em casa. Começamos com um gol contra, como fosse uma prévia do nosso final. Levou o título a que desde o começo dizia ser líquido e certo ser a favorita.

 A Alemanha. E que tendo uniforme nº 2 rubro-negro foi carinhosamente tartada pela galera flamenguista de Flalemanha, com direito a jogadores alemães tirando fotos com a camisa do Mengão para tristeza da torcida contra arco-íris. E o símbolo tatu-bola Fuleco está em via de extinção tanto dizem: não o esqueçam após a derrota da Copa que não seja na vida animal de nossa fauna nas matas que nosso bichinho mal sobrevive.





O grande problema dizem do Brasil foi o esquema tático. Como pode um time fazer ligação direta zaga para ataque ou então depender da criatividade do Neymar apenas ou lempejos de Oscar que não se impuseram de verdade nos fazendo temer. Agora para mim a convocação já foi equivocada. Tirando a zaga com Thiago Silva e David Luiz ( este foi o único ainda colocado de fora do fracasso, com bons jogos e humanidade no trato com adversários, torcida e imprensa ), e Neymar que podia ter confirmado ser craque da Copa e não o conseguiu,

Contesto a maioria que Felipão chamou como se seleção fosse um time comum e não é – seleção é pra ser os melhores, não o que ele achava bom. Quando precisamos de um zagueiro pra substituir Thiago Silva, Dante se mostrou claudicante atarantado no jogo da perplexidade dos 7 a 1. Todos diziam que Miranda era o zagueiro da hora. Fernandinho nunca entendi ser jogador além de clube, enquanto isso no Cruzeiro esbanjam categoria Thiago Ribeiro e Ricardo Goulart, além do preterido Lucas do PSG. Onde jô poderia ser opção de ataque? E por aí vai. Chegamos adiante num jogo dramático nos pênaltis contra o Chile, em que Júlio César despontou em brilhareco defendendo dois. Foi a trave que nos classificou adiante porém.



Passamos pela Colômbia depois no limite pra depois sermos massacrados pela equipe certinha da Alemanha, que se prepara desde 2006 quando perdeu a Copa em casa ficando em terceiro. A forma que foi aquele jogo que trouxe estranhamento de choque com 5 gols já nos 30 primeiros minutos de jogo. Time parado facilitou aliado a boa técnica aliada a preparo físico alemão. Estes esbanjaram além de tudo simpatia, com sua reverência ao futebol brasileiro, ao povo daqui, ao Flamengo, a todos em volta, aos índios Patachós quase os cultuaram. Seria uma pena perder o título pra Argentina, com sua torcida antipática arrogante noa zombando em pleno Brasil e ganhando aqui e acolá com jogadas e gols individuais de Messi e veio nos pênaltis contra a forte Holanda que não entendi veio apagada e recuada contra os portenhos.




Ao final veio então Brasil encarar mais uma derrota 3 a 0 aos holandeses, levando amargo quarto lugar, nada demais de uma seleção holandesa que veio bem e surpreenderam na primeira fase dando goleada na então campeã Espanha por 5 a 1, e que parece sentiu sendo eliminada na primeira fase, ao lado de seleções consagradas. E uma surpresa foi reservada na Copa: a Costa Rica no grupo da morte deixou na primeira fase a Inglaterra de e a portentosa Itália de Piro. Só foi ser eliminada nos pênaltis pra Holanda. Digamos os costa-riquenhos ganharam a Copa na moral que obtiveram. Enquanto que o Uruguai só se notablizou pela mordidona de Suarez em jogador Italiano que lhe valeram uma suspensão loga e o Uruguai perdeu sua maior esperança de gols como o Brasil quando perdeu |Neymar, quando foram pra outra fase.E vale lembrar as desconhecidas Argélia que pagou caro na prorrogação o prosseguimento da Alemanha e quem diria o Irã que quase derrotou os mui  hermanos argentinos.



A final empolgante mostrou uma Argentina bem postada, colocada em campo, com contra-ataques que quase a levaram ao título. Aos poucos cansaram e a categoria Alemã prevaleceu e com gol do então reserva Gotz, matando no peito e tirando do goleiro, deu o título a quem apostei favorita desde o início. Jamais esqueceremos dessa seleção que chegou vejam só desfalcada de um de seus principais jogadores Marco Reus, mas mostraram ao mundo novos astros com Podski quase se fazendo brasileiro, vestindo o manto do mengo, indo a praia, distribuindo sorrisos. Na final a dança dos Pataxós em volta da taça conquistada, deixaram legados locais como o centro de treinamento na Cabrália,Bahia onde ficaram hospedados em treinamento planejado diga-se já antes da Copa do Mundo 2014.





No século XXI os novos gênios da Seleção Alemã de Futebol são Mesut Özil, um dos melhores jogadores do Mundo e muito criativo e habilidoso: Marco Reus , um jogador muito conhecido por sua versatilidade, habilidade, velocidade e técnica não pode vir por cintusão; Mario Götze, um dos jogadores mais criativos, habilidoso e genial dessa nova geração do futebol mundial; Thomas Müller, artilheiro da Copa do Mundo FIFA de 2010 e eleito a revelação do ano de 2010; Lukas Podolski eleito Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo de 2006, Podolski é conhecido por seu forte chute com a perna esquerda, e pela sua grande técnica; e Bastian Schweinsteiger no combate e armação no meio-campo. Atualmente a Nationalmannschaft é treinada por Joachim Löw.

Valeu Alemanha – ou licença dizer Flalemanha, vesti a camisa o nome Germany, mas fui além, foi de vontade própria e sei que meu pai que tanto admira a Alemanha, ele ficaria muito contente com essa conquista. E repito aqui: não foi a vitória dos nazistas como ficam dizendo. A Alemanha hoje é um país de progresso, economia em integração no Mercado Comum Europeu. E grande cultura e educação, que se mostrou digna ao tratar bem os brasileiros, até lamentando a goleada sofrida por nós. São profissionais e patriotas, fizeram sua parte, nós os acolhemos e acabou reconhecemos ser justo o título.












Ao Brasil só resta fazer planejamento como eles, escolher os melhores na próxima vez na Copa da Russia. A daqui, a copa das copas, a a copa do mundo do Brasil já era, não vencemos pela segunda vez como em 1950 e dessa vez nem na final se chegou, nem o fantasma Uruguai que saiu pela boa seleção colombiana por dois a zero. Foi um fracasso? Não, foram coisas do futebol. Mostramos ao mundo que podíamos sim fazer uma copa, pena que manchada pela corrupção na feitura e reconstrução os estádios.

O nosso Maracanã foi repaginado modernizado. A abertura do Brasil contra a Croácia no Itaquerão, até a gran finale da Alemanha X Argentina, jogos e jogos na maioria bons alguns de suspender o fôlego , seleções que surpreenderam e outras decepcionaram. O Brasil não ganhou no campo, mas ganhou por ter sido o centro das atenções. Não foi o Governo ruim que temos aí que alavancou isso, nem a FIFA tão mal falada mas firme em suas posições – foram todos que fizeram do espetáculo da Copa do Mundo Fifa 2014 a Copa do Mundo do Brasil, uma Copa de futebol de não mais esquecer....




Algumas fotos pessoais na final do terceiro lugar Brasil X Holanda...
- com o tozinho Mashiro com camisa 8 da seleção, em casa de Sobrinha Renata e mana Denise na Ilha do Governador, Rio de Janeiro






E em casa na finalíssima Alemanha X Argentina...









Em vídeo o gol do título...



Classificação e jogos

Grupo APJVEDGPGC
Brasil7321072
México7321041
Croácia3310266
Camarões0300319
RODADA 1
Quinta 12/06 - 17h00 Arena de São Paulo
BRA
x 1
CRO
Sexta 13/06 - 13h00 Arena das Dunas
MEX
x 0
CMR
  • Anterior
  • Próximo
Grupo BPJVEDGPGC
Holanda93300103
Chile6320153
Espanha3310247
Austrália0300339
RODADA 1
Sexta 13/06 - 16h00 Arena Fonte Nova
ESP
x 5
HOL
Sexta 13/06 - 19h00 Arena Pantanal
CHI
x 1
AUS
  • Anterior
  • Próximo
Grupo CPJVEDGPGC
Colômbia9330092
Grécia4311124
Costa do Marfim3310245
Japão1301226
RODADA 1
Sábado 14/06 - 13h00 Mineirão
COL
x 0
GRC
Sábado 14/06 - 22h00 Arena Pernambuco
CMF
x 1
JPN
  • Anterior
  • Próximo
Grupo DPJVEDGPGC
Costa Rica7321041
Uruguai6320144
Itália3310223
Inglaterra1301224
RODADA 1
Sábado 14/06 - 16h00 Castelão
URU
x 3
CRC
Sábado 14/06 - 19h00 Arena da Amazônia
ING
x 2
ITA
  • Anterior
  • Próximo
Grupo EPJVEDGPGC
França7321082
Suíça6320176
Equador4311133
Honduras0300318
RODADA 1
Domingo 15/06 - 13h00 Nacional
SUI
x 1
EQU
Domingo 15/06 - 16h00 Beira-Rio
FRA
x 0
HON
  • Anterior
  • Próximo
Grupo FPJVEDGPGC
Argentina9330063
Nigéria4311133
Bósnia Herzegóvina3310244
Irã1301214
RODADA 1
Domingo 15/06 - 19h00 Maracanã
ARG
x 1
BOS
Segunda 16/06 - 16h00 Arena da Baixada
IRA
x 0
NIG
  • Anterior
  • Próximo
Grupo GPJVEDGPGC
Alemanha7321072
Estados Unidos4311144
Portugal4311147
Gana1301246
RODADA 1
Segunda 16/06 - 13h00 Arena Fonte Nova
GER
x 0
PTG
Segunda 16/06 - 19h00 Arena das Dunas
GAN
x 2
EUA
  • Anterior
  • Próximo
Grupo HPJVEDGPGC
Bélgica9330041
Argélia4311165
Rússia2302123
Coreia do Sul1301236
RODADA 1
Terça 17/06 - 13h00 Mineirão
BEL
x 1
ALG
Terça 17/06 - 19h00 Arena Pantanal
RUS
x 1
KOR
  • Anterior
  • Próximo

Oitavas-de-final

  • Sábado
    28/06 - 13h00
    Mineirão
    BRA1(3) x (2)1CHI
    pênaltis
  • Sábado 28/06 - 17h00
    Maracanã
    COL2x0URU
  • Domingo 29/06 - 13h00
    Castelão
    HOL2x1MEX
  • Domingo 29/06 - 17h00
    Arena Pernambuco
    CRC1(5) x (3)1GRC
    pênaltis
  • Segunda 30/06 - 13h00
    Nacional
    FRA2x0NIG
  • Segunda 30/06 - 17h00
    Beira-Rio
    GER2x1ALG
  • Terça 01/07 - 13h00
    Arena de São Paulo
    ARG1x0SUI
  • Terça 01/07 - 17h00
    Arena Fonte Nova
    BEL2x1EUA

Quartas-de-final

  • Sexta 04/07 - 13h00
    Maracanã
    FRA0x1GER
  • Sexta 04/07 - 17h00
    Castelão
    BRA2x1COL
  • Sábado 05/07 - 13h00
    Nacional
    ARG1x0BEL
  • Sábado 05/07 - 17h00
    Arena Fonte Nova
    HOL0(4) x (3)0CRC
    pênaltis

Semifinal

  • Terça 08/07 - 17h00
    Mineirão
    BRA1x7GER
  • Quarta 09/07 - 17h00
    Arena de São Paulo
    HOL0(2) x (4)0ARG
    pênaltis

Terceiro-Lugar

  • Sábado 12/07 - 17h00
    Nacional
    BRA0x3HOL

Final

  • Domingo 13/07 - 16h00
    Maracanã
    GER1x0ARG